Sunset over town

Fotografia de paisagem

Veja a diferença com uma objetiva de paisagem especializada

Independentemente da objetiva que utilizar para fotografar, será capaz de captar excelentes imagens de paisagens. No entanto, existem alturas em que a utilização de uma objetiva especializada lhe permite tirar o máximo partido de uma cena.

As objetivas grande-angular, muitas vezes conhecidas como objetivas de paisagem, oferecem vistas amplas que lhe permitem colocar mais elementos no enquadramento para criar mais interesse e drama.

Vamos ver alguns exemplos...

Old Brighton pier

Imagem à esquerda:
Canon EOS 5DS – distância focal de 105,0 mm
1/80 s, f/4.0, ISO 800

Imagem à direita:
Canon EOS 5DS – distância focal de 24,0 mm
1/60 s, f/4.0, ISO 800

Fotografar com uma distância focal mais longa permite obter uma melhor visualização dos detalhes, que, de outra forma, seriam perdidos. A utilização de uma objetiva mais ampla afasta a atenção destes detalhes e dá ênfase à área circundante, que nos mostra mais da cena. O fundo suave acrescenta contraste e os postes e a praia permitem que a composição fique melhor enquadrada ao incluir mais suportes de barras de aço.

City view at night

Imagem à esquerda:
Canon EOS M5 – distância focal de 50,0 mm
20 s, f/8.0, ISO 100

Imagem à direita:
Canon EOS M5 – distância focal de 21,0 mm
13 s, f/8.0, ISO 200

Ao utilizar a objetiva de zoom com uma distância focal de 50 mm na primeira fotografia, são apresentados detalhes da cidade em grande plano e é possível ver cada edifício individualmente. Com uma distância focal de 21 mm, podemos adicionar mais edifícios, bem como focar a iluminação invulgar desta fotografia de paisagem urbana, incluindo os azuis a atravessar as nuvens e as luzes quentes das casas em frente.

Bridge over low tide

Imagem à esquerda:
Canon EOS 200D e Canon EF-S 18-55mm f/4-5.6 IS STM a uma distância focal de 18,0 mm
1/10 s, f/5.0, ISO 400

Imagem à direita:
Canon EOS 200D e Canon EF-S 10-18mm f/4,5-5.6 IS STM a uma distância focal de 10,0 mm
1/8 s, f/5.0, ISO 400

A utilização de uma objetiva mais ampla para esta cena permitiu enquadrar mais parte do mar, o que equilibra melhor a ponte na composição. A objetiva grande-angular também produziu uma imagem com mais céu, o que proporcionou uma bela variedade de cores vistas neste dia nublado.

Quer se trate de uma linha do horizonte mais completa, de mais detalhes do céu e do primeiro plano ou de caraterísticas que não foram vistas com a objetiva normal, a utilização de uma objetiva grande-angular especializada pode realmente ter vantagens ao fotografar paisagens.

Artigos relacionados
A landscape shot of a tree on the side of a hill, in front of a purple sky.

FOTOGRAFIA DE PAISAGEM

As melhores sugestões para fotografias de paisagens

Descubra as técnicas de fotografia que o ajudarão a elevar as suas fotografias de paisagens a outro nível.

LANDSCAPE AND MACRO PHOTOGRAPHY

FOTOGRAFIA MACRO E DE PAISAGENS

Fotografia macro e de paisagens – tudo numa única imagem

Heink Spranz combina as competências técnicas com um toque de criatividade para criar fotografias fabulosas que se tornaram extremamente populares na Internet.