male portrait

Cinco sugestões para retratos deslumbrantes

Captar grandes retratos, especialmente na rua, pode ser um grande desafio. As variáveis são muitas, desde garantir a luz correta, à aproximação, a ser suficientemente rápido com a sua câmara. É possível captar bons retratos com qualquer tipo de câmara, embora muitos fotógrafos prefiram utilizar uma DSLR para conseguirem mais controlo e poderem expressar a sua liberdade criativa. Qualquer que seja a câmara que tenha, esperamos que estas cinco sugestões o ajudem a conseguir melhores retratos, sejam dos seus amigos, familiares ou de personagens que encontre na rua.


1. Utilize a compensação da exposição para os retratos

A compensação da exposição pode parecer complexa, mas é simplesmente uma forma de tornar a sua fotografia mais clara ou mais escura. É particularmente útil para captar tons de pele claros e para se certificar de que os seus motivos não apresentam cores pouco intensas ou para captar tons de pele mais escuros com um aspeto natural. Quase todas as câmaras DSLR, a maioria das câmaras compactas e muitos smartphones incluem uma definição de compensação da exposição. Consulte o manual para encontrar a sua. Rode +1 clique para cima para a compensação da exposição positiva para clarear os rostos das pessoas ou clique -1 para baixo para escurecer.

 


2. Aproxime-se

Parece simples, mas aproximar-se do seu motivo pode ser o maior desafio, especialmente se se tratar de um estranho ou alguém com tendência para se mexer muito. No entanto, aproximar fisicamente a sua câmara pode transformar um retrato com a intensidade da expressão de alguém, com as linhas do seu rosto ou com o brilho dos seus olhos.

Utilize uma objetiva de distância focal fixa padrão ou grande angular em vez de uma objetiva zoom; ao fazê-lo, é forçado a aproximar-se e os seus motivos sentem-se menos intimidados com uma objetiva mais pequena. Peça aos seus amigos ou familiares para posarem perto da objetiva. Se pretende captar retratos de estranhos, peça-lhes permissão; muitas vezes, sentem-se lisonjeados com o pedido, além de lhe conceder mais tempo para conseguir o enquadramento. Até que se sinta confortável com a técnica, utilize o modo de focagem automática na sua câmara, bem como uma velocidade de obturador elevada; desta forma, pode concentrar-se na distância a que se encontra dos seus motivos.

 


3. Capte fotografias sem pose

Para captar retratos com um aspeto natural e sem poses forçadas, dispare algumas vezes antes e depois de o seu motivo estar preparado e a posar para a câmara. As pessoas sentir-se-ão mais à vontade e terá muito mais probabilidades de captar o seu sorriso natural ou o olhar travesso de uma criança ao premir o obturador quando não estão à espera. Se a sua câmara possuir um modo de rajada ou disparo contínuo, experimente-o. Também pode utilizar uma objetiva zoom e captar de uma posição mais afastada para que os seus retratos pareçam menos forçados e mais naturais.

 


4. Conte a história de uma pessoa fotografando-a no contexto

Um retrato de alguém no seu ambiente habitual conta mais elementos da história do que uma simples imagem de um rosto. Por exemplo, pode utilizar uma objetiva de grande angular para captar um chef a trabalhar na sua cozinha ou um agricultor num campo cheio de vacas. Ou, por que não fotografar um amigo músico com o interior de uma loja de guitarras desfocado como cenário? Pense no fundo que pretende para a sua fotografia e porquê. O objetivo é captar uma imagem que seja visualmente forte para adicionar uma camada de significado e para encorajar quem vê a querer ver mais.

 


5. Experimente e desafie as convenções

Além de ajustar as definições da sua câmara, existem algumas formas simples de acrescentar interesse e criar impacto nos seus retratos. Por exemplo, pode pedir que o seu motivo afaste o olhar da câmara para algo distante ou para algo no enquadramento e não para si. Ou por que não tenta fotografar de uma perspetiva superior (de cima de um escadote) ou dobrar-se para fotografar à altura da cintura? Quebre as regras da composição e preencha todo o centro do enquadramento com o seu motivo. Também pode experimentar a iluminação posterior, sombras e velocidades de obturação lentas para criar um ambiente nas suas fotografias. O objetivo é experimentar, aprender e obter resultados com os quais fique satisfeito e captar imagens que queira partilhar.