CÂMARAS PORTÁTEIS

A companheira ideal para a sua próxima aventura: a Canon IVY REC

Pequena, leve e portátil – descubra como a câmara para atividades Canon IVY REC esteve à altura do desafio numa exigente sessão fotográfica de escalada.
Canon Camera

A aventura oferece um escape da vida quotidiana, uma oportunidade para desfrutar do ar livre e viver no momento. Quer esteja a escalar uma montanha, a correr pela floresta ou a descer um rio de caiaque, a Canon IVY REC, extremamente portátil e robusta, não o irá deter. Concebida para ser presa a uma mochila, um cinto ou um arnês, a Canon IVY REC, à prova de impactos1 e de água2, permite que ciclistas, caminhantes, alpinistas e praticantes de rafting deixem as câmaras volumosas e os smartphones dispendiosos em casa e simplesmente fotografem em movimento.

Colocámos a Canon IVY REC nas mãos fortes e ágeis de Molly Thompson-Smith, uma alpinista profissional de 22 anos, e pedimos-lhe para a experimentar enquanto enfrenta algumas das mais famosas formações rochosas no Peak District, no Reino Unido. Descubra como correu a experiência.

Prender e avançar

A alpinista Molly Thompson-Smith esfrega giz nas mãos antes da subida.

A alpinista Molly Thompson-Smith leva o mínimo de equipamento possível nas suas explorações e precisa de equipamento que não a sobrecarregue.

Sapatilhas de escalada, corda e um mosquetão no chão junto a uma câmara para atividades Canon IVY REC fixada a uma presilha de cinto.

O clipe na Canon IVY REC leve permite-lhe fixá-la a um cinto ou saco, para que nem sequer necessite de bolsos.

"Penso que ter algo pequeno e portátil está a tornar-se cada vez mais importante para as pessoas que querem passar longos dias ao ar livre", afirma Molly. "Quando saio para fazer escalada, levo sapatilhas, proteções, arneses… preciso de tantas coisas."

"Numa viagem de escalada em França, a aproximação ao rochedo fez-se numa hora de caminhada a subir. Levei a minha DSLR no primeiro dia, mas no segundo dia pensei: 'Não vale a pena; não vale o peso e o espaço adicionais no meu saco'. Isso foi uma pena, porque as vistas eram incríveis."

A Canon IVY REC foi concebida para a aventura e criada a pensar na portabilidade. Com apenas 110,5 mm de largura e um peso de apenas 90 gramas, a câmara praticamente não acrescentou qualquer peso adicional ao kit de Molly. O clipe, que funciona igualmente como visor, também significa que conseguiu fixar a câmara ao cinto. "Faço escalada com um conjunto de fitas expressas [ferramentas de escalada] ao meu lado", afirma, "por isso, ter uma câmara pequena nas costas não me atrapalhou mesmo nada."

Pequena, mas resistente

A alpinista Molly Thompson-Smith suspensa numa rocha, com uma câmara para atividades Canon IVY REC presa ao cinto.

Molly evitava levar um smartphone nas escaladas porque estava preocupada com a possibilidade de o deixar cair, mas ainda queria a opção de tirar fotografias das suas aventuras.

A alpinista Molly Thompson-Smith a escalar uma rocha.

Molly queria uma câmara para atividades ao ar livre para registar as suas impressionantes conquistas e a Canon IVY REC mais do que superou o desafio.

Muitas vezes, Molly quer captar o momento quando atinge o topo da subida, especialmente se for um feito significativo. No entanto, estava sempre preocupada com o transporte do smartphone. "É demasiado stressante", afirma. "Fico preocupada com a possibilidade de o deixar cair ou parti-lo numa rocha."

Felizmente para Molly, a Canon IVY REC proporciona tranquilidade. Não só não tem um ecrã para partir, como também foi concebida para suportar o impacto de uma queda de dois metros1 e pode sobreviver a uma submersão de até dois metros de água doce durante 30 minutos2, tornando-a ideal para atividades aquáticas, como canoagem e paddleboarding.

"Prender a Canon IVY REC ao meu arnês ou saco de giz e saber que era suficientemente resistente para aguentar alguns impactos foi realmente tranquilizador", afirma Molly. "Foi tão bom conseguir tirar a fotografia final no topo."

Fácil de utilizar

Molly Thompson-Smith a segurar uma câmara para atividades Canon IVY REC cinzenta.

O clipe na Canon IVY REC funciona também como visor para o ajudar a enquadrar as fotografias. Além disso, se ficar suja, basta passá-la por água e limpar com um pano.

Uma mulher a segurar uma câmara para atividades Canon IVY REC cinzenta e um smartphone.

As funcionalidades de Wi-Fi e Bluetooth da Canon IVY REC permitem-lhe utilizar o smartphone como disparador remoto e partilhar instantaneamente as suas fotografias nas redes sociais.

Apesar de se ter descrito como "amadora" no que diz respeito à fotografia, Molly não teve problemas em habituar-se à Canon IVY REC de 13 MP, que consegue gravar vídeos Full HD de 1080 p até 60 fps, assim como tirar fotografias. "É uma câmara que não necessita de instruções e é extremamente fácil de usar", afirma. "Basta prendê-la e utilizar o seletor com uma mão. Os símbolos são fáceis de selecionar, não há um ecrã tátil complicado e podemos limpá-la completamente, por isso, não temos de nos preocupar quando a usámos com as mãos cheias de giz ou lama."

"Para treinar, as pessoas recriam escaladas ao ar livre no ginásio", prossegue Molly. "Antes do lançamento desta câmara, muitas vezes estava na sentada na corda a olhar para um local de escalada ao ar livre e pensava: 'Quem me dera poder tirar uma fotografia para conseguir recriá-lo'. Ter a possibilidade de tirar fotografias reais de locais de escalada com mais 40 metros é brilhante, sobretudo quando esse é o ponto crucial da subida. É realmente uma câmara muito útil."

Para tirar fotografias mais criativas, incluindo selfies deslumbrantes, a Canon IVY REC inclui Wi-Fi e Bluetooth, para que possa ligá-la ao smartphone e utilizar a aplicação Canon Mini Cam3 gratuita como um obturador com telecomando. A aplicação também permitiu a Molly manter os seus seguidores felizes; logo após a escalada, conseguiu transferir as imagens e os vídeos para o smartphone e partilhá-los nas redes sociais.

A económica Canon IVY REC está disponível em quatro cores deslumbrantes (cinzento, rosa, verde e azul) para que possa escolher uma tonalidade que se destaque no terreno escolhido, quer seja rochas, lama, areia ou água. "Sinto que posso levá-la onde quer que vá", afirma Molly.


Escrito por Natalie Denton

  1. À prova de impactos até dois metros. Os métodos do teste de resistência aos impactos são exclusivos deste produto e não são garantia contra danos ou avarias do produto.
  2. À prova de água até 30 minutos a uma profundidade de dois metros. Apenas testada em água doce. Se exposta a outros tipos de água além de água doce, recomendamos que enxague imediatamente com água doce.
  3. Para utilizar a aplicação Canon Mini Cam opcional, é necessário que o dispositivo compatível esteja ligado à Canon IVY REC através de Bluetooth® e Wi-Fi®. A aplicação Canon Mini Cam está disponível para transferência gratuita na App Store e no Google Play. Podem ser aplicadas taxas de dados. Compatível com dispositivos móveis com o sistema operativo iOS 11 ou posterior ou Android 5.1 ou posterior.

Artigos relacionados

  • Um surfista ergue a IVY REC e vê através do visor.

    CÂMARAS PORTÁTEIS

    Conheça a Canon IVY REC

    Capte a ação em movimento com a câmara acessível e portátil que pode prender à sua roupa

  • Uma jovem com um gorro sentada com os seus pais na floresta, estando os três a olhar para alguma coisa fora do enquadramento, enquanto o pai usa a Canon PowerShot ZOOM.

    CÂMARAS PORTÁTEIS

    Ver mais: PowerShot ZOOM

    Descubra por que razão esta câmara compacta de bolso é ideal para aventuras em família.

  • Dois homens com mochilas patinam ao longo de um lago gelado.

    FOTOGRAFIA DE AVENTURA

    Sugestões de fotografia de aventura

    Cinco sugestões para captar as suas aventuras ao ar livre com a EOS M6 Mark II.

  • As nossas 5 melhores sugestões para captar a ação

    FOTOGRAFIA DE AÇÃO

    As nossas 5 melhores sugestões para captar a ação

    Descubra como captar fotografias de ação mais criativas em aventuras do dia a dia com as sugestões do fotógrafo profissional Tom Bing.