A portrait of a blonde woman outdoors, holding a soft blue checked fleece scarf close to her, taken with a Canon EF 85mm f/1.4L IS USM lens.

RETRATOS

A diferença que uma objetiva para retrato faz

A maioria das câmaras EOS inclui uma objetiva de kit para aplicações gerais que funciona para a maioria dos tipos de fotografia. No entanto, existem várias objetivas especializadas concebidas para géneros específicos, como a fotografia de retrato, por exemplo. Utilizar estas objetivas pode fazer uma enorme diferença nas suas fotografias. Com objetivas de retrato, a principal diferença está na distância focal e na abertura máxima.

Selecionar a distância focal correta

A distância focal diz respeito à distância entre a objetiva e o sensor da câmara quando o motivo está focado e o respetivo valor é indicado em "mm". As objetivas de zoom têm uma amplitude focagem escrita como mínimo e máximo, como 18-55 mm. Normalmente, uma objetiva de retrato representa uma objetiva com uma distância focal superior a 85 mm.

Nesta composição clássica de cabeça e ombros, a objetiva EF 85mm f/1.8 USM especialista para retratos oferece uma distância focal superior para proporcionar um aspeto natural e para separar o modelo do fundo.

Em comparação, a utilização de uma distância focal mais curta, como 24 mm, iria distorcer o rosto do motivo ao alterar as suas proporções. Além disso, os fundos são normalmente mais visíveis a distâncias focais mais curtas.

Uma abertura maior ajuda a obter melhores resultados

Outro fator-chave na seleção de uma objetiva adequada para fotografia de retratos é a capacidade de abertura máxima. A abertura refere-se ao tamanho da abertura da objetiva que permite a entrada de luz no sensor da câmara.

Cada objetiva recebe uma classificação de abertura, como f/2.8 ou f/5.6. Algumas objetivas de zoom têm uma classificação de abertura, dependendo da distância focal selecionada, apresentando um intervalo de abertura, como f/3.5-5.6. Quanto menor for o número de abertura, maior será a abertura máxima e existem vantagens em fotografar retratos numa objetiva com uma abertura máxima maior.

Uma abertura maior permite a entrada de mais luz através da objetiva na câmara, por isso, as objetivas de grande abertura são excelentes para fotografar em condições de pouca luz, como retratos no interior. Uma segunda vantagem é que fotografar com a abertura definida para o seu valor máximo, muitas vezes designada por "abertura ampla", produz mais desfocagem do fundo, um aspeto privilegiado pelos fotógrafos de retratos.

Vejamos alguns exemplos de captação de fotografias de retrato com diferentes aberturas, utilizando a Canon EOS M5 com uma objetiva Canon EF-M 32mm f/1.4 STM.

Artigos relacionados
A baby plays with an abacus.

FOTOGRAFIA DE BEBÉS

12 sugestões que pode utilizar hoje mesmo para fotografar bebés

Preserve os momentos mais preciosos e capte o crescimento do seu bebé com as nossas sugestões úteis, que o ajudarão a conseguir resultados excelentes e a tornar o processo de fotografar bebés ainda mais divertido.

A girl holds a frisbee in front of her face like a picture frame.

FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

Tire melhores retratos: desafios de fotografia de família divertidos

A blogger de família Katja Gaskell trocou o smartphone por uma Canon EOS M50 e ficou maravilhada com os resultados. Surpreenda-se também ao experimentar estas técnicas.

A mother picks her son up to hug, both of them wearing sunglasses. Photo by Christian Anderl.

FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

Como captar retratos de família naturais e criativos

O fotógrafo de retrato profissional Christian Anderl explica como pode utilizar a sua câmara Canon para captar imagens espontâneas dos momentos de diversão em família.

A composite of three portraits of a woman outdoors, in an orange waterproof. The left has a clear subject and background, the middle is in between and the right has a clear subject and blurred background. Photo by Richard Walch, taken with a with a Canon EF-M 32mm f/1.4 STM lens.

Estas três imagens foram captadas com a mesma distância focal, variando o tamanho da abertura entre pequeno (valor de diafragma elevado) na primeira fotografia e grande (valor de diafragma baixo) na terceira fotografia. É essencial ter uma objetiva de grande abertura para tentar eliminar fundos perturbadores na fotografia de retrato. Na terceira imagem, a atenção do espetador é direcionada para longe do fundo perturbador e em direção ao rosto do motivo, sendo um retrato muito mais eficaz.

Artigos relacionados



A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Voltar a todas as sugestões e técnicas

Produtos relacionados