See the difference with a specialist action lens

Veja a diferença com uma objetiva de ação especializada

Os fotógrafos de ação gostam de atrair o espectador para as suas imagens ao transmitir a experiência de estar na primeira fila do campo, de estar sentado no veículo do safari ou de estar a voar ao lado de uma ave de rapina.

Uma forma popular de conseguir isto é preencher o enquadramento com a ação, mostrando o motivo em grande plano com o máximo de detalhe. Haverá ocasiões em que pode posicionar-se a poucos metros da ação. No entanto, normalmente, terá de ficar atrás de barreiras ou de uma vedação e terá de fotografar à distância. Nestes casos, é melhor utilizar uma lente de distância focal longa para transportar as suas imagens para o centro da ação.

A distância focal é medida em mm e quanto maior for o número, maior será a ampliação do sensor da câmara. Geralmente, as objetivas com distâncias focais superiores a 85 mm são conhecidas como teleobjetivas. No entanto, para captar grandes planos de ação, irá precisar de uma objetiva com uma distância focal de 200 mm ou mais, como a EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM ou a EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM. Estas teleobjetivas de zoom oferecem diversas distâncias focais e são populares para captar fotografias de ação que variam em distância relativamente à sua localização.

Vamos ver alguns exemplos:

Estas imagens foram fotografadas com uma câmara EOS popular a partir da mesma localização à beira da água. Na primeira imagem, utilizou-se uma lente de 18 mm, que é uma distância normal para fotografia geral. A imagem mostra muita paisagem marítima circundante e não se estabelece uma ligação à ação, pois o motivo é demasiado pequeno no enquadramento. No entanto, na segunda imagem, utilizou-se uma lente de 55 mm, focando-se na ação e no enquadramento do kitesurfer. Esta imagem foca-se nos pequenos detalhes, como as gotas individuais do salpico de água que o kitesurfer cria quando se vira, e o seu rosto. Este grande plano permite que a ação preencha o enquadramento, eliminando qualquer distração no fundo e trazendo o espectador para a ação.

Artigos relacionados
Taking your camera to the match: 7 tips for improving your sports photos

FOTOGRAFIA DE DESPORTO

Entre no jogo com a sua câmara: sete sugestões para melhorar as suas fotografias de desporto

Fotografar desporto oferece um vasto leque de opções criativas. É também uma excelente oportunidade para experimentar alguns modos e funcionalidades da sua câmara que talvez nunca tenha utilizado.

Zoom in and capture fast action

FOTOGRAFIA DE AÇÃO

Aumente o zoom e capte a ação rápida

Fotografar a ação resume-se a captar momentos que decorrem numa questão de segundos. Mas não terá de se deslocar tão depressa se já estiver preparado.

A person riding a dirt bike around a track, leaning the bike low to the ground, photographed using camera panning. © Richard Walch

NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAFIA

"Panning" para principiantes

Descubra como utilizar o efeito de "panning" para conseguir melhores fotografias de ação com estas fantásticas sugestões.

Produtos relacionados

Artigos relacionados

A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Voltar a todas as sugestões e técnicas