Stef Michalak crouching on a path with a Canon EOS M50 to film his son's first ride on a balance bike.

TÉCNICAS DE VÍDEO

Momentos a valorizar: filmar a família

O Stef e a Hannah Michalak descrevem-se como "uma família de Bath que faz vídeos". O casal regista momentos íntimos da sua aventura da parentalidade através de uma série de vídeos cinematográficos que captaram as atenções de todos: desde que se juntaram ao YouTube em 2012, os vlogs semanais dos Michalaks atraíram 276 000 subscritores e acumularam mais de 43 milhões de visualizações.

Embora os vídeos mostrem as suas vidas transmitindo uma sensação de autenticidade e espontaneidade, são o resultado de um planeamento, gravação e edição cuidadosos: um processo que o Stef aperfeiçoou através de um processo de tentativa e erro e de anos de prática.

Para o Stef e a Hannah, este trabalho árduo valeu a pena. Não só porque alcançaram o sucesso enquanto YouTubers, mas porque têm uma biblioteca de belos vídeos que poderão ver nos próximos anos. Como Stef afirma, "vale mesmo a pena empenharmo-nos um pouco, porque não há dinheiro que pague o valor que um vídeo tem para a nossa família. Nunca iremos, daqui por 20 anos, olhar para trás e pensar que nos arrependemos imenso do dia em que fizemos aquelas filmagens e criámos aquele belo vídeo. O motivo pelo qual utilizamos vídeos e não fotografias para captar memórias, é que nada nos consegue transportar novamente para aqueles momentos como o vídeo consegue".

Os Michalaks começaram com uma câmara compacta simples e, embora depois tenham adicionado câmaras profissionais ao seu kit, a sua principal câmara para vlogues que capta os pequenos momentos da vida é a Canon EOS M50, uma excelente e versátil câmara mirrorless cuja estrutura compacta possui capacidades de fotografia de 24,1 megapixels e tecnologia de vídeo de Definição 4K UHD.

"Precisa de uma câmara como a Canon EOS M50 que seja a sua pequena ferramenta de eleição e que é extremamente simples de utilizar: liga-a, coloca-a no modo de filme, talvez passe alguns segundos a fazer ajustes nos menus e, pronto, fica preparado para avançar", afirma o Stef.

Descubra como o Stef começou enquanto ele filma o seu filho mais novo a aprender a andar de bicicleta e lhe dá algumas sugestões sobre como dar os primeiros passos no vídeo.

1. Encontre um ângulo interessante

Stef Michalak holding a Canon EOS M50 camera at floor level to film his son's first ride on a balance bike.
Experimentar ângulos diferentes é uma excelente forma de adicionar variedade à sua filmagem. O Stef sugere mover a câmara para melhorar a composição, tornando o vídeo final emocionante de se ver.

Se estiver mais confortável a fotografar do que a filmar, não tenha medo de fazer a mudança. Ao filmar, pode dar bom uso a todas as suas capacidades de composição fotográfica. "Penso que é importante abordar uma filmagem como se fosse uma fotografia", afirma o Stef. "Basicamente, temos uma pequena janela com vista para uma enorme paisagem e tudo se prende com o local onde coloca essa janela para captar a cena na perfeição. Por vezes, basta dar um passo para a direita ou para a esquerda, ou mover a câmara para cima ou para baixo, para melhorar a composição e atrair o espetador na direção do motivo."

"Temos tendência a segurar a câmara ao nível dos olhos, mas é importante experimentar ângulos diferentes", acrescenta. "Por exemplo, quando estamos a filmar crianças é importante que a câmara desça até à altura delas. Na maioria das vezes, estou agachado, sentado ou deitado. O que é útil na Canon EOS M50 é que tem um ecrã tátil de ângulo variável, para que possa segurar a câmara a um nível baixo e basta inclinar o ecrã para cima para monitorizar o que está a gravar. Também recomendo ativar a apresentação das linhas de grelha para ajudar a enquadrar a sua imagem."

A app Camera Connect da Canon, que liga a câmara ao seu dispositivo iOS ou Android, também é útil para captar imagens a partir de ângulos invulgares, uma vez que lhe permite ajustar a focagem enquanto filma, sem ter de tocar na câmara.

Artigos relacionados
Vlogger Sanne from Books & Quills is filmed writing in her journal.

VLOGUES

As melhores câmaras Canon para vlogues

Deseja começar a dar os primeiros passos no mundo dos vlogues? Descubra as melhores câmaras para vlogues e consiga uma impressionante qualidade de vídeo e todo o controlo de que necessita para criar um vlogue fantástico.

Two women pose in front of a camera in a clothes shop.

VLOGUES

Introdução aos vlogues: as melhores sugestões para começar a gravar os seus próprios vlogues

Iniciar um vlogue é divertido e gratificante. Basta seguir as nossas sugestões para vlogues e aprender a captar imagens deslumbrantes para agradar aos espetadores.

YouTube star and vlogger Mike Gray presses the Record button on the Canon PowerShot G7 X Mark III's touchscreen.

VLOGUES

Sugestões de vlogues criativos com a Canon PowerShot G7 X Mark III

A estrela do YouTube, MikeVisuals, revela como cria vlogues cativantes com a compacta Canon PowerShot G7 X Mark III e partilha as suas melhores sugestões de vlogues.

2. Imagens estáveis

Stef Michalak helping his son hold onto the handles of his balance bike. Stef's EOS M50 is resting on the arm of a bench.
Ninguém quer imagens desfocadas e existem várias formas de combater a vibração da câmara, como colocar o kit sobre algo estável, investir num tripé ou utilizar uma objetiva equipada com IS.

Para evitar imagens tremidas e garantir que os seus filmes têm um aspeto profissional, é importante apoiar a câmara e a objetiva da mesma forma que se estivesse a tirar uma fotografia. "Certifique-se de que está a segurar a câmara com as duas mãos e coloque os cotovelos junto ao corpo", indica o Stef. "E não hesite em investir num tripé. Se estiver a utilizar uma câmara leve, como a Canon EOS M50, não tem de ser nada de muito grande ou pesado.

"Procure tudo o que possa aproveitar como apoio, como encostar a câmara numa porta e abri-la lentamente para introduzir um movimento suave. Até já cheguei a pousar a câmara num temporizador de ovos de rotação lenta e aumentei depois a velocidade da imagem."

Uma objetiva com Estabilizador de imagem (IS) da Canon, como a Canon EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM, facilita bastante a captação de imagens sem trepidação. Também é possível corrigir a vibração da câmara digitalmente, mesmo quando está a utilizar uma objetiva que não tem IS.

3. Foque os rostos

A portrait of Stef Michalak's youngest son Rufus.
A Canon EOS M50 tem AF de rosto e acompanhamento, o que significa que nunca foi tão fácil manter focados os motivos em movimento, o que é ideal para filmar a diversão em família.

O Stef recomenda a utilização da opção de AF de rosto e acompanhamento da Canon EOS M50 para manter os motivos em movimento focados automaticamente. "Todas as minhas câmaras Canon estão basicamente coladas a esta definição. Faz um trabalho incrível a acompanhar a ação, especialmente com crianças ativas. É extremamente fiável e é menos uma coisa com que me preocupar quando estou a filmar."

Muitas câmaras Canon incluem a tecnologia Dual Pixel CMOS AF, em que os pixels no sensor da câmara também funcionam como discretos pontos AF, de forma a garantir um acompanhamento ainda mais rápido e preciso. Esta funcionalidade fica ativa na Canon EOS M50 ao gravar em Full HD, que é uma boa resolução para utilizar quando se pretende editar rapidamente ou quando tem menos espaço para armazenar ficheiros. O AF Dual Pixel CMOS disponibiliza até 143 pontos AF (dependendo da objetiva em utilização) com acompanhamento de rosto e objetos. A focagem selecionável manualmente no enquadramento significa que, quando estiver a fazer vídeos de ação, pode arrastar o dedo no ecrã tátil para mover o ponto AF ou criar um efeito profissional de focagem controlada.

4. Utilize uma taxa de fotogramas mais elevada para a ação

Stef Michalak's eldest son, Grayson, riding a scooter over a bridge in a park.
Normalmente, o Stef fotografa com a taxa de fotogramas mais elevada possível, para que possa captar mais detalhes e criar vídeos em câmara lenta.

Antes de começar a filmar, tem de selecionar uma taxa de fotogramas para o formato de gravação de filme. Este é o número de fotogramas que são gravados por segundo. Filmar a uma taxa de fotogramas mais elevada permite-lhe captar mais detalhes em sequências de ação e também permite criar vídeo em câmara lenta quando reproduz o clip à velocidade normal.

"Noventa por cento das vezes filmo com a taxa de fotogramas mais elevada possível, porque me proporciona a flexibilidade de abrandar as imagens mais tarde", afirma o Stef. "Por isso, se essa opção estiver disponível, escolho 50 fotogramas por segundo (fps) em vez de 25 fps. No entanto, nunca partilharia o vídeo online com uma frequência de fotogramas mais elevada, porque tende a parecer hiperrealista. Em vez disso, converteria o vídeo para 25 fps antes de o carregar, uma vez que assim parece mais cinematográfico. As raras vezes em que filmo a 25 fps são vídeos em que o centro são cabeças de pessoas a falar, em que tenho a certeza de que não vou precisar de abrandar o vídeo."

Obtém-se uma maior escolha de taxas de fotogramas ao gravar com uma resolução de vídeo inferior, pelo que pode valer a pena gravar clipes em Full HD em vez de 4K, se pretendermos criar clipes suaves em câmara lenta.

5. Grave áudio mais nítido

The Canon EOS M50 with the Canon DM-E100 mic attached, positioned on the arm of a bench behind Stef Michalak and his son.
A qualidade do áudio é vital para a captação de vídeo. O Stef recomenda manter o processo simples, definir o nível de gravação para Auto e talvez até utilizar um pequeno microfone estéreo.

A qualidade do som é tão importante como a imagem, mas o Stef aconselha a manter as coisas o mais simples possível. "Recomendo deixar o nível de gravação definido para Auto, para que nos possamos focar em captar o momento."

Uma objetiva Canon STM, como a Canon EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM, utiliza uma tecnologia de focagem automática de motor passo a passo praticamente silenciosa, o que a torna numa excelente opção quando se está a gravar áudio na câmara. Pode melhorar ainda mais a qualidade do som utilizando um microfone que se fixe à sapata para acessórios da câmara. "Mesmo um pequeno microfone estéreo, como o Canon DM-E100, pode fazer uma grande diferença", afirma o Stef.

Se estivermos a filmar com uma teleobjetiva, o Stef sugere que se utilize o telemóvel para gravar o áudio. "Se pretender filmar-se à distância, coloque o telemóvel no modo de gravação de som e coloque-o por perto. Bata palmas três vezes para a câmara, uma vez que isso facilita a sincronização do som e da imagem no software."

6. Seja um contador de histórias objetivo

Stef Michalak filming his young son as he makes a peace sign at the camera.
Não é possível captar todos os momentos. Por isso, defina um limite de tempo. No que diz respeito à edição, escolha as suas partes favoritas e corte o resto para criar um filme de que se orgulhe.

É fácil gravar demasiadas imagens em eventos familiares, mas o Stef recomenda que mantenha a objetividade e defina um alvo. "Lá fora há inúmeras imagens belíssimas, mas têm de contribuir para a história e não serem apenas mais uma boa imagem. Quando começamos a filmar, temos uma obsessão por tentar captar tudo o que pudermos, mas acabamos por perceber que é excessivo. Basta encontrarmos um bom ritmo com a câmara e não nos preocuparmos em captar todas as nuances do dia.

"Se, quando chegarmos à edição, tivermos várias horas de filmagens, convém definirmos um limite de tempo de apenas alguns minutos para o filme final. Caso contrário, acabamos por fazer uma montagem de 45 minutos. É importante continuar a cortar clipes até ficarmos com os melhores pedaços."

Escrito por Marcus Hawkins

Produtos relacionados

Artigos relacionados



A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Voltar a todas as sugestões e técnicas