Macro Photography

Objetivas para fotografia macro

A aproveitar o máximo da objetiva macro

As objetivas Macro permitem tirar fotografias em grande plano de motivos muito pequenos, revelando detalhes que não podem ser vistos a olho nu. São utilizadas para fotografar insetos e flores, bem como por aqueles que fotografam naturezas mortas no estúdio.


As objetivas macro são utilizadas por fotógrafos da vida selvagem e natureza para imagens de insetos e flores. No entanto, graças à sua excelente qualidade de imagem e grandes aberturas máximas, as objetivas macro também são uma excelente opção para fotografar retratos. Para garantir que seleciona a objetiva adequada para a sua sessão fotográfica, precisa de considerar qual é o seu motivo, bem como aquilo que está a tentar obter.

Macro Photography

Capte os pormenores

Se pretende aproximar-se mais do seu motivo e captar os pormenores, as objetivas macro proporcionam-lhe essa vantagem ao permitir que tire fotografias em grande plano com detalhes incríveis. A vantagem única da objetiva macro é que lhe permite ampliar o motivo, de modo a que apareça com uma ampliação de 0,5x em relação ao tamanho real ou com uma ampliação de 1,0x em relação ao tamanho real (isto é, ampliar um motivo até ao tamanho real ou para além disso) no sensor da câmara.

Raspberry Photography

Aproxime-se sem estar perto

Quando quer capturar fotografias de grande plano de um animal ou de um inseto nervosos e os seus pormenores, quer fazê-lo sem perturbar o motivo. Uma objetiva com uma distância focal mais longa, entre 100 a 180 mm, garante que tem distância de trabalho suficiente entre si e o motivo, de modo a não o perturbar a ele nem à luz em seu redor.

Green Insect Photography

Detalhe em tamanho real

A funcionalidade exclusiva da objetiva macro é a sua capacidade de ampliar um motivo até ao tamanho real (ou para além disso). Isto é definido através do rácio de ampliação da objetiva entre o tamanho físico de uma imagem no sensor da sua câmara e o tamanho físico do motivo a ser fotografado. Por exemplo, um rácio de 1:1 ( ou uma ampliação de 1,0x em relação ao tamanho real) significa que o motivo que está a fotografar é do mesmo tamanho no sensor da sua câmara que na vida real. As objetivas macro especiais, como as objetivas Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x Macro, permitem uma rácio de ampliação de até 1:5, o que significa que o motivo é 5 vezes maior no seu sensor do que na vida real.

Life-Sized Detail Photography

De que forma a câmara pode influenciar a escolha da objetiva

As objetivas EF-S da Canon foram concebidas exclusivamente para câmaras de sensor APS-C, como a EOS 760D, não sendo compatíveis com modelos full-frame, como a série de câmaras EOS 5D.

As objetivas EF podem ser utilizadas com qualquer câmara EOS. No entanto, quando estas objetivas são utilizadas numa EOS de tipo APS-C, conferem uma visão angular equivalente a uma objetiva com uma distância focal maior em 1,6x do que numa câmara full-frame. Por exemplo, a EF 100mm f/2.8L Macro IS USM utilizada numa EOS 760D proporciona um ângulo de visão equivalente a uma objetiva de 160 mm numa câmara Full-Frame. A comparação abaixo mostra este efeito de mundo real quando capta fotografias macro.

Bee Macro Photography
Macro Photography

Como a distância focal afeta a distância de trabalho

A distância focal para a macro nem sempre é sobre aproximar-se do seu motivo. Uma distância focal maior (ou seja, um número superior) permite-lhe ter o mesmo rácio de ampliação enquanto está mais afastado. Por exemplo, a utilização de uma objetiva de 180 mm para captar borboletas proporciona-lhe a distância de que precisa de modo a não perturbar o seu motivo, enquanto mantém a ampliação macro.

Enquanto aumenta a distância focal, a sua distância de trabalho irá também aumentar, de modo a que consiga o mesmo rácio de ampliação. A sua distância de trabalho é a distância entre o seu motivo e o seu plano focal.

O diagrama à direita apresenta a distância entre a extremidade da objetiva e o motivo.

How focal length affects working distance

Como a distância focal muda a perspetiva

Selecionar a distância focal adequada é algo a considerar seriamente na fotografia macro, visto que qualquer alteração pode afetar a sua fotografia. Ao aumentar a distância focal, o primeiro e o segundo planos aparentam aproximar-se, o que lhe permite alterar o aspeto da sua fotografia.

Flower 180Mm Photography

180 mm

Flower 100Mm Photography

100 mm

Flower 50Mm Photography

50mm

Escolher a objetiva ideal

Após estas considerações, precisa de pensar sobre o que é importante para a sua fotografia.

  • Pretende captar grandes planos de um animal nervoso ou de um inseto? Vai necessitar de uma objetiva com distância focal mais longa, como a RF 100mm F2.8L Macro IS USM/EF 100mm f/2.8L Macro IS USM ou até mesmo uma EF 180mm f/3.5L Macro USM, para obter uma distância de trabalho maior.
  • Necessita da capacidade para ampliar os seus motivos além do tamanho real? Então a objetiva Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x Macro com um rácio de ampliação de até 1:5 é uma escolha ideal para si.

Flower Macro Photography

Obtenha os melhores resultados da sua objetiva macro

Protege contra a vibração da câmara

As distâncias focais mais compridas no género da objetiva macro podem causar níveis mais elevados de vibração da câmara, dificultando a captura de uma imagem clara e nítida. O Estabilizador de imagem na objetiva ajuda a eliminar a maioria da vibração da câmara. Caso selecione uma objetiva sem Estabilizador de imagem pode utilizar um tripé para estabilizar a câmara e objetiva, mas estas não serão tão fáceis de deslocar.

Chameleon Photography

Iluminar o motivo

A configuração de iluminação adequada permitirá a utilização de uma velocidade do obturador mais rápida, proporcionando fotografias nítidas de motivos em movimento. O flash anelar Macro Lite MR-14EX Il e o flash Twin Lite MT-24EX da Canon proporcionam sistemas de iluminação especializados que ajudam a iluminar o seu motivo, seja com uma luz mais uniforme, como o flash anelar Lite, seja com uma luz mais direcional, para maior textura, como o flash Twin Lite. A EF-M 28mm f/3.5 Macro IS STM inclui dois LED (Macro Lite) incorporados e controláveis para fornecer iluminação extra e eliminar as sombras.

Butterfly Photography

Fotografia macro incrível

A maioria das objetivas macro dedicadas permitem que alcance um rácio de ampliação de 1:1, no entanto, pode facilmente aproximar-se e alcançar um rácio de 1:2 (significa que o seu motivo aparece com o dobro do tamanho no sensor da câmara), ao utilizar tubos extensores, se a sua câmara e objetiva suportarem a sua utilização. Se pretende aproximar-se o máximo possível do seu motivo, a MP-E 65mm f/2.8 1-5x Macro Photo pode alcançar um rácio de 1:5. Este nível de ampliação é capaz de mostrar bolhas de ar em gotículas de água.

Extreme Macro Photography

A escolha profissional para fotografia macro

FOTOGRAFIA MACRO

RF 100mm F2.8L Macro IS USM

A RF 100mm F2.8L MACRO IS USM é uma objetiva macro RF profissional perfeita para captar imagens em tamanho real de 1,4x e retratos deslumbrantes sem tripé, com a qualidade da série L.

Ver detalhes

RF 100mm F2.8L Macro IS USM on the EOS R5

Também lhe pode interessar…

Produtos relacionados