city skyline over water

Captar a cidade

As cidades são locais agitados por natureza, mas existem momentos em que o ritmo abranda, como durante a noite e na madrugada. Para fotografar nestas alturas, é bom que goste de fotografar com pouca luz. Isto significa velocidades de obturação lentas, valores ISO elevados e técnicas de estabilização da câmara.

A primeira coisa a não esquecer quando tirar fotografias com pouca luz é impedir que as definições automáticas utilizem o flash. Pode fazê-lo com o modo Flash Desligado e/ou o modo Cena Not. Portátil.

  • Modo Flash desligado: rode o seletor de modo da câmara para o modo Flash Desligado. Isto obrigará a câmara a utilizar as capacidades que tem de modo diferente para captar imagens sem flash. Para isso, a câmara vai aumentar a sensibilidade à luz (velocidade ISO), reduzir a velocidade do obturador e aumentar a abertura da objetiva.

Evitar a desfocagem causada por vibração da câmara

Em condições de pouca luz ou à noite, é necessário evitar que a câmara se mova no momento em que está a fotografar. Qualquer vibração da câmara pode causar desfocagem e estragar a fotografia. Coloque a câmara no chão, numa mesa sólida ou até num corrimão. Basta encostar firmemente a câmara a uma parede para conseguir mantê-la mais estável do que a sua mão consegue. As objetivas com estabilizador de imagem também ajudam.

  • Sugestão: também deve selecionar o modo Flash Desligado para fotografar em museus e outros locais onde a utilização do flash não seja permitida ou prejudique o ambiente.

Modo Cena Not. Portátil

Neste modo útil, a câmara tira uma série de quatro fotografias e combina os resultados numa única imagem em que a vibração da câmara é minimizada. No caso das cidades onde não é permitido utilizar tripés, o modo Cena Not. Portátil pode ser a solução para tirar fotografias nítidas na cidade à noite.

Leve uma objetiva boa, pequena e de abertura rápida

É sempre bom ter consigo uma boa objetiva de grande abertura como a Canon EF 50mm f/1.8 STM, que é excelente para fotografar com pouca luz. Esta objetiva pequena, leve e discreta oferece qualidade de imagem muito nítida. A ampla gama de definições de abertura das boas objetivas oferece um controlo fantástico da profundidade de campo. Para tirar o máximo partido destas objetivas, utilize o modo de prioridade à abertura (Av) e controle a profundidade de campo entre pouco profundo e muito profundo, ou utilize o modo de prioridade ao obturador (Tv) para controlar a forma como o movimento é captado. Outra vantagem da utilização destas objetivas é o facto de permitirem mais aproximação ao motivo, como alternativa ao zoom, o que pode permitir encontrar ângulos mais interessantes para as fotografias. Para fotografia em cidade ou fotografia geral, espreite as objetivas Canon EF 24mm f/2.8 IS USM ou Canon EF 35mm f/2 IS USM.

Esteja sempre pronto para disparar

Mantenha a sua câmara sempre pronta para disparar. Isto significa que tem de estar sempre atento às mudanças de luz enquanto anda pela cidade. Se ficar mais escuro, pense em aumentar o valor ISO ou a abertura. Se ficar mais claro, reduza o valor ISO ou a abertura. Assim, a configuração da câmara estará próxima da ideal quando surgir aquela cena incrível que pretende fotografar.

  • Sugestão: se a cidade tiver edifícios altos, verifique a posição da luz entre eles e pense na forma como a luz disponível poderá melhorar a sua imagem. Também deve pensar em voltar a um local numa hora do dia melhor em que a luz esteja como pretende.

Utilizar o estilo monocromático e filtros

Utilize o estilo de imagem Monocromático da sua câmara para criar imagens a preto e branco na câmara. Uma vez que o preto e branco é basicamente sombra e luz, o modo Monocromático ajuda a ver a variação do contraste. O ecrã LCD mostra as imagens a preto e branco, mas se fotografar em modo RAW, pode voltar à imagem a cores com o pós-processamento no computador.

Aumentar a definição de contraste no estilo de imagem Monocromática e adicionar um efeito de filtro amarelo quando estiver um sol brilhante pode dar às suas imagens um contraste ainda mais dramático.

Sabia que? As sombras são mais compridas no final do dia do que a meio do dia e os dias de céu limpo são aqueles em que as sombras têm os contornos mais bem definidos.

Tire o máximo partido dos efeitos de time-lapse

Mesmo que visite uma cidade por pouco tempo, um efeito de time-lapse é excelente para dar uma noção da rapidez do ritmo de vida. Algumas câmaras EOS possuem um temporizador que pode ser configurado para que a câmara tire uma fotografia de x em x segundos.

Não se esqueça de utilizar um tripé estável com a câmara. Pode tentar fotografar uma rua da cidade a partir de um ponto elevado, como o quarto do hotel, para criar um retrato interessante da cidade entre o nascer e o pôr do sol.

Para obter imagens suficientes para o seu filme time-lapse, lembre-se de que quanto mais curto for o intervalo, maior será o filme time-lapse. Se fotografar apenas durante algumas horas, é melhor utilizar um intervalo curto porque depois poderá sempre acelerar o filme na edição, se precisar.

Alterar a focagem

Nas grandes cidades com multidões, pode ser difícil focar motivos distantes. A sua câmara deteta frequentemente os motivos próximos que estão em frente e foca-os em vez de focar os motivos distantes que pretende. Em locais que tenham muitas pessoas, é provável que pretenda aumentar o zoom para algo que esteja mais distante.

Pequenos detalhes criam imagens poderosas

Fotografar uma cidade é procurar os pequenos detalhes que a tornam única. É sempre bom visitar os mercados das cidades e fotografar os produtos (e os vendedores).

Além de captar coisas diferentes daqueles que encontra onde vive, pode fotografar coisas icónicas de determinada cidade, por exemplo, as laranjas de Sevilha, as baguetes de Paris ou as salsichas bratwurst de Berlim.

  • Sugestão: para fotografar objetos pequenos, utilize o botão de focagem para selecionar o modo macro ou de grande plano (é o botão que tem a flor ou o símbolo de focagem manual) e aproxime-se do objeto de forma a encher a foto.

No modo Smart Auto, a câmara deve mudar para o modo Macro automaticamente. Basta manter a câmara imóvel durante um segundo e deverá ver o ícone no canto superior direito do ecrã mudar para uma flor.

Fotografe a mesma cena em horas diferentes

Se tiver tempo, tire fotografias da mesma parte da cidade em horas diferentes para mostrar os ritmos de vida diferentes.

Se lhe sobrar tempo na cidade, pode revisitar um local a horas do dia diferentes para fotografar pessoas e luzes diferentes. Bastam três ou quatro fotografias tiradas com intervalos iguais durante o dia para dar uma boa noção de como a cidade muda.

Fotografar motivos em movimento

Quando fotografar motivos em movimento, como pessoas a andar numa ponte ou praça, é melhor manter a câmara imóvel e desligar o flash. Isto fará com que a câmara selecione velocidades de obturador maiores para acentuar o movimento do motivo. Quando tentar este tipo de fotografia, procure sítios onde possa colocar a câmara e mantê-la com a máxima estabilidade. Faça experiências com o modo de prioridade ao obturador (Tv) se a sua câmara tiver esta função. Permite-lhe ajustar a velocidade do obturador e explorar a sua criatividade.

Prepare-se

Certifique-se de que a sua câmara está pronta para fotografar a cidade durante o dia e à noite. Seja qual for o modelo ou tipo de câmara que possui, é sempre bom manter a bateria carregada e ter muito espaço livre no cartão de memória para não perder uma fotografia preciosa.

Gravar cenas urbanas com a câmara de filmar LEGRIA

Imagine que o seu filme é um anúncio publicitário para a cidade que está a visitar e tente captar uma parte da vida da cidade. Defina para si próprio um objetivo claro e uma história para filmar para garantir que gravará o vídeo certo para contar a sua história. Pode centrar-se na moda, na arquitetura, na música ou numa rua em particular para criar um retrato da cidade em constante mudança.

Instantâneos de vídeo

Utilize o modo Snapshot de Vídeo para captar pequenas secções do vídeo que contem a história da cidade. Se a parte da cidade em questão tiver sons interessantes, vale a pena gravar um vídeo maior para poder utilizar uma secção contínua de som real ao longo de vários clipes de vídeo que tenha gravado separadamente. A Seleção Cena Áudio ajusta automaticamente as definições de gravação de áudio da câmara de vídeo para garantir que o som real da cidade é captado com clareza.

  • Sugestão: capte o movimento da cidade. As pessoas e os transportes públicos são bons motivos para mostrar a dinâmica de uma cidade e as suas mudanças ao longo do dia.

Mantenha-se atento à luz

A luz é sempre um fator importante quando gravamos vídeo numa cidade. Nem sempre terá alternativa. Em museus e outros espaços interiores, a luz costuma ser reduzida. Nestas situações, evite filmar enquanto anda. Grave numa posição estável, pare e depois prepare a gravação seguinte.

Quando estiver no exterior, a luz do dia é boa para gravar e mostrar detalhes, mas a luz do sol pode causar sombras muito contrastantes. Um céu nublado costuma proporcionar melhores resultados.

Para filmar à noite, faça algumas experiências até chegar ao resultado pretendido porque a luz é reduzida. Faça por começar a gravar na altura do crepúsculo, encontre locais bem iluminados e utilize um tripé sempre que possível.

A melhor reprodução de fotografias

As imagens de cidade podem resultar em impressões poderosas que serão excelentes motivos de conversa quando as pendurar nas paredes da sua casa. E quando tiver conseguido uma imagem da qual se orgulha, que tal mostrá-la em toda a sua glória ou enviá-la a um amigo?

Quando regressar da cidade que foi fotografar, pode juntar e imprimir as melhores imagens para fazer uma colagem fantástica. Ou selecionar algumas imagens para imprimir e criar o seu guia pessoal para a cidade e para as coisas que descobriu.

Envie um postal a um amigo

As impressões em tamanho pequeno como 10x15 cm ou 13x18 cm são ideais para partilhar com amigos e familiares. Até pode enviar as fotografias como postais impressos com a sua impressora PIXMA. Utilize um papel brilhante como o papel fotográfico Plus Glossy ou o papel fotográfico Pro para obter as impressões mais nítidas e as cores mais vivas.