2 men playing basketball with sunlight behind them

Leve a sua fotografia de ação para o nível seguinte

Defina o modo certo

Se a sua câmara os disponibilizar, os melhores modos a utilizar são o modo de prioridade de Obturador AE (Tv) ou Desporto. O primeiro permite escolher a velocidade do obturador, enquanto o segundo efetua esta seleção automaticamente.

Sugestão: Quando alguém se desloca na sua direção a alta velocidade, é difícil acompanhar o seu movimento. Tente efetuar uma focagem prévia no local onde acha que a ação irá ocorrer e prima o obturador até meio. Quando a ação alcançar o ponto ideal, basta premir o obturador para tirar a fotografia.

Modo de Desporto

É mais simples captar desportos dinâmicos se utilizar o modo de Desporto. Poderá então manter o obturador premido enquanto fotografa sequências de alta velocidade. A câmara utiliza a focagem de acompanhamento e muda dinamicamente para o melhor ponto AF, de forma a acompanhar a ação e garantir a nitidez de cada fotograma.

Armazenamento e bateria

Utilize o cartão de memória de alta velocidade para captar longas sequências de fotogramas contínuos. O cartão de memória padrão fica rapidamente cheio, pois a câmara utiliza a própria memória temporária para efetuar um armazenamento temporário. O modo de avanço de disparo contínuo também consome a carga da bateria, pelo que deve certificar-se de que a mesma não se esgota. Se não tiver uma bateria sobressalente, certifique-se de que desliga a câmara quando não a estiver a utilizar ou que liga a opção Desligar Auto.

Acompanhe os seus objetos

Procure a função AI SERVO AF no menu da câmara. Quando esta função está ativa, a câmara irá acompanhar os objetos em movimento de forma contínua para mante-los focados com nitidez. O melhor é iniciar o acompanhamento mesmo antes de o objeto alcançar o local ideal.


Zoom in

Se estiver muito longe e necessitar de ampliar o seu objeto, é preferível ampliar manualmente e manter o zoom digital como último recurso, pois poderá tornar a fotografia mais pixelizada. Em locais amplos, tais como estádios e arenas, o flash apenas iluminará as duas ou três filas à sua frente - pelo que o deve desligar.

Reduza a área de focagem

Nas imagens desportivas, o fundo e o primeiro plano incluem, frequentemente, objetos coloridos que criam contrastes. Para manter o objeto focado nestas cenas movimentadas, experimente selecionar a zona de pontos AF mais pequena. É necessária prática para os manter apontados ao objeto, mas o resultado irá compensar.

Sugestão: Procure a função AI SERVO AF no menu da câmara. Quando a função AI SERVO AF está ativa, a câmara irá tentar acompanhar os objetos em movimento de forma contínua para mante-los focados com nitidez. Esta opção ajuda a escolher o objeto com alguma antecipação e a iniciar o acompanhamento antes do motivo estar no local ideal.


O visor ótico ajuda a manter os dois olhos na ação

Utilize a focagem automática do visor ótico para acompanhar o motivo da sua fotografia, certificando-se de que mantém um olho aberto para não perder qualquer ação.

Sugestão: Pratique manter os dois olhos abertos, utilizando um olho para ver através do visor e o outro para observar a cena geral. O risco de perder momentos importantes será menor.

O momento é a chave

As melhores fotografias são captadas precisamente no momento ideal. Por exemplo, se entrar no ritmo de um jogo de ténis, verá que os jogadores abrandam brevemente o movimento durante o serviço - isto é ideal pois a bola está parada.


Sugestão: Use o foco para bloquear a meta final, mantendo o obturador premido até meio. De seguida, à medida que os participantes fazem aquele esforço final dramático, basta premir levemente no obturador.

Ajuste a velocidade do obturador

Coloque o seletor de modos na opção de prioridade de Obturador AE (Tv) e selecione a velocidade correta do obturador. Fotografar os carros de uma corrida que se movimentam na sua direção, por exemplo, requer 1/1000 segundos ou mais, enquanto um jogo de futebol entre crianças no jardim requer 1/500 segundos. A câmara selecionará automaticamente uma abertura adequada. Para utilizar a opção prioridade de Obturador, é importante antecipar o tipo de ação que irá fotografar. Utilizando velocidades altas, selecione a definição de ISO Auto e poderá captar os seus motivos mesmo em condições de luz fraca.

Sugestão: Mantenha as pessoas focadas quando se estiverem a aproximar da câmara: utilize uma velocidade de obturador elevada para captar a ação. Esta definição é ideal para utilizar quando estiver nas linhas laterais do campo de futebol, ao antecipar uma entrada a alta velocidade.

Pratique o "panning"

Panning é o movimento efetuado com a objetiva da câmara para acompanhar um motivo que se desloca em paralelo à sua posição. É frequentemente combinado com velocidades mais lentas do obturador para que o motivo se mantenha nítido enquanto os elementos parados do primeiro plano e o fundo ficam desfocados. Para praticar, utilize o visor ótico e rode o corpo sem mexer as pernas para manter um movimento suave. Se a sua objetiva tiver a opção de Estabilizador de Imagem (IS), coloque o interruptor do modo de estabilização de imagem na lateral da objetiva no modo 2.

Heróis escondidos

As grandes fotografias desportivas não são apenas sobre os vencedores. São todos os pequenos detalhes - a bola do jogo, o árbitro, a emoção de um único adepto na multidão, que dão riqueza e profundidade ao seu retrato do evento. Nestes casos, as definições padrão ou automáticas serão suficientes.

Os triunfos desportivos permitem criar excelentes filmes. Apresentamos algumas sugestões para criar também uma boa narrativa.

Escolha pontos narrativos para ajudar a construir a sua história, a começar com o local e as multidões (e focando detalhes interessantes). Ao filmar corridas, capte o início e o fim, incluindo os aquecimentos e as celebrações após a corrida. Filme os líderes da corrida em diferentes locais da pista. Inclua imagens dos placares de classificação, das tabelas de voltas, do aviso sonoro da última volta e outros detalhes, pois são ótimas transições entre as cenas de ação que está a editar.

Sugestão: Varie as suas filmagens entre ângulos amplos, médios e mais estreitos. Evite a utilização do zoom durante a filmagem: enquadre primeiro a imagem e depois prima o botão de filmar. É preferível utilizar vários clipes mais curtos em vez de um clipe longo.

A melhor reprodução de fotografias

Não é de admirar que as melhores imagens desportivas sejam empolgantes e impactantes, tal como o próprio desporto. Um papel brilhante de alto desempenho como o Pro Platinum apresentará os melhores resultados na reprodução das imagens.

Ao captar fotografias de vários ângulos de uma arena, pode utilizar, posteriormente, um programa de edição de imagens para criar uma imagem composta dramática de toda a cena.