Three cyclists ride around a velodrome; the cyclists are in sharp focus, with everything else blurred.

NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAFIA

Aprenda a utilizar o efeito de "panning" para conseguir melhores fotografias de ação

O efeito de "panning" é uma técnica geralmente aplicada a imagens de ação para transmitir uma sensação de movimento. Implica manter uma velocidade do obturador baixa e deslocar a câmara na mesma direção que o motivo. Quando executado corretamente, o motivo mantém-se nítido enquanto o fundo e quaisquer objetos estáticos no enquadramento surgem com uma desfocagem suave.

O efeito de "panning" pode ser utilizado para proporcionar uma sensação de movimento às suas fotografias, para um efeito criativo e para suavizar o fundo, focando mais o seu motivo.

Seja qual for a sua intenção, o efeito de "panning" é uma grande competência para se ter, e o segredo para conseguir um efeito impressionante é... a prática. O efeito de "panning" requer um bom controlo da câmara, por isso, nada substitui a experiência. As provas de atletismo representam excelentes motivos para praticar o efeito de "panning", já que oferece imensas oportunidades de aperfeiçoar as suas competências à medida que os motivos completam as voltas.

Configurar a câmara

Mude para o modo de prioridade ao obturador ou o modo manual total e selecione a velocidade do obturador. A velocidade depende de vários fatores: a rapidez com que o motivo se desloca, a distância entre si e o motivo, a objetiva que está a utilizar e o nível de efeito de desfocagem que pretende alcançar.

Comece com uma velocidade do obturador, como 1/60 segundos, e reduza à medida que fica mais confortável com a ação. Não se esqueça de desligar o estabilizador da objetiva (a menos que esteja a fotografar com uma objetiva com uma função de Modo 2; se for esse o caso, utilize esta opção).

O efeito de "panning" é uma excelente forma de adicionar interesse a uma imagem de ação com o céu nublado. A utilização de uma objetiva mais ampla e a proximidade da pista produzem uma fotografia que atrai o espetador para a ação.

Foque previamente

Para evitar que a câmara foque novamente durante o efeito de "panning", opte por pré-focar a objetiva. Decida onde pretende captar o motivo e foque a câmara e, em seguida, mude a objetiva para focagem manual.

À medida que o motivo se aproxima, observe o movimento cuidadosamente através do visor, coloque um quadrado AF no motivo e continue a acompanhá-lo através do visor à medida que se move à sua frente. Utilizando um movimento suave, desloque a câmara na direção de deslocação, tendo cuidado para minimizar o movimento vertical. Utilizando o disparo contínuo, prima o obturador antes de o motivo atingir a sua posição pré-focada e tire uma série de fotografias até o motivo ter passado pelo ponto de disparo pretendido.

Verifique a imagem no ecrã da câmara. Se o seu motivo estiver perfeitamente focado e o fundo apresentar uma desfocagem extremamente suave, considere o seu objetivo alcançado. No entanto, é provável que queira repetir!

Artigos relacionados
A river flowing through a landscape of mossy rocks.

NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAFIA

Aprenda a utilizar corretamente a exposição

Descubra como ajustar a quantidade de luz nas suas imagens para alterar o aspeto das suas fotografias.

A windmill against a green countryside background on a cloudy day.

NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAFIA

Melhore as suas imagens com a fotografia HDR

Aprenda a combinar várias imagens da mesma cena para poder captar os detalhes nos elementos mais claros e escuros de uma fotografia.