aerial view of workers

Captar o abstrato

Quer esteja de visita a novas paragens ou a captar em imagens o local onde vive, vale a pena experimentar formas de fotografar que o ajudem a criar imagens mais interessantes e diferentes.

Escolha um ângulo diferente

Tal como a maioria das pessoas, provavelmente, capta a maior parte das suas fotografias ao nível dos olhos. Mas, ao utilizar a funcionalidade Visualização direta na sua câmara (e o ecrã LCD de ângulo variável, se a sua câmara estiver equipada com esta funcionalidade), irá descobrir subitamente que pode compor imagens em posições muito mais interessantes.

Experimente: coloque a câmara no chão e rode o ecrã LCD de ângulo variável para que o veja ao olhar diretamente para baixo. Para obter uma perspetiva superior sobre uma multidão, coloque a câmara num monopé e incline o ecrã LCD para baixo. Em seguida, segure a câmara para ver tudo o que esta vê: uma perspetiva muito diferente da sua posição normal.

Utilize a correia para pendurar ao pescoço como uma correia de pulso

Se estiver a fotografar a partir de um ponto superior e a olhar para uma cena abaixo, tem de segurar firmemente a sua câmara. Enrolar a correia para pendurar ao pescoço em torno do pulso ajuda a estabilizar a câmara ao mesmo tempo que a protege de possíveis quedas.

Mude a focagem

Um bom ponto de partida consiste em afastar o ponto de focagem do centro da moldura. Primeiro, mude a câmara para o modo de focagem manual. Em seguida, coloque o seu motivo no centro da moldura e prima o obturador até meio. Mantenha o obturador premido até meio e reorganize o enquadramento, deslocando-o até conseguir a melhor composição. Em seguida, basta premir totalmente o obturador para captar a fotografia.

Assuma o controlo da Visualização direta

A Visualização direta apresenta uma pré-visualização da sua imagem no LCD da câmara. Assuma um controlo mais criativo das suas imagens utilizando a Visualização direta para selecionar o ponto de focagem. Se a câmara tiver um ecrã tátil, torna-se ainda mais fácil. Basta tocar no LCD onde pretende que a câmara foque, definir o AF para o modo Direto e a câmara foca esse ponto na moldura.

Prepare-se para o momento perfeito

Se está a planear uma imagem com a câmara sobre as cabeças de outras pessoas apoiada num tripé ou monopé, pode ser difícil chegar ao botão do obturador no momento certo. Pode utilizar um cabo de disparo à distância – o RS-60E3 ou o RS-80N3, dependendo do modelo da câmara – para disparar o obturador. Alternativamente, se a câmara for compatível com Wi-Fi, utilize o seu smartphone para estabelecer uma ligação remota à câmara, incluindo a Visualização direta, e disparar o obturador a partir do telemóvel.

Pense em grande

O modo Paisagem, que é automaticamente selecionado no modo Smart Auto, permite captar cenas com detalhes nítidos da frente para trás, um processo também conhecido como extensa profundidade de campo. Pode assim mostrar mais do seu ambiente, quer esteja na cidade ou no campo.

Experimente: ao fotografar na horizontal, experimente incluir algo no primeiro plano para equilibrar a cena. Não se esqueça de que as imagens horizontais também podem ser captadas com a câmara de lado, na orientação "vertical".

Procure as luzes e as sombras

A luz é a alma de todas as fotografias. Aprender a procurar sombras e luzes que criem as suas próprias formas e estruturas na moldura é um grande passo para obter fotografias de melhor qualidade. Quando o sol está baixo no céu, normalmente ao início da manhã ou ao fim da tarde, as sombras são longas e podem adicionar uma dimensão adicional às suas fotografias. Um ambiente enfadonho a meio do dia é transformado com sombras longas com uma luz de ângulo baixo. Pode utilizar a funcionalidade de GPS móvel de muitas câmaras compactas compatíveis com Wi-Fi para relembrar a localização de sombras extraordinárias e voltar ao local mais tarde.

Melhore as cores

Ao fotografar uma paisagem, a saturação viva das cores principais pode ajudar a destacar a sua imagem. Pode utilizar a função Minhas Cores para intensificar a saturação das cores. Por exemplo, em ambientes naturais com céus azuis, a saturação da água e das zonas verdes é melhorada para que se tornem mais vibrantes e apelativas.

Congele um motivo em movimento

Os motivos em movimento podem criar fotografias realmente invulgares, momentos reveladores que normalmente perdemos. Para congelar o movimento de um motivo na moldura, é necessária uma velocidade de obturador elevada. A velocidade do obturador exata depende de vários fatores, como a velocidade do motivo e a distância a que se encontra. Para congelar pessoas em movimento, selecione o modo Desporto na câmara ou utilize o modo de prioridade ao obturador (indicado como Tv no seletor de modos da câmara) e selecione uma velocidade do obturador de 1/250 s ou superior.

Captar o contraste

Quando a luz é brilhante, cria sombras escuras profundas. Esta situação é designada por contraste e, se for bem utilizado, pode adicionar riqueza às suas imagens. No entanto, ao fotografar em dias soalheiros e cheios de luz, o contraste que vê é mais do que aquele que a câmara consegue captar. Pode compensar esta situação com o modo Contr. Contraluz HDR disponível em várias câmaras EOS. Pode encontrá-lo na definição SCN no seletor de modos. Ao utilizar esta funcionalidade, a câmara capta três fotogramas para cada imagem e combina-os para obter um resultado que parece ter um contraste muito superior ao de um único fotograma.

Fotografar a preto e branco

Ao fotografar uma imagem mais abstrata, os elementos-chave da imagem mudam: muitas vezes, a textura, o contraste, as sombras e as formas destacam-se em relação à cor. Ao definir a câmara para o estilo de imagem monocromático, talvez como uma definição de filtro amarelo, verá uma pré-visualização monocromática no ecrã LCD da câmara, o que o ajuda a visualizar a cena sem cor. Se a câmara estiver definida para captar imagens RAW, pode restaurar a cor ao processar as imagens no seu computador.

Tire o máximo partido dos ângulos baixos

Fotografar a partir de um ângulo baixo cria uma perspetiva dinâmica, mas também deixa o primeiro plano subexposto se a composição incluir muito céu, o que engana a medição da câmara. Utilizar a compensação da exposição positiva permite iluminar o enquadramento se os motivos principais estiverem muito escuros.

Mantenha a posição certa

Todas as câmaras incluem um sensor de orientação para reconhecer a posição da câmara – horizontal ou vertical – e garantir que as imagens estão orientadas corretamente no LCD e no ecrã do computador. Mas, se estiver a captar diretamente para cima ou para baixo, pode confundir o sistema de orientação: desative a funcionalidade de rotação automática nos menus de definições (amarelos) para garantir a consistência de todas as imagens.

Aproveite ao máximo as exposições múltiplas

Várias câmaras EOS avançadas permitem captar exposições múltiplas, que pode utilizar para criar imagens em que os motivos em movimento sejam menos óbvios, enquanto os elementos estáticos, como os edifícios, são captados normalmente. Fixe a câmara na posição, de preferência num tripé, e regule o modo de exposições múltiplas para o ponto médio de cada fotograma individual. Predefina a câmara para captar, no mínimo, três fotogramas e, em seguida, solte o obturador com alguns segundos de intervalo. Depois de captados, a câmara combina todos os fotogramas individuais, mas os pontos em que o conteúdo mudou tornam-se menos visíveis, praticamente sombras. Quantos mais fotogramas captar, menos visíveis serão os motivos em movimento.

Crie filmes surpreendentes com o efeito "Time-lapse"

Ao captar uma sequência de imagens durante algumas horas, pode utilizar a sua câmara para criar um belo filme com o efeito "Time-lapse". É possível utilizar algumas câmaras EOS com o controlador de temporização TC-80N3. Este controlador estabelece ligação à câmara para captar uma imagem num intervalo predefinido durante um período de várias horas.

Vá mais longe: depois de captar a sua sequência em time-lapse, pode editá-la juntamente com uma sobreposição estática, dando a impressão de que uma cidade agitada está, de facto, vazia.

Gravar vídeos abstratos

Posição da câmara

As pessoas, muitas vezes, captam vídeo com a câmara num tripé ou posicionada à altura dos ombros. Para tornar o seu trabalho mais interessante, experimente captar a partir de perspetivas extremamente elevadas ou baixas para mostrar uma perspetiva menos vista.

Experimente: capte o bulício da cidade a partir de perspetivas pouco comuns. Coloque a câmara no chão, junto aos seus pés, por exemplo, para mostrar a agitação dos pés de quem passa. Capte uma perspetiva a partir de uma torre alta ou edifício com as pessoas lá em baixo.

Contraste entre a tranquilidade e a agitação

Se o tempo permitir, mostre o contraste entre as ruas ao início da manhã com pouco ou nenhum trânsito e pessoas e, depois, ao fim do dia na mesma posição para mostrar como algumas horas mudam o aspeto das ruas de uma cidade.

Também pode experimentar misturar a duração dos clips captados, com imagens mais longas de ruas desertas editadas com clips mais curtos de ambientes mais agitados.

Observe as sombras

Se captar o mesmo local em diferentes alturas do dia, tenha cuidado na edição, uma vez que os cortes de um clip captado de manhã e de outro captado mais ao fim do dia podem provocar sombras nas uniões do fotograma. As sombras à esquerda do motivo durante a manhã passam para a direita à tarde. Alternativamente, mantenha-se atento às sombras e mude de posição para manter as sombras consistentes em cada clip separado durante o dia.

A melhor reprodução de fotografias

O melhor papel para as suas fotografias

Depois de se esforçar para criar uma bela imagem, vai querer partilhá-la. A impressão da imagem para criar um objeto real do seu trabalho é uma excelente forma de celebrar e mostrar as suas proezas artísticas.

O papel certo pode fazer uma grande diferença no seu produto acabado. As perspetivas artísticas são ideais para imprimir em papéis mate ou Fine Art, adicionando textura e profundidade, enquanto os papéis brilhantes podem ajudar a projetar impressões mais vibrantes e coloridas. Conhecer os papéis é como conhecer as objetivas: escolha o papel certo, para o resultado certo.

Preparar para emoldurar

Se está a planear emoldurar a sua fotografia, é boa ideia deixar uma margem em torno da margem da página. Desta forma, a imagem pode ser colocada por trás de um suporte na moldura. Isto impede que a impressão seja comprimida contra o vidro e garante a longa durabilidade da sua fotografia.