Sunset over town

Fotografia de paisagem

Veja a diferença com uma objetiva de paisagem especializada

Independentemente da objetiva que utilizar para fotografar, será capaz de captar excelentes imagens de paisagens. No entanto, existem alturas em que a utilização de uma objetiva especializada lhe permite tirar o máximo partido de uma cena.

As objetivas grande-angular, muitas vezes conhecidas como objetivas de paisagem, oferecem vistas amplas que lhe permitem colocar mais elementos no enquadramento para criar mais interesse e drama.

Vamos ver alguns exemplos...

Old Brighton pier

Imagem à esquerda:
Canon EOS 5DS – distância focal de 105,0 mm
1/80 s, f/4.0, ISO 800

Imagem à direita:
Canon EOS 5DS – distância focal de 24,0 mm
1/60 s, f/4.0, ISO 800

Fotografar com uma distância focal mais longa permite obter uma melhor visualização dos detalhes, que, de outra forma, seriam perdidos. A utilização de uma objetiva mais ampla afasta a atenção destes detalhes e dá ênfase à área circundante, que nos mostra mais da cena. O fundo suave acrescenta contraste e os postes e a praia permitem que a composição fique melhor enquadrada ao incluir mais suportes de barras de aço.

City view at night

Imagem à esquerda:
Canon EOS M5 – distância focal de 50,0 mm
20 s, f/8.0, ISO 100

Imagem à direita:
Canon EOS M5 – distância focal de 21,0 mm
13 s, f/8.0, ISO 200

Ao utilizar a objetiva de zoom com uma distância focal de 50 mm na primeira fotografia, são apresentados detalhes da cidade em grande plano e é possível ver cada edifício individualmente. Com uma distância focal de 21 mm, podemos adicionar mais edifícios, bem como focar a iluminação invulgar desta fotografia de paisagem urbana, incluindo os azuis a atravessar as nuvens e as luzes quentes das casas em frente.

Bridge over low tide

Imagem à esquerda:
Canon EOS 200D e Canon EF-S 18-55mm f/4-5.6 IS STM a uma distância focal de 18,0 mm
1/10 s, f/5.0, ISO 400

Imagem à direita:
Canon EOS 200D e Canon EF-S 10-18mm f/4,5-5.6 IS STM a uma distância focal de 10,0 mm
1/8 s, f/5.0, ISO 400

A utilização de uma objetiva mais ampla para esta cena permitiu enquadrar mais parte do mar, o que equilibra melhor a ponte na composição. A objetiva grande-angular também produziu uma imagem com mais céu, o que proporcionou uma bela variedade de cores vistas neste dia nublado.

Quer se trate de uma linha do horizonte mais completa, de mais detalhes do céu e do primeiro plano ou de caraterísticas que não foram vistas com a objetiva normal, a utilização de uma objetiva grande-angular especializada pode realmente ter vantagens ao fotografar paisagens.

Artigos relacionados
LANDSCAPE PHOTOGRAPHY

FOTOGRAFIA DE PAISAGEM

Lista de verificação de fotografias de paisagens

Aqui tem uma lista de verificação mental rápida: as seis coisas mais importantes a ter em conta ao fotografar paisagens.

TIME-LAPSE PHOTOGRAPHY

FOTOGRAFIA TIME-LAPSE

Sugestões para fotografia time-lapse

Neste vídeo e guia de curta duração, irá aprender como começar a trabalhar com fotografia em time-lapse.

LANDSCAPE AND MACRO PHOTOGRAPHY

FOTOGRAFIA MACRO E DE PAISAGENS

Fotografia macro e de paisagens – tudo numa única imagem

Heink Spranz combina as competências técnicas com um toque de criatividade para criar fotografias fabulosas que se tornaram extremamente populares na Internet.