Piotr Malecki shooting on the streets of Warsaw with a Canon EOS M6 Mark II.

FOTOGRAFIA URBANA

Piotr Malecki partilha o seu estilo excêntrico de fotografia urbana e testa a Canon EOS M6 Mark II

O cineasta e fotógrafo de documentários Piotr Malecki tem uma paixão pela sua cidade natal de Varsóvia: as ruas animadas, as pessoas vibrantes e o panorama cultural revigorado.

"Varsóvia era linda antes da 2.ª Guerra Mundial", afirma. "A maior parte foi destruída e o centro histórico foi reconstruído para se assemelhar à original tanto quanto possível, mas existe outra face da cidade." Nos últimos 10 anos, houve um grande desenvolvimento, especialmente ao longo do rio Vístula, que abriu esta área da cidade polaca para as pessoas desfrutarem.

O pai de Piotr inspirou a paixão do filho pela fotografia quando lhe ofereceu no Natal uma câmara Smena fabricada na Rússia. Isto teve muito mais significado para o pequeno Piotr de 11 anos do que a maioria dos presentes: "De certa forma, o meu pai é responsável por eu ser fotógrafo. Ele não só me deu esta câmara, como também me mostrou como tirar fotografias", afirma.

Photographer Piotr Malecki stands in long grass holding a Canon EOS M6 Mark II beside the river Vistula.

Agora, Piotr fotografa sempre com câmaras Canon e foi o primeiro fotógrafo na Europa a utilizar a nova Canon EOS M6 Mark II. O único sítio para onde a queria levar era para as ruas de Varsóvia. Foi até à estrada que limita o rio a oeste e as praias arenosas abrigadas a este, onde os jovens se reúnem para se divertirem à noite.

A Canon EOS M6 Mark II era adequada para o estilo descontraído e espontâneo da fotografia urbana de Piotr, uma vez que é uma câmara mirrorless altamente portátil e versátil com um sensor de 32,5 megapixels. As suas características topo de gama, como uma rápida velocidade de disparo rápido de 14 fotogramas por segundo (fps), um ecrã tátil rotativo de 180°, vídeo 4K e muito mais, proporcionaram muitas opções criativas a Piotr.

"É uma câmara perfeita para quem está a começar ou para um entusiasta de fotografia com um orçamento mais limitado ou que deseja uma opção leve", afirma.

Aqui, Piotr partilha as suas sugestões para a fotografia urbana e para tirar o máximo partido das características da Canon EOS M6 Mark II.

1. Seja espontâneo

Artigos relacionados
People skateboard down a city street at night.

FOTOGRAFIA DE VIAGEM

Como tirar o máximo partido da sua câmara numa viagem

11 dicas e truques para o ajudar a captar o espírito da selva urbana.

Two women film themselves in a clothes store.

FOTOGRAFAR FESTIVAIS

Fotógrafo da realeza do rock, Bart Hemskerk, fala sobre como captar as emoções de um festival

Bart Heemskerk revela como o seu amor pela música o conduziu a uma carreira como fotógrafo de atuações emblemáticas e partilha as suas sugestões para obter excelentes fotografias de festivais.

Men by bicycles sit in the sun.

FOTOGRAFIA DE VIAGEM

10 sugestões para melhorar as suas fotografias de viagens

10 formas de tirar fotografias de viagens com mais impacto, incluindo as melhores definições da câmara para fotografias de férias e como conseguir imagens fora do comum.

Captar momentos espontâneos e cenas peculiares é um dos grandes prazeres da fotografia urbana; e ter uma câmara com um modo de disparo rápido é indispensável para o conseguir.

Piotr deparou-se com uma situação interessante e invulgar na sua sessão fotográfica. "Estes indivíduos em bicicletas de cross-training estavam a passar pelo feixe de algumas luzes de rua", afirma. "Para os fotografar, tive de combinar algumas coisas: um valor de ISO elevado, a taxa de fotogramas elevada da câmara e focar com a objetiva bem aberta (f/1.4). Mas acho que funcionou muito bem."

Optar pelo modo de disparo rápido em formato RAW da Canon EOS M6 Mark II permitiu a Piotr fotografar a 30 fps, captando ficheiros de imagem mais pequenos de 18 megapixels. Existe também uma opção de pré-disparo que guarda as imagens captadas meio segundo antes de o obturador ser totalmente premido, ajudando a captar até o momento mais fugaz.

2. Faça experiências com vídeo

Photographer Piotr Malecki films a volleyball player on a sandy riverbank under a bridge.

Ter uma câmara pequena e discreta capaz de captar numa variedade de resoluções de vídeo e de taxas de fotogramas pode realmente compensar, como Piotr descobriu quando encontrou um grupo de jovens a jogar voleibol na praia junto ao rio Vístula.

A Canon EOS M6 Mark II consegue captar "detalhes nítidos" em vídeo 4K, com uma elevada taxa de fotogramas, explica Piotr. Este detalhe em 4K significa que pode cortar os seus vídeos em pós-produção e gerar imagens em Full HD, o que dá aos cineastas como Piotr mais flexibilidade ao enquadrar uma fotografia. "É possível escolher parte da imagem e ampliá-la sem comprometer a qualidade", afirma.

Em Full HD, a Canon EOS M6 Mark II permitiu a Piotr captar sequências de ação rápida a 60 fps sem o movimento de distorção que por vezes se observa com velocidades mais lentas. Existe também uma opção de 120 fps para 4x câmara lenta para obter vídeos ainda mais fluidos.

3. Aventure-se depois de escurecer

Para captar a essência de uma cidade, é fundamental explorar a vida noturna fervilhante. Quer Piotr estivesse a filmar o voleibol de praia com a luz desvanecedora do anoitecer ou as pessoas nas bicicletas de cross-training no escuro, considerou as capacidades para condições de pouca luz da Canon EOS M6 Mark II inestimáveis.

"Testei a câmara em ambientes com condições de pouca luz e até ao ISO 3200. Tem um grão pequeno e bonito em sensibilidades mais elevadas", afirma, acrescentando que a Canon EOS M6 Mark II consegue captar vídeo em condições de pouca luz tão bem como consegue captar fotografias. A câmara é capaz de captar com valores de ISO até 25600.

4. Foque-se nas pessoas

Incluir pessoas na fotografia urbana é uma das melhores formas de mostrar a sensação de um lugar, acrescentando movimento e personalidade para dar vida a uma fotografia. As pessoas são uma parte central do trabalho de Piotr. "Eu tiro fotografias a locais, mas os meus motivos são, basicamente, as pessoas", afirma.

Ao fotografar pessoas numa cena, é importante ter um ponto focal em mente, quer seja os olhos do motivo principal, o rosto de uma pessoa numa multidão ou alguém a saltar na direção de uma bola. O sistema de focagem automática (AF) flexível e fácil de utilizar da Canon EOS M6 Mark II ajuda neste ponto.

"A precisão da focagem automática é muito importante e na Canon EOS M6 Mark II é muito fiável e rápida", afirma Piotr. "Acompanha rostos e é possível acompanhar olhos também".

A Canon EOS M6 Mark II foca automaticamente e dá-lhe a opção de permitir que a câmara escolha um ponto de focagem ou de definir o ponto de focagem manualmente. Piotr optou por definir os seus pontos AF manualmente antes de começar o acompanhamento, utilizando toda a área AF ativa ou apenas uma zona específica. Utilizando o visor opcional para a composição, foi capaz de selecionar o ponto com o polegar no ecrã tátil traseiro.

"É possível definir a focagem na parte da imagem que a câmara tem de acompanhar e não precisa de ser um rosto, pode ser qualquer coisa, e a focagem mantém-se."

Photographer Piotr Malecki is in sharp focus as he photographs a fast-moving roller skater, who is blurred.

As duas características que realmente fazem com que a Canon EOS M6 Mark II se distinga para Piotr são "a precisão da focagem automática ao fotografar com a objetiva com grande abertura e o facto de ser possível fotografar a ISO mais elevados sem comprometer a qualidade". A possibilidade de trocar objetivas também é uma característica fundamental. "Se eu precisar de garantir uma imagem de alta qualidade em condições de pouca luz, posso mudar da objetiva do kit para a Canon EF-M 32MM f/1.4 STM" afirma, "o que faz com que seja uma boa escolha para os entusiastas de fotografia e profissionais que estejam à procura de uma segunda câmara portátil".

Escrito por Kevin Carter

Produtos relacionados

Artigos relacionados



A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Voltar a todas as histórias