Geoff shooting the video from top with EOS 80D.

TÉCNICAS DE VÍDEO

Como criar uma história em vídeo

Antes de gravar a sua história em vídeo, é essencial escolher um motivo que lhe pareça interessante. Isto permite focar a sua atenção e ajuda-o a captar os elementos essenciais que mantêm os seus espetadores agarrados ao ecrã. As seguintes dicas vão ajudá-lo a captar todas as imagens necessárias para as suas histórias.

Planeie a sua sessão de vídeo

Geoff drawing storyboard with pencil in a notebook.
Passe a sua ideia para o papel e prepare o seu equipamento.

Planear a sua sessão de vídeo ajuda-o a certificar-se de que vai captar todas as imagens necessárias. Tirar notas sobre o conteúdo que pretende filmar e sobre a forma como pretende abordá-lo ajuda-o a organizar a sessão de vídeo na sua cabeça antes mesmo de esta começar.

Prepare o seu equipamento antes de começar a filmar. Carregue as baterias e limpe as objetivas. Lembre-se que as baterias esgotam-se mais rapidamente durante a gravação de vídeos do que ao fotografar. Por isso, certifique-se de que tem baterias sobressalentes consigo. Formate os cartões de memória na sua câmara para que todos estejam prontos para a sessão de vídeo. Os ficheiros de vídeo são grandes, pelo que poderá precisar de cartões de memória com uma maior capacidade.

A maioria das câmaras tem um microfone incorporado que lhe permite gravar som. No entanto, pode captar áudio de forma mais eficaz com um microfone externo, como o microfone estéreo Canon DM-E100. As câmaras, como a EOS M6 Mark II, têm portas para microfones externos para garantir que o seu som é límpido.

Construa o seu cenário

Construa o cenário para o seu filme com uma série de fotografias amplas do local. Misture estes elementos com alguns detalhes e grandes planos do ambiente onde está a filmar. Objetivas de zoom com motor passo a passo (STM): as opções incluem a EF-M 55-200mm f/4.5-6.3 IS STM, EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM e RF 24-105MM F4-7.1 IS STM – são excelentes para gravar filmes, pois funcionam de forma suave e silenciosa.

Certifique-se de que se movimenta por todo o local e evite filmar a partir da mesma posição. Estas imagens servirão de apresentação à sua história, mostrando ao espetador o contexto e o local escolhido para o seu filme. Tente captar, pelo menos, dez segundos por clipe para estas imagens gerais, para que tenha liberdade criativa na edição.

Apresente o motivo

Shot from video Robot Man with the subject named Alan standing in front of the camera.
Capte a essência do personagem principal para o apresentar ao público.

Apresente o personagem principal do seu filme e inclua detalhes como a sua origem e ocupação. Grave diferentes clipes do motivo em ação e experimente enquadramentos ou estilos de iluminação menos comuns. Muitas câmaras, por exemplo a EOS RP, a EOS M50 ou a EOS 6D Mark II, permitem utilizar a focagem automática, na qual pode confiar para manter o rosto do motivo focado durante a filmagem.

Fale com o seu motivo enquanto filma, pois isto faz com que as suas expressões sejam bastante mais naturais. Isto também o pode ajudar a descobrir uma outra camada da sua personalidade que poderá igualmente querer incluir no vídeo.

Faça uso dos grandes planos

Isolar objetos específicos com um grande plano pode ajudá-lo a tornar o seu vídeo mais interessante. Estas imagens em grande detalhe podem ser bastante úteis durante a edição do filme.

Nem todos os grandes planos exigem uma objetiva macro. A sua objetiva standard pode ajudá-lo a obter ótimos resultados na grande parte dos casos. Aumente o zoom tanto quanto possível para tornar os motivos ainda maiores na moldura e para os isolar do fundo.

Os objetos com textura e os pequenos pontos de cor são ideais para imagens abstratas em grande detalhe. Não se esqueça de mover a câmara, adicionando detalhes à imagem contra um fundo desfocado.

Explore diferentes perspetivas e faça experiências

Geoff crouching on the floor taking a video of the robot with EOS 80D.
Eleve-se ou deite-se no chão e dedique algum tempo a experimentar algo diferente.

Tente captar os seus motivos a partir de ângulos menos comuns. Nem todas as imagens poderão funcionar, mas nunca saberá se não tentar! Mude o seu ponto de vista, coloque-se acima do seu motivo e filme a partir de cima, ou deite-se no chão e filme a partir de baixo. Filmar por baixo do motivo pode proporcionar uma perspetiva totalmente única. Um ecrã tátil de ângulo variável, tal como o da EOS 850D, pode ser muito útil para isso. Alterar a posição pode tornar o seu vídeo muito mais dinâmico do que filmar só a partir de um ponto de vista normal.

Se estiver a filmar para além do motivo em primeiro plano, selecione um ponto de focagem específico para manter o fundo nítido, ao mesmo tempo que introduz alguma desfocagem cinematográfica do primeiro plano.

Analise a sua composição

Pense sobre a melhor forma de enquadrar os elementos na sua imagem. Por vezes, as abordagens de composição mais comuns, como a regra dos terços e das linhas de orientação, funcionam bem. Certifique-se de que experimenta outros pontos de vista. Por exemplo, utilize a simetria para criar imagens alternativas.

Recorra a imagens em grande detalhe e cortes radicais para manter o espetador interessado. Experimente diferentes ângulos e pontos de vista e descubra o seu próprio estilo, para que o seu filme se destaque dos demais.

Brinque com a velocidade e com o tempo

Geoff leaning over EOS 80D on a tripod filming a robot.
Utilize o time-lapse para condensar as cenas mais longas de forma a obter um efeito mais dramático.

Os cortes repentinos ajudam a aumentar o ritmo e o dramatismo do seu filme. Grave sequências semelhantes a partir do mesmo ângulo e, em seguida, alterne entre as diferentes partes de cada sequência para passar de um momento para o outro.

Se a sua câmara incluir opções de time-lapse e elevada taxa de fotogramas, pode utilizá-las para jogar com a velocidade e o tempo. Capte a atenção do espetador com uma sequência em time-lapse para comprimir ação mais lenta em clipes curtos. Utilize a opção de elevada taxa de fotogramas para abrandar ação rápida.

Crie suspense

Para começar a preparar o espetador para o final do filme, é necessário criar alguma tensão visual. Para fazê-lo, utilize uma série de diferentes imagens, grandes planos e imagens amplas. Reenquadrar a câmara de um motivo neutro para a grande cena final é uma ótima forma de aproximar o vídeo da sua fase final.

Mantenha os clipes curtos para criar suspense. Lembre-se de que pode sempre remover alguns segundos de um clipe mais longo. Por isso, tente captar alguns segundos de imagens adicionais antes e depois do conteúdo que pretende captar.

Capte a ação e subsequente reação

Geoff looking at the LCD screen on the back of EOS 800D filming Robot Man video.
Não se esqueça de captar as reações e emoções dos motivos no vídeo.

Mude para uma bateria totalmente carregada antes de passar à cena final. Não vai querer perder nenhuma parte da ação por causa de bateria fraca. Além disso, certifique-se de que tem espaço suficiente no seu cartão de memória.

É essencial captar a ação final do seu filme, mas não se esqueça da reação dos personagens envolvidos. É possível que tenha de se deslocar rapidamente. Continue a filmar e tente movimentar a câmara suavemente. O punho de tripé Canon HG-100TBR, que funciona melhor com câmaras mais pequenas como a EOS M6 Mark II, pode ajudá-lo a obter filmagens estáveis. Transforme a sua imagem ampla num grande plano alterando a sua posição e aumentando o zoom da objetiva. Procure captar a sensação de participar na ação que o rodeia, pois vai querer que os seus espetadores se sintam parte da mesma.

Divirta-se

Divirta-se durante a gravação dos seus filmes uma vez que, por vezes, as coisas nem sempre correm como esperado, mas aprendemos sempre com estas situações. Ao criar empatia com os seus motivos, pode descobrir mais sobre as pessoas e sobre o mundo à sua volta.

Quando está a captar um filme, tem total controlo sobre a forma como a história é contada. Quando trabalhamos com pessoas, acabamos sempre por influenciar a sua descrição dos eventos e situações. O seu filme inclui uma parte da sua personalidade. Por isso, divirta-se enquanto o grava.

Artigos relacionados
Stef Michalak crouching on a path with a Canon EOS M50 to film his son's first ride on a balance bike.

TÉCNICAS DE VÍDEO

Transforme um dia em família num fantástico filme caseiro

Capte momentos preciosos em família e aprenda a tirar o máximo partido das funcionalidades de vídeo da sua câmara EOS com Stef Michalak, vlogger de temas familiares.

A wooden chopping board with balls of colourful clay spread along it.

TÉCNICAS DE VÍDEO

Dicas para filmagens em stop-motion

O animador profissional Ed Jackson revela como criar um filme de animação Stop-Motion.

Introducing the Canon EOS M50 Mark II

TÉCNICAS DE VÍDEO

Crie um documentário cativante com a sua câmara EOS

O galardoado realizador documental e Embaixador da Canon Joel Santos partilha as suas melhores sugestões para contar histórias em vídeo.

Produtos relacionados

Artigos relacionados

A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Voltar a todas as sugestões e técnicas