VLOGUES

Qual é o melhor kit para criar conteúdos?

Um bom equipamento de câmara é fundamental para se destacar como criador online. Descubra o que os nossos artistas Crew Create utilizam e como este os ajuda a tornar o seu conteúdo único.
Canon Camera
Se é um influenciador reconhecido ou está simplesmente a dedicar mais tempo às suas publicações nas redes sociais, provavelmente já não usa apenas o seu smartphone. Escolher um equipamento fotográfico que acompanhe a sua criatividade é crucial. Elevar a qualidade do seu conteúdo através de um kit excelente é uma forma fantástica de se destacar e, uma vez que as plataformas online estão repletas de criadores de todo o tipo, ter visibilidade nunca foi tão importante.

A campanha Crew Create da Canon reuniu quatro artistas online inovadores, todos usam o kit da Canon, para trabalhar em colaboração e inspirar outros a impulsionarem a sua criatividade. Aqui, revelamos o equipamento para gravação de vlogues e fotografia que cada artista usa, o motivo pelo qual o adoram e como este os ajuda a tornar o seu trabalho tão distinto.

Em movimento com a EOS M50 Mark II

Uma imagem de autorretrato de uma mulher com uma camisola cor-de-rosa e cabelo azul no ecrã tátil da Canon EOS M50 Mark II.

"Preciso que a minha câmara seja intuitiva e fácil de utilizar, mas que me permita aprender sobre a mesma e descobrir novos truques", afirma Nifè, que utiliza a Canon EOS M50 Mark II e adora o ecrã tátil de ângulo variável.

Muitas vezes a fotografar sem tripé ou a gravar vlogues em movimento, a Nifè precisa de algo suficientemente leve que seja adequado tanto para o interior como para o exterior. O seu conteúdo tem de se manter atualizado e único. Para se sobrepor a um smartphone, o seu equipamento tem de oferecer uma qualidade elevada e um excelente controlo criativo.

"Estou a usar a Canon EOS M50 Mark II. É leve e confortável. Posso levá-la no saco", afirma Nifè. "A qualidade está a tornar-se cada vez mais importante. Todos adoram os vídeos orgânicos dos telemóveis, mas combinar a qualidade do movimento com vídeos de qualidade atrai a atenção das pessoas."

"Se eu quiser imagens nítidas de qualidade superior, uso a minha câmara. Depois, tenho a opção de experimentar diferentes objetivas para alterar o aspeto. Se eu quiser um fundo desfocado, por exemplo, posso usar uma objetiva específica. Se eu quiser mais pessoas na fotografia, digamos que estou a gravar um vlogue, então uma objetiva mais ampla é perfeita."
Mulher de tranças azuis e camisola cor-de-rosa segura numa câmara Canon pelo tripé.

Nifè

Bailarina Afrobeat e vlogger em Londres.

Perfil social: 1,5 milhões de seguidores no TikTok @itsjustnifee
Kit favorito:
Canon EOS M50 Mark II
Punho de tripé Canon HG-100TBR
Canon EF-M 11-22mm f/4-5.6 IS STM
Canon EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM
Enquanto o sensor de 24,1 megapixels da sua câmara proporciona resultados fantásticos, as imagens nítidas não são a única qualidade que a Nifè procura. Os vídeos nítidos não se destacam se estiverem tremidos. "A minha mão não é muito estável", admite. "Quando estou a gravar um vlogue, a dançar ou a filmar alguém, é fantástico que as minhas objetivas tenham estabilização interna. Não tenho de me preocupar em ser perfeita."

A Nifè utiliza o Punho de tripé Canon HG-100TBR, que funciona como um tripé robusto ou um punho para gravar vlogues, e inclui um controlo remoto por Bluetooth amovível. Quando emparelhado com o ecrã tátil de ângulo variável da sua câmara, garante máxima flexibilidade.

"Consigo configurar a câmara, retirar o controlo remoto e começar a gravar onde quer que esteja. É extremamente útil porque crio diferentes tipos de conteúdos", afirma. "Como trabalho muito com música e danço, é bom ter um temporizador automático para me poder afastar da câmara, ficar em posição e para ver como fico antes de entrar em movimento."

Use a criatividade com a EOS RP

Um homem com roupa escura sentado em frente a uma secretária num estúdio de gravação em casa, a segurar uma câmara Canon EOS RP perto dos olhos.

"Não sou, de forma alguma, um fotógrafo profissional. Estou a utilizar a Canon EOS RP e descobri logo que era uma câmara incrível para gravar", afirma Jack Garratt, que adora o facto de a sua câmara o desafiar a expandir a sua criatividade, sendo ao mesmo tempo intuitiva e fácil de utilizar.

Para se destacar como criador tem de desafiar os limites. Como músico que procura sempre desafiar a sua própria criatividade, Jack Garratt precisa do seu kit, quer seja um instrumento ou uma câmara, para estar à altura de qualquer desafio artístico. A Canon EOS RP vai ao encontro das suas expetativas, sendo suficientemente simples para permitir que o seu talento prospere graças à sua disposição intuitiva e funcionalidades sem fios.

"É realmente intuitiva", afirma Jacks. "Descobri, muito rapidamente, que as minhas imagens saem exatamente como eu as imagino, o que é excelente. Dá um impulso à minha confiança e incentiva-me a conhecê-la melhor." A natureza intuitiva da câmara incentiva Jack a explorar as definições e a trabalhar com a câmara como um instrumento criativo.

Para saber mais sobre a sua câmara, transfira a aplicação Guia de Fotografia da Canon.

Jack Garrat

Músico e produtor galardoado com um Brit Award.

Perfil social: 90,9 mil seguidores no Instagram @jackgarratt
Kit Canon:
Canon EOS RP
Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM
Canon RF 50mm F1.8 STM
Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM
Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM
"A velocidade é muito importante porque uma ideia só se mantém viva enquanto estiver connosco. Ser capaz de tirar uma fotografia, enviá-la imediatamente para o telemóvel e partilhá-la a partir daí mantém tudo vivo, mantém o momento em ação durante um pouco mais de tempo."

Pode partilhar imagens a partir do seu smartphone utilizando a aplicação Camera Connect da Canon e armazenar as suas imagens utilizando o sistema de transferência de ficheiros multimédia e armazenamento na cloud da Canon, image.canon, que tira as imagens da sua câmara e torna-as acessíveis nos seus dispositivos e nas plataformas de partilha na cloud.

Ao escolher a melhor câmara que combine a gravação de vlogues e a fotografia, pode maximizar o padrão de todos os seus conteúdos. Ao usar a Canon EOS RP repleta de funcionalidades e o seu grande sensor Full-Frame, nunca sentirá limitações. "Saber que tenho a opção de gravar em 4K significa que não estarei limitado", afirma Jack.

"Quando estou a fazer streaming, estou sempre em movimento", explica. "O acompanhamento de AF de rosto e olhos permite-me criar o conteúdo que quero."

Desporto a alta velocidade com a EOS R6

Uma pessoa a retirar a Canon EOS R6 de um kit ao lado de uma bola de futebol.

Ewan Baggot adora a qualidade incrível que a Canon EOS R6 oferece ao seu conteúdo. "A qualidade de imagem é tudo para mim. Hoje em dia, as plataformas online estão tão saturadas e, por isso, temos de nos destacar dos demais."

"Adoro usar a Canon EOS R6 porque é muito versátil", afirma. "Tenho a objetiva Canon RF 24-240mm F4-6.3 IS USM que aumenta o zoom até 240 mm. É incrível. Posso colocá-lo na linha do meio e continuar a fazer zoom na caixa. Posso afastar ou aproximar imenso.

"A qualidade de imagem é fantástica. O 4K a 60 fps é ótimo: é perfeito, é suave. E os 120 fps para o efeito de câmara lenta também são ótimos", continua. "O acompanhamento da focagem automática é brilhante. No futebol, faço movimentos muito rápidos e, por isso, corro muitas vezes o risco de deixar tudo desfocado. Mas a focagem automática é tão rápida: pode acompanhar os meus olhos, os meus pés, as minhas pernas, o que eu quiser."
Um homem com um hoodie branco a segurar uma bola de futebol por baixo do braço esquerdo com uma câmara Canon na mão direita.

Ewan Baggott

Freestyler de futebol, apresentador e produtor.

Perfil social: 107 mil seguidores no Instagram @eabskills
Kit Canon:
Canon EOS R6
Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM
Canon RF 50mm F1.8 STM
Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM
Canon RF 24-240mm F4-6.3 IS USM
Mas o que torna a Canon EOS R6 perfeita para Ewan não são apenas as especificações de imagem. Ao criar conteúdos, a facilidade de utilização e o manuseamento também são extremamente importantes e a câmara também faz a diferença.

"Posso virar o ecrã e ver o que estou a fazer", afirma Ewan, com entusiasmo. "Quando estou a praticar algo, quero ver tudo instantaneamente.

"Com a Canon, adoro saber que posso escolher qualquer câmara e que o menu é sempre semelhante. É algo que adoro mesmo, a versatilidade de poder utilizar outra câmara e reconhecer a interface. Reconheces o sistema e podes simplesmente captar imagens."

Arte sem esforço com a PowerShot G7 X Mark III

Um homem agachado com a sua Canon PowerShot G7 X Mark III em frente de uma parede coberta de grafiti.

Para o artista de rua Fat Cap Sprays, a câmara tem de simplificar o processo de criação dos conteúdos deslumbrantes que partilha online. "Quero apenas focar-me em produzir a minha arte", afirma. "A Canon PowerShot G7 X Mark III permite-me não me preocupar enquanto artista. Sei que vai gravar conteúdos fantásticos, por isso, posso focar-me na pintura."

Para criadores como o Fat Cap Sprays, que estão constantemente em movimento a produzir arte e vídeos, um atributo importante de qualquer kit é o seu formato físico. Sem algo portátil e leve, como a Canon PowerShot G7X Mark III, criar conteúdos incríveis em movimento pode ser complicado.

"Levo muitos materiais para produzir a minha arte e nunca gosto de deixar uma cor para trás. Por isso, é importante que a minha câmara seja suficientemente compacta para caber no meu saco com todos os meus materiais", explica.
Uma câmara Canon num tripé a apontar para um artista de rua com roupa escura, que está de cócoras à frente de uma parede coberta de grafiti, ao lado de um conjunto de garrafas de spray.

Fat Cap Sprays

Artista de rua de East London, conhecido pelos seus designs brilhantes em néon.

Perfil social: 5,3 milhões de seguidores no TikTok @fatcapsprays
Kit Canon:
Canon PowerShot G7 X Mark III
Punho de tripé Canon HG-100TBR
Microfone estéreo Canon DM-E100
"Tenho utilizado o Punho de tripé Canon HG-100TBR para captar fotografias em grande plano com uma mão enquanto pinto com a outra. Gosto do tamanho e é realmente compacto e leve. Uma vez que tenho uma lata de spray na outra mão, não consigo segurar em algo demasiado pesado que me possa desequilibrar."

Claro que existem muitos equipamentos ultraportáteis que gravam vídeo, mas o Fat Cap Sprays também necessita da sua câmara para tornar o vídeo suave e, mais importante ainda, com cores perfeitamente realistas.

"A estabilização interna da Canon PowerShot G7 X Mark III é excelente porque quando estou a filmar vídeos do meu processo criativo, tem de ser extremamente suave", afirma. "Também gosto muito da qualidade de imagem. Trabalho com muitas cores brilhantes e a câmara capta-as como quero que sejam vistas. É importante mostrar uma representação verdadeira da minha arte porque faço arte urbana e as pessoas veem-na pessoalmente."


Escrito por Peter Wolinski

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Músico, dançarina e futebolista em frente a uma parede com uma coruja grafitada em néon.

    VLOGUES

    Uma colaboração criativa

    Quatro artistas com kits da Canon uniram forças, explorando as suas capacidades para criarem uma curta espetacular.

  • A young woman with blue braids filming herself with a camera on a handheld grip in front of a railway line.

    VLOGUES

    Eleve o seu conteúdo online

    Seis dicas e técnicas de especialistas para fazer com que o seu conteúdo nas redes sociais se destaque.

  • O vlogger Matt Adlard sentou-se numa mesa de cozinha a filmar um vídeo com a EOS M50 Mark II.

    VLOGUES

    As melhores câmaras Canon para vlogues

    Descubra como a PowerShot G7 X Mark III pode ajudar a libertar a sua veia criativa no dia a dia.

  • O famoso pasteleiro, Matt Adlard, a tirar uma fotografia de uma sobremesa de chocolate com a Canon EOS M50 Mark II.

    FOTOGRAFIA DE COMIDA

    Uma receita para o sucesso: apresentamos a Canon EOS M50 Mark II

    O pasteleiro autodidata e estrela das redes sociais, Matt Adlard, experimentou a EOS M50 Mark II.