child holding autumn leaf

Aproveitar a luz de outono

A mudança para as cores de outono significa que agora é um bom momento para dar um passeio com a sua câmara. A menor elevação do sol nesta estação significa que a luz é frequentemente quente e suave, excelente para fotografar durante todo o dia. A chegada das noites mais frias também garante uma maior probabilidade de existir formação de nevoeiro de manhã. Por isso, saia de casa para fotografar e filmar a cidade enevoada ou a paisagem rural antes de o sol o impedir.

Aumente o zoom

Quando quiser tirar retratos no início da luz de outono, o segredo é captar o seu motivo da melhor maneira possível. Ao aumentar o zoom sobre o seu motivo, mesmo que se afaste um pouco dele caso seja necessário, irá obter resultados melhores. A definição de zoom mais longa suaviza as caraterísticas faciais para garantir um resultado mais agradável.

Objetivas para retratos

O resultado final dos retratos é melhor quando utiliza uma objetiva mais longa. Mesmo que tenha uma objetiva standard, experimente aumentar o zoom para a definição mais longa e, em seguida, afaste-se do seu motivo a fotografar. Isto proporcionará resultados mais agradáveis.

Se tiver uma teleobjetiva de zoom mais longa, tente virar o zoom para reduzir a distância entre o seu motivo a fotografar e o fundo. Pode ter de se afastar um pouco do seu motivo a fotografar para tirar o máximo partido do efeito de compressão.

Com uma retroiluminação ou luz lateral forte, é importante que a parte da frente da sua objetiva esteja bem limpa. As marcas de dedos e a sujidade aumentam as hipóteses de obter reflexo, o que enfraquece as imagens e pode criar manchas de luz invulgares. É uma boa ideia utilizar um para-sol para reduzir este reflexo o quanto possível.

Modo de retrato

Rode o seletor de modos da câmara para os modos de cena e selecione o modo de retrato. Esta simples ação irá assegurar que as definições da câmara são melhor otimizadas para proporcionar pouca profundidade de campo e tons de pele suaves. Prepare-se para captar várias fotografias numa sequência ao tentar captar uma expressão fugaz.

Selecione um único rosto

O sistema de deteção de rosto da câmara identifica vários rostos nas fotografias. Se o motivo escolhido para o retrato se encontrar entre uma multidão, certifique-se de que seleciona o seu rosto como o rosto principal. Uma vez selecionado, a câmara acompanha o motivo enquanto o utilizador recompõe a sua moldura e se certifica de que tem a focagem e a exposição corretas.

Foque os olhos do motivo a fotografar

Ao definir a câmara para um modo da zona criativa, por exemplo, Tv, Av, P, M, obtém acesso a todas as definições que a sua câmara tem para oferecer. Selecione um único ponto AF e mova-o para um bom lugar ou foque os olhos do motivo e depois recomponha a cena. Ser bastante seletivo com os seus pontos de focagem irá assegurar que obtém os olhos do seu motivo a fotografar com um resultado nítido, o que é essencial para qualquer retrato.

Quando estiver a utilizar uma objetiva da Canon com um motor de focagem USM, pode ajustar manualmente a focagem depois de a focagem automática terminar. Basta rodar o anel de focagem na sua objetiva para refinar a focagem sobre o motivo a fotografar. Se tiver uma câmara da série EOS M e estiver a utilizar objetivas EF-M, pode obter um resultado semelhante com a função AF+MF na câmara.

Fotografe à sombra

No final das noites de outono, a luz do sol pode ser muito forte, criando uma situação desconfortável para o motivo do retrato. Também pode proporcionar fotografias com contrastes mais fortes e sombras profundas. Escolher uma área à sombra, em baixo de uma árvore ou à sombra de um edifício, irá produzir resultados bastante melhores, uma vez que o seu motivo não ficará com os olhos semicerrados. Além disso, o fundo brilhante atrás acrescentará drama à sua fotografia.

Aproveitar a luz de outono

A mudança das estações confere uma qualidade de luz especial ao final dos primeiros dias de outono. Devido à posição inferior do sol no céu, a luz solar das noites de outono apresenta um tom quente e suave, o que a torna excelente para retratos. Quando fotografar pessoas ou retratos, tire o máximo partido da luz, posicionando o seu motivo para que o sol fique por trás dele e, em seguida, ligue o flash incorporado para acrescentar um pouco de luz sobre o rosto do motivo. A câmara faz o trabalho, basta garantir que o motivo está relativamente próximo da câmara, geralmente a menos de quatro metros de distância.

Recupere a luz quente

Em alternativa, posicione o motivo de modo a que a luz quente o ilumine a partir de um lado. Experimente segurar numa folha de papel normal no lado oposto da fonte de luz para recuperar alguma luz de volta para o lado com sombra do rosto. O papel pode ser qualquer coisa, desde uma folha de papel fotográfico A3 a um menu de restaurante. Certifique-se apenas de que tem uma cor branca ou neutra.

Medição parcial para fotografias em contraluz

Se estiver a planear tirar uma fotografia com o sol por detrás do motivo a fotografar, pode descobrir que o rosto deste surge mais escuro do que o esperado. Altere o modo de medição para medição parcial e coloque o centro da moldura sobre o rosto do motivo a fotografar. A medição parcial mede a partir de um pequeno círculo ao redor do centro da moldura. Depois de medir o brilho, prima o botão * para bloquear a exposição antes de recompor a imagem.

Fotografar em dias nublados e de luz monótona

Por vezes, os primeiros dias de outono são nublados e isso proporciona sombras com menor iluminação. Por vezes, esta luz é ideal para fotografar retratos, mas por vezes também é necessário ajuda. Use um flash Speedlite e defina o zoom do flash de modo que a luz se encontre num feixe estreito. Depois aponte o feixe de luz ao seu motivo a fotografar para acrescentar profundidade e forma ao rosto. Muitas vezes isto funciona ainda melhor se puder utilizar o flash fora da câmara. Utilizar o flash automático E-TTL mantém as exposições com o melhor aspeto possível.

Dicas para retratos em interiores

Às vezes, o início do clima de outono é imprevisível e é necessário fotografar em espaços interiores. Tente encontrar uma janela e tente utilizar um pouco de material de malha ou tule branco como difusor. Posicione o motivo do retrato de modo a que a luz da janela caia sobre um dos lados do rosto e depois peça-lhe para virar ligeiramente a cabeça para olhar para fora da janela. Agora a luz suave irá iluminar uniformemente o rosto. Certifique-se de que desliga o flash da câmara e mantém a câmara fixa para obter os melhores resultados.

Escolha o seu ponto AF

Para fotografar retratos, paisagens ou cenas urbanas, precisa de assumir o controlo sobre o local que a câmara irá focar. Utilizar vários pontos AF funciona por vários motivos, mas quando pretende ser muito específico e obter uma focagem nítida dos olhos do seu motivo, um único ponto é muito mais fiável. Aceda às definições do modo na sua câmara e experimente os diferentes pontos focais disponíveis.

Cores saturadas

Defina a câmara para obter cores fortes e saturadas para criar imagens ousadas e cativantes do início do outono. As tonalidades amarelas, vermelhas e douradas das paisagens coloridas de outono são frequentemente mais refletoras do que as verdes. Como tal, definir a compensação de exposição da câmara para subexposição por -1/3 ou -2/3 pontos ajudará a captar cores mais forte e saturadas. Também pode experimentar a funcionalidade "My Colors" (Minhas cores) da sua câmara, caso disponível. Escolha a nitidez para cores fortes e saturadas.

Capte fotografias no formato RAW

As imagens em formato RAW (em oposição ao JPEG) oferecem uma flexibilidade máxima quando se trata do pós-processamento das imagens num computador. Se optar pelo RAW, verifique se tem espaço suficiente nos seus cartões de memória. As imagens RAW podem ser processadas em algumas câmaras ou, com mais frequência, num computador. A Canon inclui o software Digital Photo Professional nas câmaras EOS para o processamento de imagens RAW. Através do RAW pode alterar o equilíbrio de brancos para que as suas fotografias obtenham uma sensação mais apelativa. Também pode experimentar diferentes estilos de imagem, como o estilo de tons de outono, que pode transferir a partir do Website da Canon.

Gravar um vídeo

Gravar um filme no início do outono é uma oportunidade de mostrar o contraste entre as cenas coloridas vibrantes e as cenas de baixo contraste menos intensas. Os parques locais e as zonas rurais são os melhores lugares para obter cores vibrantes. Se estiver a filmar amigos, familiares ou outras pessoas, certifique-se de que as estrelas do filme estão também vestidas com cores vibrantes.

As cores da paisagem com folhas incandescentes em tons outonais são uma ótima maneira de construir a cena para o seu vídeo. Certifique-se de que filma alguns clips com as folhas a caírem das árvores ou então pegue num punhado de folhas e atire-as para o ar. Bastam algumas folhas a caírem em frente ao seu motivo a fotografar para criar um resultado apelativo. Muitos modelos LEGRIA dispõem de um modo de câmara lenta que consegue captar resultados como este. Tente ainda captar o som dos passos a amassarem as folhas secas. É efetivamente o som do tempo de outono.

Por fim, o passo mais importante é editar o filme e partilhá-lo antes de o outono passar a inverno.

A melhor reprodução de fotografias

Vale a pena selecionar um papel bom ao imprimir fotografias com tonalidades quentes. Embora o popular papel fotográfico superbrilhante Canon Pro Platinum proporcione resultados incrivelmente detalhados e vibrantes, também pode experimentar um papel mais suave. Um excelente exemplo é o papel fotográfico Canon Plus Semi-gloss, com um acabamento acetinado e um brilho reduzido para um acabamento mais suave.

O software My Image Garden da Canon inclui todas as definições de impressão, como tipo de papel, formato e margens num ecrã de navegação fácil. Além disso, pode acrescentar imagens a um calendário, organizá-los por evento ou combiná-los em colagens ou noutras formas de impressão criativas.

A Canon proporciona uma gama variada de suportes para a sua impressora PIXMA, desde mate, semibrilhante e superbrilhante. Todos eles têm caraterísticas próprias para se adequarem ao seu estilo fotográfico individual.