designing a gallery danielle de lange

Cinco dicas para decorar a sua casa com fotografias

Nunca foi tão simples registar momentos importantes da nossa vida, mas a verdade é que a maioria das pessoas guarda as fotografias online ou deixa-as nas câmaras ou telemóveis e não lhes dá uso. As fotografias dos entes queridos, marcos importantes e aventuras de férias memoráveis devem ser apreciadas e são a forma perfeita de criar um espaço verdadeiramente nosso.

Juntámo-nos à especialista de interiores e blogger Danielle de Lange, do The Style Files, para oferecer aos leitores cinco dicas sobre como aproveitar ao máximo as suas fotografias preferidas, dando-lhes um espaço merecido em sua casa:

© Danielle de Lange

Dica 1: organizar e selecionar as fotografias

Há muitas maneiras simples, mas eficazes, de sermos criativos com as nossas fotografias impressas. No entanto, primeiro é necessário organizá-las. Uma maneira fácil de gerir este processo é carregar as suas fotografias regularmente para um serviço na cloud, eliminando as fotografias indesejadas durante o processo. Além de guardar as suas imagens em segurança, poderá também agrupar as suas fotografias favoritas sempre que carrega um conjunto, fazendo com que encontrar as suas melhores imagens seja muito mais fácil.

Escolha imagens ricas, vibrantes e criativas que rompam com a norma. Pense na história que quer contar e exprima-a com as imagens que selecionar. Isto irá tornar qualquer parede ou álbum de fotografias muito mais intrigante e, instantaneamente, trará de volta memórias agradáveis das suas aventuras de férias.

© Danielle de Lange

Dica 2: escolher as molduras

O tipo de moldura que escolhe é outra forma de dar personalidade à coleção de fotografias. As paredes com fotografias são mais apelativas quando as molduras se complementam e a maneira mais fácil de conseguir isto é utilizar apenas uma cor ou textura. Por exemplo, pode decidir usar molduras pretas ou em madeira. Para adicionar aquele fator que irá deslumbrar, vá além do que é normal e experimente metais, cerâmicas ou cores contrastantes.

A vantagem de imprimir as fotografias em casa é que pode mudar facilmente de um formato para outro, podendo optar por uma mistura de molduras pequenas, médias e grandes, que irá reafirmar o seu estilo único. A Canon PIXMA MG7750 imprime numa variedade de formatos (A4, A5, 20x25 cm, 10x15 cm, 13x18 cm) que correspondem a uma variedade de formatos padrão das molduras de fotografias. Experimente colocar uma fotografia impressa em papel mate numa moldura sem vidro para dar um toque diferente à sua coleção.

© Danielle de Lange

Dica 3: criar uma galeria

As galerias são a forma perfeita de apresentar um grupo de momentos em família, conferindo uma alegria instantânea à decoração da casa. Após imprimir as fotografias e escolher as molduras, decidir como as organizar é a parte divertida.

Primeiro, coloque os quadros todos no chão e reposicione-os até encontrar a disposição perfeita. Em seguida, selecione uma peça central – que deve ser colocada na parede ao nível dos olhos – e comece a construir em redor desta peça. É possível conseguir um plano simétrico, mantendo a mesma distância entre as molduras. Quando o resultado lhe agradar, comece a pendurar as molduras.

© Danielle de Lange


Dica 4: dar asas à criatividade

A apresentação das fotografias nem sempre tem a ver com a utilização das molduras. Outra forma criativa de mostrar as memórias de família é criar os próprios adesivos magnéticos. Pode fazê-lo facilmente, imprimindo fotografias e aplicando fita magnética adesiva atrás.

A escolha é sua. Por exemplo, cole as fotografias no seu frigorífico para serem admiradas a qualquer hora do dia, ou utilize tinta efeito lousa com primário magnético para criar um quadro de lousa magnética gigante. Aumente a diversão, utilizando formas de quadro branco onde pode escrever.

© Danielle de Lange

Dica 5: valorizar a arte das crianças

Enquanto pais, adoramos as obras de arte dos nossos filhos, mas a maioria já ficou sem espaço onde as colocar e o monte de desenhos e pinturas é cada vez maior. Ao tirar fotografias às obras de arte, é possível guardar uma versão digital e guardar o monte de papel. Isto significa que pode redimensionar a obra de arte original e mostrar versões mais pequenas das obras maiores. Pode até fazer uma montagem da arte das crianças, juntando várias fotografias pequenas numa moldura de papel e colocá-la numa moldura maior. Em alternativa, pode criar uma galeria de parede com diversas molduras (veja a dica número 2).

Divirta-se! Lembre-se de que mostrar fotografias é uma maneira fantástica de dar mais personalidade às suas paredes e torná-las lembranças de momentos inesquecíveis passados com os seus entes queridos.

Leia mais sobre as dicas da Danielle sobre como decorar a casa no seu blogue.