Christine Sonvilla looking through printed copies of photographs scattered on a table.

IMPRESSÃO

Imagens com impacto: por que razão a impressão faz a diferença

Se quiser ser um melhor fotógrafo, é muito importante que consiga identificar numa imagem as características de que gosta ou não gosta, e os aspetos que poderiam ser melhorados. A forma mais fácil de o fazer é imprimir uma cópia física, que representa com precisão as cores e a qualidade de imagem, a qual pode segurar com a mão e ver de perto.

Há mais de uma década, Christine e o seu marido, Marc Graf, especializaram-se em fotografia da vida selvagem com um foco na conservação. O seu trabalho foi publicado em livros e revistas de todo o mundo, incluindo a National Geographic.

"Uma fotografia impressa tem um aspeto diferente da do ecrã", afirma Christine, "e, por isso, é uma tarefa essencial imprimir as fotografias e olhar para elas como se fosse a primeira vez. Identifique aquilo de que gosta e não gosta na imagem e utilize essa informação da próxima vez que fotografar. Descubra como corrigir quaisquer erros que tenha notado. Quanto mais praticar, mais rápida será a sua curva de aprendizagem."

"O impacto criado com uma imagem impressa será sempre mais substancial do que as imagens digitais na Internet ou nas plataformas de redes sociais, onde existem milhares de imagens a aparecer todos os dias", acrescenta Marc. "Com uma imagem impressa, tem algo especial."

Christine and Marc stand by a printed version of one of their shots displayed as part of an outdoor exhibition in a forest.
Christine e Marc experimentam formas inovadoras de apresentar o seu trabalho, incluindo exposições ao ar livre que ligam as pessoas à natureza envolvente e não apenas às imagens. As impressões precisam, naturalmente, de ser grandes, robustas, vibrantes e apelativas.

Para imprimir em casa, a elegante 3 em 1 sem fios da série Canon PIXMA TS8350 é ideal. Com seis tinteiros individuais e a tecnologia FINE da Canon, esta impressora multifunções A4 pode produzir impressões com qualidade de laboratório fotográfico, assim como lidar com projetos de trabalho e diversão em família. Com o tinteiro ChromaLife100 da Canon, pode desfrutar de impressões mais duradouras que podem durar até 100 anos em álbum. Existe mesmo uma ranhura para cartões SD para que possa imprimir diretamente a partir do seu cartão de memória.

Independentemente da impressora que utilizar, como é que imprimir as suas fotografias melhora a sua fotografia? Christine e Mac partilham as suas opiniões de especialistas.

Mostre as imagens com uma nova luz

A Canon Océ Colorado 1640 printing out a large-scale shot of a brown bear in a forest.
Quando Christine e Marc precisam de imprimir os seus motivos em tamanho real confiam na impressora de nível profissional Océ Colorado 1640.

A impressão oferece uma forma de partilhar as suas fotografias favoritas que não seja por USB. Por que não criar um álbum das suas melhores fotografias e partilhá-lo com amigos? A natureza física da impressão atribui mais valor às imagens, especialmente se forem um presente.

"Haverá várias ocasiões em que irá olhar para uma fotografia impressa e dizer: 'Ah, nunca me apercebi de que isto estava na foto'", diz Christine.

Como expositores ávidos, Christine e Marc utilizam a Canon imagePROGRAF PRO-1000 para imprimir e avaliar as suas imagens, tirando partido da sua capacidade de imprimir até ao tamanho A2 e da precisão das cores do seu sistema de 12 tinteiros. Para uma versatilidade ainda maior, incluindo apresentações gráficas do tamanho de banner merecedoras de serem exibidas, impressões dos seus motivos maiores do que o tamanho real, que incluem uma infinidade de espécies ameaçadas, como ursos de montanha e grandes felinos, o casal depositou a sua confiança na Océ Colorado 1640.

A impressão gera mais opiniões

A close up shot of a red squirrel on the driveway to a stately manor in Vienna.
O processo de seleção de fotografias para imprimir, quer sejam fotografias para pendurar nas paredes ou para exibir numa exposição, ensina-o a distinguir as boas imagens das menos boas.

Por vezes, avançar significa voltar atrás e melhorar a forma como fotografa significa ser honesto ao avaliar o seu trabalho. Utilizar uma impressora como a série Canon PIXMA TS8350 pode ajudar neste processo.

Examinar um lote de fotografias para selecionar a imagem a imprimir obriga-o a aperfeiçoar as suas capacidades na identificação dos atributos que tornam uma imagem boa. Se ainda não tiver a certeza, basta perguntar a outros, aconselha Marc.

"O melhor comentário, bom e mau, vem de quando apresentamos as nossas imagens físicas impressas em exposições", afirma. "Quem observa está concentrado em algo como dez imagens, em comparação com possivelmente centenas delas no Instagram. Ao reduzir a quantidade podem focar-se de uma forma mais real e séria. As pessoas são mais honestas a dar opiniões, e tendo em conta o contexto da nossa fotografia de conservação, é o mais importante."

Exiba as suas cores

Wildlife photos by Christine Sonvilla and Marc Graf on display in an outdoor exhibition in a forest.
As impressões de grande escala de Christine e Marc, produzidas na Océ Colorado 1640 com a sua inovadora tecnologia UVgel, mantêm-se nítidas e brilhantes mesmo quando expostas a elementos externos.

Um dos principais problemas com a partilha de imagens online é a falta de controlo que tem sobre a forma como os outros veem o seu trabalho e, em particular, a forma como as cores aparecem. Ao utilizar uma impressora da série Canon PIXMA TS8350 com tecnologia de tinteiros ChromaLife100 é garantido que tanto as cores como a qualidade das suas impressões permanecem vivas e duram até 100 anos*, num álbum.

"Uma das razões pelas quais escolhemos as impressoras da Canon é porque as cores são muito mais duradouras", afirma Christine. "Mesmo após um ano inteiro expostas a elementos externos e à radiação UV, as nossas fotografias parecem ter sido impressas há apenas um dia e, por isso, podemos reutilizar as impressões das nossas exposições ano após ano."

Escrito por Natalie Denton


* Com base em testes acelerados pela Canon num local de armazenamento escuro, sob condições controladas de temperatura, humidade e gás, simulando o armazenamento num álbum com capa de plástico. A Canon não pode garantir a longevidade das impressões; os resultados podem variar dependendo da imagem impressa, tempo de secagem, condições de exposição/armazenamento e fatores ambientais.

Artigos relacionados

Produtos relacionados

Artigos relacionados



A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Voltar a todas as sugestões e técnicas