A lion cub clambers over an adult male lion lying in long grass, who raises his head in a mock roar.

AR LIVRE

6 sugestões para conseguir excelentes imagens da vida selvagem

A fotografia de vida selvagem é uma disciplina extremamente popular. No entanto, animais imprevisíveis que se movem de forma rápida, ocasional e aleatória podem ser um dos motivos mais desafiantes de fotografar.

Com o equipamento e os conhecimentos certos, além de muita paciência, é possível conseguir imagens deslumbrantes. Tal como com a fotografia de desporto, a preparação, a posição, o equipamento e a capacidade de esperar o inesperado podem ser aplicados à fotografia de vida selvagem.

Com estes fatores em mente, apresentamos-lhe seis sugestões para captar excelentes imagens da vida selvagem.

1. Conheça o motivo

Ter conhecimento do habitat e do comportamento do animal que está a fotografar é extremamente importante e irá poupar horas no terreno. Saber qual é a época do ano e o dia em que uma espécie está ativa irá ajudar no planeamento. As grandes imagens da vida selvagem raramente são captadas sem algum conhecimento e planeamento.

A kneeling man photographs two kangaroos lying on the ground.

2. A prática leva à perfeição

Não adianta muito estar no local perfeito na altura certa e não ser capaz de captar o que está à sua frente. Captar momentos instantâneos exige prática. Considere instalar comedouros para pássaros no jardim e fotografá-los através da janela ou crie um esconderijo improvisado.

Em alternativa, passe algum tempo no jardim zoológico com a câmara para compreender o comportamento do animal. Quanto mais treinar o seu olhar e o seu tempo de reação ao comportamento da vida selvagem, melhor se sairá ao fotografar na natureza.

Artigos relacionados
A fox stares at us through a gap in a bush, which is out of focus.

FOTOGRAFIA DE NATUREZA

A história das fotografias de natureza urbana do Ossi Saarinen

Apenas três anos depois de pegar numa câmara, as peculiares fotografias de natureza e de animais tiradas pelo Ossi são um sucesso nas redes sociais. O fotógrafo conta-nos como começou o seu passatempo.

A squirrel looks up, paws in front of its body, surrounded by a field of white daisies and lush green grass.

FOTOGRAFIA DE NATUREZA

Como captar a natureza na cidade

O Ossi Saarinen partilha as melhores definições da câmara e técnicas criativas que deve utilizar ao fotografar natureza urbana.

3. Aproxime-se

A maioria das grandes imagens da vida selvagem mostram a ação de perto. A aproximação física à vida selvagem geralmente provoca alterações no comportamento dos animais ou, pior ainda, afugenta-os completamente. Utilizar uma teleobjetiva é essencial para produzir imagens que mostram a ação em detalhe. Em seguida, recorte a imagem final para se aproximar ainda mais.

4. Mantenha a focagem

Assegurar que o motivo está nítido na zona certa é importante em fotografias de vida selvagem. Selecionar o ponto AF é o primeiro passo para controlar a focagem. Muitas vezes, o ponto central é o mais sensível e pode garantir-lhe os melhores resultados.

Tente manter a focagem na parte mais importante do motivo, geralmente os olhos. Considere utilizar o modo AI-Servo para garantir que a câmara acompanha constantemente o motivo e utilize o botão traseiro para focar, libertando o botão do obturador para permitir o seu funcionamento.

5. Tenha atenção à luz

Para melhorar as fotografias, escolha as condições de luz certas para fotografar os motivos. Tendo em conta os padrões de comportamento, tente aproveitar a luz do sol de manhã cedo ou ao entardecer para obter condições de luz fraca e quente, que produzem cores ricas e sombras profundas.

6. A velocidade é importante

Acertar na velocidade do obturador é um ponto essencial para captar a vida selvagem no seu melhor. O passo lógico ao fotografar ação de movimento rápido é aumentar a velocidade do obturador e, em muitos casos, é este o procedimento certo. No entanto, pode querer introduzir um pouco de desfocagem com uma velocidade do obturador mais lenta, como nas pontas da asa de um pássaro, para adicionar uma sensação de movimento.

À medida que se torna mais experiente com o equipamento, pode querer reduzir a velocidade do obturador para aumentar ainda mais este efeito e até introduzir uma técnica de "panning".

Explore a gama de objetivas para fotografia de vida selvagem da Canon e descubra como escolher a melhor objetiva para cada caso.