panning shot of bike in the air

Fotografar movimento

Como transmitir movimento numa fotografia

A essência da fotografia de ação está na captação de drama, de movimento e de uma sensação de velocidade. No entanto, o dilema dos fotógrafos é como transmitir esse movimento numa fotografia.

É essencial uma velocidade do obturador elevada para congelar a ação e conseguir imagens nítidas. No entanto, fotografar, por exemplo, um automóvel a circular a 200 km/h com uma velocidade do obturador muito elevada resultará numa imagem do automóvel que poderia estar realmente parado. É difícil para o espetador obter qualquer sensação de movimento dessa imagem.

Pode ler este artigo sobre "panning", uma técnica para reduzir a velocidade do obturador e acompanhar o seu motivo enquanto dispara. É uma excelente forma de transmitir movimento, mas só é adequada para determinadas situações. Também é preciso um pouco de prática para obter bons resultados de forma consistente.

Ao utilizar os princípios de "panning", pode utilizar a velocidade do obturador para transmitir movimento sem se comprometer a um "panning" total. Tente reduzir a velocidade do obturador de 1/1000 s para 1/640 s. Mesmo esta ligeira redução da velocidade do obturador pode dar um toque de desfocagem aos aspetos de movimento mais rápido do seu motivo, como as rodas a rodar num automóvel ou as pontas das asas de um pássaro. Adquira também o hábito de acompanhar o motivo através do visor enquanto dispara. Mesmo a velocidades do obturador mais elevadas, esta técnica pode permitir ter uma sugestão de movimento, além de ser essencial também quando reduz a velocidade do obturador.

Para além de variar a velocidade do obturador, há outras técnicas que pode utilizar para transmitir movimento. Procure a ação principal do evento. Fotografar um motivo do evento é bom, mas dois motivos a moverem-se em conjunto podem apoiar a ideia de que estão a ocorrer movimento e ação rápidos.

Além de ações competitivas, procure caraterísticas do evento que ocorrem devido à velocidade e ao movimento. O fumo dos pneus, a esteira em desportos aquáticos e a poeira ou lama levantadas durante as corridas de cavalos são todos exemplos de como captar a ideia do movimento.

Também pode desfocar intencionalmente a sua fotografia. Pode criar uma desfocagem das cores que transmitem o movimento ao focar o motivo, aplicar um tempo de exposição curto e mover a câmara contra o movimento da ação.

Artigos relacionados
Learn to use panning for better action photos

NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAFIA

Aprenda a utilizar o efeito de "panning" para conseguir melhores fotografias de ação

Seja qual for a sua intenção, o efeito de "panning" é uma grande competência para se ter. Saiba como controlar a sua câmara para obter a fotografia perfeita.

Capturing motion photography

NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAFIA

Captar fotografias com movimento

A captação do movimento em fotografias requer que opte entre congelar a ação OU permitir que a desfocagem criativa exprima a ideia de movimento nas suas fotografias. O tutor da Canon, Brian Worley, partilha as suas melhores sugestões sobre como captar o movimento.

Shoot sharper fast-moving action

FOTOGRAFIA DE DESPORTO

Capte ação de movimento rápido com maior nitidez

Fotografar grandes cenas de ação, como surfistas urbanos no rio, praticantes de snowboard ou atletas, implica pensar antecipadamente. Em primeiro lugar, deverá pensar no que pretende captar, quão rápido é o movimento do seu motivo e onde deve colocar-se para fotografar.