corgi runs through grass

Aumente o zoom e capte a ação rápida

Fotografar a ação resume-se a captar momentos que decorrem numa questão de segundos. Terá de acompanhar o jogo, seguir os seus amigos praticantes de snowboard ou preparar-se para captar os surfistas urbanos à medida que surfam as ondas. Mas não terá de se deslocar tão depressa se já estiver preparado.

A chave para obter boas imagens ao utilizar uma teleobjetiva (ou objetiva de zoom) é ser capaz de definir antecipadamente a sua câmara. Isso significa que, durante a ação, não precisa de se lembrar de ajustar as definições e pode focar-se no que está a acontecer à sua frente.

As câmaras de smartphone são limitadas na qualidade da imagem que conseguem produzir, quando se trata de aumentar o zoom e captar a ação de movimento com detalhes. As DSLR, as câmaras sem espelho e as câmaras compactas avançadas permitem-lhe aproximar-se da ação a partir de um local afastado e oferecem bastante mais qualidade e controlo ao fotografar a ação, permitindo-lhe utilizar o zoom com precisão ao usar uma teleobjetiva.

As velocidades de obturador elevadas são obrigatórias para fotografar a ação

A velocidade do obturador é o aspeto mais importante para obter um bom resultado, se quiser fotografar a ação. Se a sua velocidade do obturador não for suficientemente rápida, então ficará com fotografias desfocadas que quererá simplesmente eliminar.

Se estiver a usar uma DSLR, selecione uma velocidade do obturador de pelo menos 1/125 de segundo ou mais rápida. Muitas fotografias de ação são tiradas a 1/500 de segundo ou com mais velocidade, dependendo da velocidade do motivo.

Para utilizar um obturador rápido e mesmo assim garantir que tem luz suficiente a entrar na sua câmara, deve usar uma grande abertura (um número f baixo como f/2.8). Utilizar uma grande abertura e uma velocidade do obturador elevada também cria profundidade de campo, destacando o seu motivo de um adorável fundo desfocado. Ou, se a sua câmara oferecer controlo sobre a definição ISO, tente aumentar, por exemplo, de 400 para 800, para que o sensor da câmara seja mais sensível à luz.

Fotografe utilizando o modo de sequência de disparos

Os desportos de ação, como o surf num rio urbano, envolvem movimentos rápidos. Certifique-se de que consegue acompanhar tudo com a sua câmara. Use o modo de disparo contínuo da câmara (por vezes denominado de modo de sequência de disparos) para captar disparos múltiplos e dê a si mesmo a melhor oportunidade de obter uma grande imagem repleta de ação. Poderá encontrar este modo na maioria das câmaras e em alguns smartphones.

Utilize a focagem contínua

Se estiver a utilizar uma câmara DSLR, provavelmente estará predefinida para usar uma focagem standard. Isso significa que pode premir até metade o botão do obturador para bloquear a focagem e, em seguida, premi-lo totalmente para tirar uma fotografia. No entanto, para fotografias de ação e zoom, tente usar o modo de focagem contínuo ou de acompanhamento (conhecido como AI SERVO ou SERVO AF nas câmaras Canon). Este modo permite à sua câmara voltar a focar automaticamente para acompanhar um motivo em movimento, o que significa que pode obter fotografias de ação nítidas e detalhadas sem ter muito trabalho.

Assistência de enquadramento de zoom da Canon

Quando faz zoom, especialmente em distância focal elevada, está tão perto que é fácil perder o seu motivo. A Canon inventou uma tecnologia inteligente que resolve esse problema.

Incluída em determinadas câmaras compactas Canon PowerShot com zooms de grandes dimensões, a Assistência de enquadramento de zoom ajuda a manter o seu motivo enquadrado, reduzindo o zoom à medida que este atinge a extremidade do enquadramento. Depois volta a aumentar o zoom quando o motivo se encontra no centro da fotografia. Isto dá-lhe o poder de fazer zoom sem perder a sua perspetiva do motivo.