light trail over empty road

Fotografia de exposição

Fotografia de longa exposição

A exposição longa refere-se a fotografar com velocidades do obturador entre alguns segundos e algumas horas e é uma excelente técnica para captar fotografias de paisagens impressionantes.

Primeiro, terá de fixar a câmara num tripé. Segurar a câmara com a mão e utilizar uma velocidade de obturador de até mesmo 1 segundo vai produzir uma imagem desfocada. Defina o ISO consoante a cena e utilize o modo prioridade ao obturador (Tv) para ajustar a velocidade do obturador até 30 segundos. Utilize um disparo do obturador remoto, como o telecomando RC-6, o telecomando RS-60E3 ou o telecomando sem fios Canon BR-E1. Em alternativa, o temporizador de 2 segundos evita qualquer vibração da câmara quando prime o obturador.

Como pode ver no exemplo acima, o movimento da Terra durante a exposição longa criou este efeito de rasto de estrelas ao longo do céu noturno.

O desafio de fotografar com exposições longas durante o dia é definir a velocidade do obturador para permitir a ocorrência de movimento suficiente. Idealmente, recomendamos velocidades do obturador superiores a alguns segundos. Por isso, lembre-se de manter o ISO baixo e a abertura pequena. Também ajuda fotografar em condições de sombra ou nubladas ou ao nascer ou pôr do sol, quando existe menos luz. Em alternativa, invista num filtro que se fixa na extremidade da objetiva e que impede a entrada de alguma luz. Um filtro de densidade neutra (ND) funcionará melhor. Algumas câmaras compactas, como a série PowerShot G7 X, têm um filtro ND incorporado que pode ligar e desligar no menu.

Com um ISO baixo de 100 e uma abertura pequena de f/16, foram utilizadas velocidades do obturador de 1/10 e 30 segundos para captar a desfocagem da maré a subir e a baixar.

Artigos relacionados
Fireworks photography

FOTOGRAFIA DE FOGO DE ARTIFÍCIO

10 sugestões para o ajudar a tirar melhores fotografias de fogo de artifício

Das melhores definições da câmara à inclusão de familiares e amigos no enquadramento, saiba como fotografar a alegria e a magia do fogo de artifício.

Light Painting Photography

FOTOGRAFIA DE PINTURA COM LUZES

Pintar em imagens utilizando uma fonte de luz e uma exposição longa

A pintura com luzes é uma popular atividade fotográfica principalmente porque é muito fácil de conseguir grandes resultados, requer pouco equipamento especializado e podem obter-se alguns resultados muito interessantes.

Astrophotography

ASTROFOTOGRAFIA

Como fotografar o céu em noites estreladas

A tecnologia das novas câmaras torna mais fácil do que nunca fotografar o céu à noite. Estas sugestões profissionais vão ajudá-lo a conseguir imagens verdadeiramente celestiais.