Urban nature photography tips: A squirrel looks up, paws in front of its body, surrounded by a field of white daisies and lush green grass up to its shoulders.

FOTOGRAFIA DE NATUREZA

Sugestões para fotografar natureza urbana: capte animais à porta de casa

A fotografia de natureza não é apenas um luxo de quem vive em zonas rurais. Explore o jardim, as ruas, o espaço que se esconde por baixo das pedras, as imediações dos lagos e os parques da cidade para encontrar a oportunidade perfeita para fotografar a natureza na cidade, mesmo à sua porta de casa.

O jovem fotógrafo finlandês Ossi Saarinen conseguiu conquistar centenas de milhares de seguidores no Instagram ao fotografar a natureza na cidade, desde esquilos, ratos e raposas adoráveis que olham diretamente para o espetador a aves redondas, engraçadas e repletas de caráter. Neste artigo, Ossi partilha as suas principais sugestões para fotografar a natureza na cidade, incluindo os melhores locais para encontrar raposas, as suas definições da câmara favoritas e a composição que melhor capta personagens peculiares na vida real.

1. Fique a conhecer os hábitos do animal

Em Helsínquia, Ossi depara-se ocasionalmente com animais. No entanto, ao conseguir compreender a forma como os animais que está a tentar fotografar se comportam, sabe quando e para onde deve olhar. "Na primavera, tento encontrar tocas de raposas em locais que não ficam propriamente no centro da cidade, mas que estão perto da civilização. Tento encontrar buracos no chão onde possa existir uma toca e procuro vestígios de pelo e cheiros fortes", explica Ossi.

"Acho que uma das coisas mais importantes ao fotografar animais é conhecer os hábitos de cada um deles. Se encontrar uma toca de raposa com pequenas crias, sei que passam todo o seu tempo lá e, por isso, posso simplesmente deitar-me por perto no chão e fotografar as crias a brincar. As raposas adultas deslocam-se durante a noite e, às vezes, até mesmo durante a tarde. Geralmente, utilizam sempre a mesma estrada e, por isso, posso segui-las para ver por que estradas se deslocam. Assim, da próxima vez, posso ir para o meio dessa estrada e aguardar a raposa."

A female duck stands in the middle of a wooden bridge at dawn, looking straight at us.
Tirada com a EOS 6D
  • f/1.8
  • 1/250
  • 400

2. Escolha cuidadosamente a hora do dia

As ruas e estradas movimentadas da cidade e os sons da civilização parecem incompatíveis com a fotografia de natureza. Porém, isso não significa que a natureza não está lá, à espera do momento certo para aparecer, à medida que os humanos se retiram para as suas casas. "Nunca fotografo a meio do dia", afirma Ossi. "Muitos animais são mais ativos durante a noite, mas é mais difícil tirar fotografias no escuro. Por isso, fotografo ao nascer e ao pôr do sol. A luz é melhor a essa hora e, por isso, as fotografias são mais marcantes."

Apesar de uma câmara Full-Frame (como a Canon EOS 6D) oferecer um melhor desempenho face a valores de ISO elevados, é possível tirar excelentes fotografias da natureza com uma câmara com sensor APS-C com fator de corte (como a Canon EOS 7D Mark II), afirma Ossi. "Para aves e abelhas, caso não consiga aproximar-se suficientemente, os sensores com fator de corte podem até ajudar a fazer com que o animal pareça maior na imagem" devido ao campo de visão restrito de um sensor de imagem com fator de corte.

Artigos relacionados
canon-get-inspired-urban-nature-photography-tips-related1-185x94

FOTOGRAFIA DE NATUREZA

A história das fotografias de natureza urbana de Ossi Saarinen

Apenas três anos depois de pegar numa câmara, as peculiares fotografias de natureza e de animais tiradas por Ossi são um sucesso nas redes sociais. O fotógrafo conta-nos como começou o seu passatempo.

canon-get-inspired-urban-nature-photography-tips-related2-185x94

FOTOGRAFIA AO AR LIVRE

Como o conhecido Munro Moonwalker fotografa perspetivas de montanhas

De macros coloridas a cumes de montanhas enevoados, eis a forma como Alan Rowan utiliza a Canon PowerShot SX740 HS para conseguir a fotografia de natureza perfeita.

canon-get-inspired-urban-nature-photography-tips-related3-185x94

FOTOGRAFIA DE VIAGEM

11 dicas para fotografar a sua viagem

Como tirar o máximo partido da sua câmara numa viagem, captando o espírito e a atmosfera da selva urbana com algumas dicas e sugestões simples.

A squirrel stands on a tree branch, the dappled golden sunlight behind it creating a circular bokeh effect background.

3. Aproxime-se ou utilize uma teleobjetiva

"Se pretender aproximar-se o máximo possível, geralmente tem de deixar que os animais o vejam", explica Ossi. "O mais importante é passar bastante tempo com o animal, para que este se habitue à sua presença. Tem de agir muito calmamente, assegurando-se de que não faz quaisquer movimentos repentinos. Pode ficar a conhecer a forma como se comportam e como reagem aos seus movimentos e também até que ponto se pode aproximar antes que fujam."

Para fotografar a natureza urbana, Ossi gosta de utilizar objetivas de zoom, "uma vez que a situação muda constantemente. O animal pode estar bastante próximo e, em seguida, mover-se repentinamente. Com a minha objetiva Canon EF 70-200mm f/2.8L USM, posso captar fotografias de perto ou de longe com todo o alcance da distância focal de 200 mm. É difícil aproximarmo-nos de animais, particularmente quando estamos a começar a explorar a fotografia de natureza. Por este motivo, é melhor começar com uma teleobjetiva, como uma 300 mm ou 400 mm." A Canon EF 75-300mm f/4-5.6 III é uma objetiva compacta popular que oferece um grande alcance. Para uma solução ainda mais compacta e económica, o fantástico zoom ótico de 40x da câmara Canon PowerShot SX740 HS também oferece a possibilidade de aumentar e reduzir o zoom de forma fácil e rápida.

4. Aumente o ISO e fotografe com uma grande abertura

O momento em que a natureza está mais deslumbrante é, muitas vezes, de manhã cedo ou ao entardecer, quando a luz do dia desaparece. Por isso, a capacidade de fotografar em condições de pouca luz é umas das razões pelas quais Ossi prefere utilizar uma câmara Full-Frame como a Canon EOS 6D para fotografar a natureza urbana. Apresenta um grande intervalo de ISO e um sistema de focagem automática de 11 pontos que é suficientemente sensível para funcionar sob o luar, aumentando a probabilidade de conseguir uma fotografia nítida. O modelo sucessor desta câmara, a Canon EOS 6D Mark II, oferece ainda mais possibilidades com 45 pontos de focagem automática de tipo cruzado e um intervalo de ISO ainda maior.

Contudo, o método de Ossi também funciona com câmaras com fator de corte. Neste caso, o fotógrafo recomenda aumentar o ISO e fotografar com uma grande abertura para conseguir a fotografia perfeita. "Caso seja necessário, defino o ISO para um valor bastante elevado. É melhor uma fotografia com um pouco de ruído do que nenhuma fotografia", afirma. Ossi refere ainda que prefere utilizar valores de ISO inferiores a 10000 com a sua câmara. No entanto, todos os modelos de câmaras variam em diferentes condições, pelo que o mais importante é experimentar o que consegue captar com a sua câmara na sua área local.

A small yellow bird perches on a hand in front of us, its wings outstretched.

5. Foque rapidamente e congele animais em movimento

Ossi aconselha os fotógrafos que pretendem captar a natureza na cidade a escolher uma câmara com focagem automática rápida – "quanto mais rápida, melhor" – e estabilização de imagem. A Canon EOS 7D Mark II apresenta um sistema AF de 65 pontos de tipo cruzado e inclui Dual Pixel CMOS AF, o que irá aumentar as hipóteses de conseguir focar motivos em movimento, mesmo em condições de pouca luz. Utilizar a maior abertura da sua objetiva irá aumentar ao máximo entrada de luz e as velocidades do obturador: "Prefiro objetivas com uma grande abertura, uma vez que são necessárias elevadas velocidades de obturador para congelar animais em movimento", afirma Ossi.

6. Dê ao seu motivo o destaque que ele merece

Para conseguir o seu estilo de assinatura de grande abertura, com os motivos isolados e absolutamente nítidos em fundos movimentados, Ossi utiliza o modo de prioridade à abertura (modo Av) e uma grande abertura. Além disso, recorre à pós-produção para melhorar as suas imagens: "Faço a edição básica do brilho e do contraste e ajusto ligeiramente a cor. Muitas vezes, tento fazer com que o animal se destaque melhor do fundo, tornando-o mais brilhante ou o fundo mais escuro. Tento manter as minhas fotografias o mais realistas possível."

Artigos relacionados



A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Ver todos os artigos

Produtos relacionados