Eddie Keogh racing

Sugestões de fotografia de desporto

Tutorial: Fotografia de desporto

Capte toda a ação

Apesar de ser pouco provável ter passes para os principais eventos, pode tirar ótimas fotografias de desporto nos parques, pistas e campos locais. Este tutorial abrange os seguintes tópicos que lhe explicam como tirar o melhor proveito da sua câmara Canon:

  • Planeamento
  • Cobertura de eventos
  • Objetivas
  • Foco no seu motivo
  • Faça a focagem manualmente
  • O momento decisivo
  • Fixação ou deslocação
  • Composição
  • Conselho final

Planeamento

O primeiro passo consiste em perceber a modalidade de desporto. Existem alguns fotógrafos que dominam todos os desportos, mas a maioria deles prefere especializar-se. Aprenda as regras do jogo para que possa antecipar a próxima jogada ou ação. Se acompanhar uma equipa, começará a conhecer os jogadores e a saber o que vão fazer em qualquer situação. Tente mostrar o modo como a equipa funciona em conjunto, e depois tente focar um ou dois indivíduos.

Cobertura de eventos

Comece por eventos de clubes ou locais, tais como as partidas de futebol e de râguebi. Estes jogos são muitas vezes organizados em campos com acesso livre ao público, onde poderá circular pelas linhas laterais para tirar fotografias. Apresente-se aos diretores ou treinadores das duas equipas para obter a sua permissão. Ofereça algumas fotografias do evento, incluindo uma fotografia de equipa simples.

Os eventos de pista e de campo são bastante previsíveis. Um bom local para os eventos de pista são as curvas, nas quais pode fotografar os atletas a correrem de frente antes de virarem. Na meta final, terá que fotografar provavelmente de lado. Se estiver em linha com a meta final, capte o último impulso de velocidade à medida que os atletas a ultrapassam. Os eventos de campo como o salto com vara e o salto em distância mantêm o atleta numa área pequena, que lhe permite melhorar as suas competências graças à repetição das tentativas.

A principal dificuldade dos desportos automóveis é encontrar uma boa perspetiva. Todas as pistas são diferentes, logo chegue o mais cedo possível e circule pelo circuito.

Objetivas

Os fotógrafos de desportos profissionais equipam-se com super teleobjetivas. As objetivas com distâncias focais de 400mm, 600mm ou até mesmo 800mm, preenchem o enquadramento com motivos que são difíceis de ver a olho nu.

As objetivas que possui atualmente podem ter uma distância focal mais modesta. Contudo, o zoom standard, como o EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II, que é muitas vezes fornecido com as câmaras EOS, ainda é capaz de aproximar os motivos - só tem que selecionar um desporto ou evento em que o motivo não esteja demasiado afastado. Nestas situações, as objetivas de focagem fixa muito longas são muitas vezes demasiado potentes, sendo por isso o zoom standard perfeito.

Se estiver a fotografar desportos em que a ação ocorre a uma grande distância, recomendamos uma teleobjetiva com zoom, como a EF 70-300mm f/4-5,6 IS USM.

As objetivas com grandes aberturas máximas (p. ex., f/2,8 ou mais rápidas) têm um número de vantagens. Se deixar entrar mais luz para o sensor da sua EOS, significa que pode utilizar uma maior variedade de velocidades do obturador. Além disso, a fotografia com grandes aberturas tem a vantagem de isolar o motivo do fundo. Pode obter uma profundidade de campo limitada, o que significa que o seu motivo será destacado do fundo.

Foco no seu motivo

Apesar de a sua EOS ter uma focagem rápida e precisa, pode alterar o Modo AF para AI Servo AF se quiser fotografar eventos desportivos. Em seguida, mantenha premido o botão do obturador até meio, e a câmara irá ajustar continuamente a focagem enquanto acompanha o motivo.

Faça a focagem manualmente

Em alguns desportos, é recomendável definir uma pré-focagem manual. Por exemplo, se estiver a fotografar um salto com vara saberá com toda a certeza quando o atleta irá ultrapassar a barra. Pode definir a objetiva para a focagem manual e focar a barra. Prima o botão do obturador assim que o atleta ultrapassar esse ponto.

O momento decisivo

No desporto, a captura do "momento decisivo" é mais importante do que a da maioria dos outros motivos.

Poderá ser o momento em que um corredor ultrapassa a meta final, ou o instante em que um jogador de ténis vai bater na bola com a raquete. Alguns fotógrafos aproveitam o modo de disparo contínuo das suas câmaras para tentarem capturar o momento.

Ainda assim, existe uma grande satisfação na captura do momento decisivo com um único disparo. O segredo consiste em antecipar o momento, e o melhor método para conseguir isso é praticar. Peça a um amigo para bater numa bola com uma raquete e veja quantas vezes consegue capturar a bola a entrar em contacto com a raquete. Em seguida, passe para situações mais difíceis, como pessoas a chutarem uma bola. Consegue capturar o momento em que a bota entra em contacto com a bola?

Fixação ou deslocação?

Quando fotografar motivos de ação, parece óbvio que são necessárias velocidades rápidas (curtas) do obturador para "fixar" o movimento. Uma fotografia com uma velocidade do obturador de 1/1000 segundos terá um aspeto bastante mais nítido do que uma fotografia com uma velocidade do obturador de 1/100 segundos.

Contudo, quer uma fotografia "fixa"? Pode parecer não ter vida nem emoções. A introdução do arrastamento pode dar a impressão de movimento numa fotografia.

Defina o seletor de modos na sua EOS para Tv (AE com prioridade do obturador) e experimente com as diferentes velocidades do obturador. Veja cada fotografia à medida que fotografa para ver o efeito.

Outro método para "fixar" a imagem consiste em utilizar uma velocidade do obturador relativamente lenta (1/30 segundos, por exemplo) e movimentar a câmara para seguir o movimento do motivo. Esta técnica é designada por "panning". O objetivo consiste em manter o motivo no mesmo local no visor para que fique nítido. O "panning" da câmara desfoca o fundo, dando uma forte sensação de movimento.

Se a sua objetiva tiver Estabilização de Imagem, poderá existir um interruptor no lado do barril que pode melhorar as suas fotografias com "panning", dependendo da objetiva. Normalmente, o interruptor está no Modo 1, proporcionando estabilização nas direções vertical e horizontal. Mude para o Modo 2, para a estabilização ser fornecida apenas numa direção vertical: perfeito para fotografias em deslocamento.

Composição

Apesar de existir um número de pontos que são particularmente relevantes para a fotografia de desporto, não se esqueça de um dos procedimentos básicos: a composição.

Encontre uma boa perspetiva e posicione cuidadosamente o seu motivo no enquadramento para obter fotografias com o impacto pretendido. Considere fotografar à distância para colocar o evento dentro de um contexto, e aproxime-se também (ou faça zoom com a objetiva) para isolar uma parte pequena da ação. Fotografe o evento e os respetivos detalhes. Fotografe as bandeiras de canto ou os blocos de partida, os cestos de basquetebol ou uma pilha de bolas de ténis. Tente isolar os elementos importantes do desporto.

Conselho final

Respeite o jogo. Respeite os jogadores. Não prima o botão do obturador se houver a probabilidade de o ruído da câmara criar uma distração. Faça muito pouco barulho quando um jogador de ténis servir ou um golfista der uma tacada. Continue a praticar e obterá ótimas fotografias.