silhouette of surfer on wave

FOTOGRAFIA DE DESPORTO

Ação de desportos aquáticos

A prática de surf, kayak e outros desportos aquáticos é um ótimo motivo para fotografia. A emoção, os salpicos, os saltos, as curvas e a velocidade mostram que os bons resultados requerem esforço e paciência. Reunimos algumas dicas para ajudar a tirar melhores fotografias e a imprimir os resultados assim que os tiver.

  • Utilizar o modo Desporto
  • Reduzir a desfocagem indesejada
  • Utilizar o modo de prioridade ao obturador (Tv)
  • Utilizar uma zona de focagem AF
  • Utilizar objetivas luminosas para captar a ação
  • Definições de qualidade de imagem
  • Fotografar motivos em movimento
  • A melhor reprodução de fotografias
Quer esteja a planear lançar-se nas ondas, posicionar-se à entrada do lago local ou ir até à praia, tenha sempre em atenção o que o rodeia e mantenha a sua segurança, bem como das pessoas à sua volta. Continue a ler para saber mais.

Para manter a sua câmara em segurança junto da água e na praia, utilize uma das caixas estanques fabricadas pela Canon. Estas caixas rígidas permitem fotografar debaixo de água até uma profundidade de 40 metros, para que a areia e os salpicos não sejam um problema. As caixas também incluem botões vedados para que possa utilizar todas as funções da sua câmara.

É sempre uma boa ideia começar com uma bateria totalmente carregada na câmara e um cartão de memória com espaço suficiente para que não tenha de abrir a caixa depois de começar a fotografar. Alguns pacotes de sílica gel no interior da caixa ajudam a manter os níveis de humidade baixos.

Se não estiver a planear aventurar-se debaixo de água, utilize o para-sol para minimizar os reflexos, assim como um filtro de proteção para evitar que a areia danifique a objetiva.

Utilizar o modo Desporto para captar ação rápida

A melhor forma de captar desportos de ação rápida é otimizar a câmara para seguir e apanhar os seus motivos em movimento. Rode o seletor de modos para a definição Desporto, ou rode para o modo SCN e selecione Desporto no ecrã LCD caso a sua câmara tenha um ecrã.

O modo Desporto irá reduzir a velocidade do obturador, o que ajudará a imobilizar o movimento. O modo Desporto altera também o sistema de focagem automática (AF) da câmara para acompanhar os motivos em movimento.

Para obter os melhores resultados, mantenha o obturador premido até meio para ativar a focagem antes de o seu motivo alcançar a posição ideal para a fotografia. O modo Desporto também muda a câmara para disparo contínuo de alta velocidade de forma a captar uma série de fotografias enquanto mantiver o botão do obturador totalmente premido. Se estiver a fotografar muita ação, os cartões de memória de alta velocidade e de maior capacidade podem ajudar a maximizar o número de fotografias que consegue tirar numa sequência.

Dica: ao utilizar o modo Desporto, muitas vezes é melhor tirar algumas fotografias e, de seguida, retirar o botão do obturador e procurar um motivo diferente.

Reduzir a desfocagem indesejada: estabilizador de imagem

As objetivas de maior zoom com estabilizador de imagem ajudam a reduzir a vibração da câmara, mas se estiver a deslocar a câmara com a ação, o estabilizador de imagem pode ser menos eficiente. Procure um interruptor na lateral da objetiva, se existir um interruptor de modo 1/modo 2, selecione o modo 2. Algumas objetivas mudam automaticamente para o modo 2 ao detetar o movimento horizontal.

A ação rápida é muitas vezes captada com uma exposição muito curta. Defina a velocidade do obturador para 1/500 segundos ou mais rápida. Poderá ser necessária uma velocidade de 1/2000 segundos para apanhar as gotas de água Com o ritmo da ação, poderá não notar a alteração das condições de luz, e se a velocidade do obturador estiver muito rápida, a objetiva poderá não ser suficientemente rápida para captar uma boa exposição. Uma objetiva rápida dispõe de uma abertura máxima mais ampla (um número f baixo), permitindo a entrada de mais luz para captar ação com uma velocidade de obturador mais elevada. Utilizar o ISO automático ou a função personalizada de mudança de segurança com ISO irá ajudar a garantir a melhor exposição, para que obtenha os melhores resultados.

Utilizar uma zona de focagem AF

As câmaras EOS dispõem de vários pontos de focagem espalhados pela imagem e a câmara irá, normalmente, focar o motivo mais próximo de si. Para ter a certeza do local onde a sua câmara irá focar, experimente selecionar um grupo mais pequeno de pontos de focagem e certifique-se de que os mantém apontados ao motivo.

Poderá ser necessário um pouco mais de experiência para conseguir realizar esta ação, mas os resultados valem a pena. Para a maioria dos motivos em movimento rápido, selecionar um único ponto AF poderá dificultar a obtenção de fotografias focadas, dado que o ponto AF poderá falhar o motivo com mais facilidade. A seleção de ponto AF está apenas disponível quando seleciona um dos modos Zona criativa: P, Tv, Av e M.

Utilizar objetivas luminosas para captar a ação

Os fotógrafos de ação profissionais da Canon utilizam, muitas vezes, as objetivas brancas da série L, pois dispõem de aberturas máximas luminosas e a capacidade de fazerem os motivos distantes parecerem maiores na moldura.

A objetiva que escolher dependerá do quão perto estiver da ação. Se estiver mais longe, necessitará de objetivas mais compridas, embora uma visualização de grande angular extrema possa ser uma alternativa dramática.

Artigos relacionados
What settings are best for shooting water sports?

FOTOGRAFIA DE DESPORTOS AQUÁTICOS

Quais são as melhores definições para fotografar desportos aquáticos?

Se tem interesse em fotografar desportos, mas prefere motivos acessíveis que produzam imagens excelentes, então os desportos aquáticos são ideais.

Capturing motion photography

FOTOGRAFIA COM MOVIMENTO

Captar fotografias com movimento

Independentemente da câmara que utilizar, existe uma série de técnicas para captar o movimento de forma eficaz, adicionar criatividade e transmitir uma história através das fotografias.

Zoom in and capture fast action

FOTOGRAFIA DE AÇÃO

Aumente o zoom e capte a ação rápida

Fotografar a ação resume-se a captar momentos instantâneos. No entanto, não precisa de se mover tão rapidamente se estiver preparado.

Capte também as multidões

Quanto maior for o zoom aplicado, maior será a capacidade de aumentar os motivos distantes nas suas fotografias. Experimente uma abordagem diferente e fotografe vistas mais amplas que mostrem todo o ambiente do desporto e da multidão. Se tomar os jornais como referência, verá que apenas algumas fotografias estão em grandes planos da ação desportiva, pois muitas são fotografias mais amplas que colocam a ação no contexto e mostram a localização e as multidões de fãs.

Definições de qualidade de imagem

Se fotografar em imagens JPEG (em oposição a imagens no formato RAW) a sua câmara poderá tirar muito mais fotografias num disparo contínuo de fotogramas. Serão guardadas no cartão de memória de forma mais rápida também.

Combine as fotografias com pequenos vídeos

Embora se possa focar em imagens estáticas, alguns clipes de vídeo pequenos ajudarão a criar uma história mais interessante. Muitas câmaras dispõem de um botão para a gravação de vídeo, de forma a facilitar a filmagem como alternativa às fotografias. Ambos podem ser partilhados nas suas redes sociais favoritas.

Gravar um vídeo

Ao chegar, capte algumas imagens de grande angular para definir o cenário. Isto ajudará a evitar a utilização frequente do zoom durante a filmagem. Muitas vezes, é melhor fazer pausa, mudar a composição da cena, ajustar o enquadramento e o zoom e, de seguida, reiniciar a filmagem. Alguns modelos LEGRIA incluem um modo Full HD de 50p para captar movimentos de forma mais suave, ideal para desporto, pelo que deve experimentar se a sua câmara de vídeo tiver.

O som do evento pode ser útil mas lembre-se que se estiver no meio da multidão, irá obter mais ruído da multidão do que o som do desporto, pelo que deve tentar mudar a Cena de áudio para uma que minimize o ruído da multidão.

Em vez de manter uma posição fixa e colocar a câmara num tripé, tente mover a câmara com a ação. Verá que isto é mais fácil com uma captação mais ampla. Caso existam vários concorrentes, um a seguir ao outro, experimente diferentes definições de zoom para cada um deles. Lembre-se que é normal um motivo distante ficar maior na imagem conforme se aproxima da câmara, pelo que deve ajustar o zoom para se certificar de que o motivo se mantém na imagem quando estiver mais próximo.

No momento de editar, poderá selecionar uma banda sonora dinâmica e rápida para utilizar como fundo para o seu filme. Misturar o som captado ajudará a dar mais impacto ao seu filme.

A melhor reprodução de fotografias

Para obter impressões nítidas de ação e desporto, o papel fotográfico de elevado brilho Canon Pro Platinum PT-101 dispõe de uma excelente compatibilidade com os tinteiros Canon originais. Utilize-os para criar as imagens mais brilhantes com detalhes nítidos e cores vibrantes.

Para uma impressão plena de impacto, selecione a opção de impressão sem margens no controlador de impressora, caso a sua impressora PIXMA disponha desta função. A impressão sem margens permite imprimir até ao final do papel. Para a impressão sem margens, a impressora aumenta o tamanho da imagem para preencher a página. Faça uma previsualização no ecrã para se certificar de que não perde qualquer detalhe nas extremidades da imagem.