ocean view at sunset

FOTOGRAFIA DE PAISAGEM

Os segredos de como captar paisagens marítimas

O impressionante contraste entre a costa e o mar, as formas que a luz cria quando reflete na ondulação e as alterações climáticas drásticas tornam as paisagens marítimas um motivo particularmente popular para fotógrafos de paisagens. Captar a fotografia perfeita pode ser um desafio, mas dedique algum tempo a compreender qual o momento, o posicionamento e a composição ideais, e será recompensado com resultados criativos maravilhosos.

Luz fantástica – o único aspeto que separa os fotógrafos de paisagens profissionais dos simples viajantes com uma câmara é saberem apreciar e compreender a luz. Escolher a melhor altura do dia para aproveitar a paisagem marítima é extremamente importante, uma vez que a luz varia ao longo do dia em termos de intensidade, direção e cor.

Momento perfeito – não existe necessariamente um "momento certo". No entanto, durante as "horas douradas" do amanhecer e do anoitecer, e ainda a "hora azul", irão produzir uma cor interessante.

Dependente do tempo – a fotografia de paisagens marítimas será invariavelmente influenciada tanto pelo que acontece no céu como no mar. O tempo pode adicionar um toque interessante a uma fotografia de paisagem marítima, seja pelas nuvens douradas finas e macias ou pelas nuvens escuras que anunciam tempestades devastadoras. Novamente, não existe um estado do tempo ideal para fotografar, mas aprender a reconhecer padrões meteorológicos interessantes e saber como tirar o melhor partido deles fotograficamente é uma boa competência a aperfeiçoar.

Captar o movimento – criar a sensação de movimento numa paisagem marítima pode adicionar interesse a um cenário que, de outra forma, seria banal. As duas áreas principais em que deve focar-se são o mar e o céu com o seu movimento relativamente lento. Para captar o seu movimento é necessário uma velocidade do obturador lenta e um suporte de câmara, normalmente um tripé.

Ao manter o ISO baixo e a abertura pequena (valor f grande) irá obter velocidades de obturação mais lentas. Utilize um obturador remoto para capturas superiores a 30 segundos. Veja como as nuvens em movimento e a maré a subir na praia se envolvem num banho de cor extremamente suave. Em alternativa, pode aumentar a velocidade do obturador para velocidades super-rápidas e captar cada salpico do rebentar das ondas.

Artigos relacionados
TRAVEL PHOTOGRAPHY

FOTOGRAFIA DE VIAGEM

Voo, passaporte, câmara: 10 sugestões de fotografia de viagem que tem de experimentar

Para conseguir fotografias de viagem com mais impacto, siga as nossas principais sugestões para tirar fotografias arrebatadoras das suas férias.

SEASCAPE PHOTOGRAPHY

FOTOGRAFIA DE PAISAGENS MARÍTIMAS

Fotógrafo de paisagens marítimas e de ação

Observe o Steve enquanto ele nos mostra como capta as paisagens marítimas e as fotografias de ação de forma semelhante para criar fotografias deslumbrantes.

LANDSCAPE PORTRAITURE

RETRATOS DE PAISAGENS

Incluir pessoas para adicionar uma nova dinâmica

O fotógrafo norueguês Johnny Haglund teve sempre uma paixão por sítios selvagens, isolados e místicos.

Adicionar um toque interessante – por vezes, fotografar apenas o mar e o horizonte resulta numa imagem pouco interessante. Como espetadores, precisamos de algo na imagem que chame a atenção e que ofereça um pouco de interesse visual.

Procure formas de compor as paisagens marítimas ao utilizar objetos em primeiro plano. Os objetos feitos pelo homem, como talha-mares, barcos, cais e faróis, adicionam contraste ao ambiente natural, enquanto as caraterísticas naturais, como arcos, pilares, montes de rochas, seixos, adicionam interesse se pretender focar a atenção em elementos naturais.