Woman Portrait Photography

Objetivas para fotografia de retrato

Compreender o retrato

Enquanto fotógrafo retratista vai deparar-se com uma grande quantidade de requisitos, de fotografias de grupo de família na natureza a fotografias de rosto profissionais. Em última instância, cada fotografia é diferente e o estilo tem um impacto sobre que kit escolher.


Para garantir que seleciona a objetiva adequada para aquilo que pretender alcançar, deve explorar os diferentes estilos de retratos que pode adotar.

Man Portrait Photography

Retratos clássicos

Um retrato clássico é geralmente uma composição de cabeça e ombros, mas pode referir-se a um número de situações diferentes, de captar fotografias de rosto a captar a personalidade do seu motivo. No entanto, os retratos clássicos são normalmente tirados a uma distância do motivo para garantir que este não se sente desconfortável. Uma objetiva ideal para este tipo de fotografia teria uma distância focal de 85 mm com uma grande abertura (f/l.2 a f/2.8). Uma objetiva com esta distância focal permite-lhe trabalhar a uma distância confortável e proporciona uma perspetiva favorável ao seu motivo. Uma grande abertura permite também que trabalhe em condições de pouca luz, enquanto separa o seu motivo do segundo plano ao proporcionar uma reduzida profundidade de campo. Também pode conseguir isto com as objetivas de zoom padrão com uma grande abertura.

Man Portrait Photography

Espontâneo

Se pretender captar pessoas espontaneamente no momento, precisa de uma objetiva que lhe permita captar grandes planos à distância. A objetiva ideal seria uma objetiva de zoom com alcance de 70-200 mm (a fotografar com a teleobjetiva), que o irá aproximar ao mesmo tempo que lhe proporciona a capacidade de captar o seu motivo desprevenido no seu ambiente natural.

Natural Moment Capture

Moda

A fotografia de moda está repleta de variedade, por isso é importante saber o que pretende captar. Se vai captar a roupa completa do modelo e precisa também da opção para retratos, uma objetiva de zoom dentro do intervalo de focagem de 24-70 mm seria a escolha ideal para si. Este tipo de objetiva tem um intervalo de focagem comprido o suficiente para uma fotografia apenas de retrato, enquanto também é suficientemente grande para captar o motivo no seu ambiente. Objetivas com distâncias focais maiores, por exemplo, 70-200 mm, são uma boa escolha para as sessões fotográficas de passerelle, enquanto as objetivas macro podem ser utilizadas para captar detalhes complexos de joias e vestuário.

Fashion Woman Photography

Grupos

As fotografias de grupo podem incluir qualquer número de pessoas entre três e trezentos, numa variedade de cenários. A quantidade de pessoas que tenta enquadrar na moldura irá determinar a objetiva de que precisa. Quanto maior o grupo de pessoas, mais ampla a objetiva de que precisa. Uma objetiva grande angular no intervalo de 16-35 mm (full frame) irá ajudar a garantir que enquadra todos na moldura com facilidade. No caso de grupos menores, uma objetiva para retratos com distância focal fixa padrão no intervalo de focagem de 30mm-85 mm será suficiente para enquadrar todos na moldura.

Girls Group Photography

Retratos com o ambiente em fundo

Se pretende captar mais da história do seu motivo ao fotografá-lo no seu ambiente, pode utilizar uma objetiva grande angular para aumentar o campo de visão e incluir mais do ambiente do motivo na moldura. No entanto, as objetivas grandes angulares podem distorcer as relações físicas entre motivos. Enquanto estiver consciente disto e de como afeta a sua fotografia, pode utilizá-lo para criar imagens estilisticamente, que não conseguiria captar de qualquer outra forma.

Environmental Portrait Photography

De que forma a câmara pode influenciar a escolha da objetiva

As objetivas EF-S da Canon foram concebidas exclusivamente para câmaras de sensor APS-C, como a EOS 760D, não sendo compatíveis com modelos full-frame, como a série de câmaras EOS 5D.


As objetivas EF podem ser utilizadas com qualquer câmara EOS. No entanto, quando estas objetivas são utilizadas numa EOS de tipo APS-C, conferem uma visão angular equivalente a uma objetiva com uma distância focal maior em 1,6x do que numa câmara full-frame. Por exemplo, a objetiva EF 50mm f/1.8 STM utilizada numa EOS 760D proporciona um ângulo de visão equivalente a uma objetiva de 80 mm numa câmara full-frame.

Shot On A Full Frame Sensor

Tirada a 100 mm num sensor full-frame

Shot On An Aps-C Sensor

Tirada a 100 mm num sensor APS-C

A importância da distância focal

Pode obter retratos extraordinários ao utilizar uma objetiva de zoom ou com distância focal fixa dentro do alcance da teleobjetiva. Fotografar a uma distância focal mais longa permitirá que crie uma distância de trabalho mais confortável tanto para si como para o motivo, enquanto continua a preencher a moldura.


As objetivas EF podem ser utilizadas com qualquer câmara EOS. No entanto, quando estas objetivas são utilizadas numa EOS de tipo APS-C, conferem uma visão angular equivalente a uma objetiva com uma distância focal maior em 1,6x do que numa câmara full-frame. Por exemplo, a objetiva EF 50mm f/1.8 STM utilizada numa EOS 760D proporciona um ângulo de visão equivalente a uma objetiva de 80 mm numa câmara full-frame.

Focal Length Photography

24 mm

Focal Length Photography

85 mm

A importância da abertura

As fotografias de retrato têm, geralmente, um melhor resultado com uma reduzida profundidade de campo, visto que isto vai ajudar a separar o motivo do segundo plano. Ao utilizar uma objetiva com uma grande abertura (um valor de f-stop mais baixo) é possível atingir uma reduzida profundidade de campo para que o fundo apareça mais desfocado.


Repare abaixo como o fundo na imagem à esquerda é muito mais suave, o que faz com que as características da rapariga sobressaiam mais. Especialmente em comparação com a imagem à direita.

F/1.8 Aperture F/2.8 Aperture F/5.6 Aperture

Fotografar retratos em condições de pouca luz acrescenta um elemento estilístico à sua imagem e pode realçar a personalidade do seu motivo. Quer utilize uma objetiva com distância focal fixa ou de zoom, precisa de escolher uma objetiva com uma abertura o mais ampla possível para aproveitar ao máximo a luz disponível, de modo a atingir os melhores resultados. Quanto menos luz, maior tem de ser a abertura. Sempre que possível, defina a sua objetiva para parar a f/1.8, pois permite que entre 4 vezes mais luz do que a f/3.5, o que é uma enorme diferença.

Escolher a objetiva ideal

Após estas considerações, precisa de pensar sobre o que é importante para a sua fotografia.


  • Precisa que a flexibilidade altere a composição da sua fotografia num instante? A objetiva de zoom seria uma boa recomendação.
  • Está a fotografar em situações de pouca luz? Se sim, vai necessitar da maior abertura possível para aproveitar ao máximo a luz disponível. As objetivas de distância focal fixa proporcionam normalmente as aberturas maiores. No entanto, as objetivas de zoom com abertura fixa, como a EF 24-70mm f/2.8L II USM, podem oferecer uma boa objetiva de zoom equivalente, com maior flexibilidade.
  • Pretende atingir um fundo de textura suave e desfocado? Vai precisar de uma objetiva de abertura mais ampla para alcançar uma reduzida profundidade de campo, que faz com que o fundo apareça mais desfocado.

Fashion Man Photography

A arte de captar retratos fantásticos

Os melhores retratos têm um aspeto descontraído e sem esforço, independentemente da sua finalidade. No entanto, nunca é tão simples como ter um modelo fotogénico ou uma ótima localização. Ao considerar a seguinte combinação de fatores, pode garantir que tem ótimos resultados em todas as ocasiões.

Iluminação

Seja num estúdio ou no local, pode utilizar diferentes estilos de iluminação para complementar o seu modelo. Isto pode ir de fotografar em diferentes momentos do dia, a utilizar um refletor para destacar as características do seu motivo.

Lighting Photography

Composição

Precisa de planear como deseja que o seu motivo preencha a moldura. Isto não o limita a utilizar apenas um terço da moldura, especialmente ao captar grandes planos. Deve fazer experiências de modo a perceber como pode preencher a moldura de formas interessantes.

Composition Photography

Fundo

Ao planear fotografar retratos, é importante considerar o fundo de cada cenário. Utilize fundos com estruturas e cores que vão complementar o seu motivo, sem desviar a atenção.

Background Portrait
Girl Making Bubbles

A escolha profissional para a fotografia de retrato

EF 85mm f/1.2L Il USM

A escolha profissional para a fotografia de retratos, esta objetiva da série L oferece um desempenho excecional, especialmente em situações de pouca luz graças à sua abertura de f/ 1.2. A objetiva para retrato especial tem um elemento de objetiva asférico de alta precisão e uma abertura de 8 lâminas, para imagens incrivelmente nítidas com fundos magnificamente desfocados e uma profundidade de campo extremamente reduzida, que é ideal para captar retratos criativos.

Ver detalhes

Ef 85Mm F/1.2L Ii Usm

Também lhe pode interessar…