Canon Portugal felicita vencedores do World Press Photo do ano 2015

Lisboa, 19 de Fevereiro de 2016 – A Canon Europa congratula o fotojornalista freelancer, Warren Richardson, vencedor do World Press Photo do ano 2015. A sua fotografia descreve um homem e uma criança a atravessar a fronteira da Sérvia com a Hungria, parte de um grupo que estava a tentar entrar no país antes da vedação ser construída. Devido às circunstâncias, Richardson não pode utilizar flash, e por isso a fotografia está iluminada apenas pela luz da lua.

WPPH_Warren Richardson_Hope for a New Life_IMAGE_FINAL.jpg

Créditos: Warren Richardson, Austrália, 2015, Hope for a New Life

Por sua vez, a Canon Portugal dá também os parabéns ao fotógrafo português, Mário Cruz, pelo primeiro prémio conquistado na categoria “Temas Contemporâneos”. A sua história intitulada “Talibes Modern-day Slaves” retrata os Talibes, um conjunto de rapazes do Senegal e da Guiné-Bissau que vivem em escolas islâmicas. Estes rapazes são forçados a pedir nas ruas, enquanto os seus ‘líderes’ religiosos recolhem os ganhos do dia.

O World Press Photo Contest é a competição de fotografia mais prestigiada do mundo. Os júris da competição, que são patrocinados pela Canon desde 1992, selecionaram os vencedores entre 82.951 fotografias submetidas por 5.775 fotógrafos profissionais de 128 países. Este ano foram definidas sete categorias temáticas e duas categorias de projetos de longo prazo.

“Estamos orgulhosos por poder ajudar o melhor do fotojornalismo mundial na divulgação das suas histórias que devem ser contadas através deste evento de prestígio”, comenta Kieran Magee, Diretor, Imagem Profissional da Canon Europa. “Imagens como as destes dois vencedores têm um papel de extrema importância na captação do impacto real e do lado humano de uma história e, em garantir que alcançam uma maior audiência. Por esta razão, é uma honra para a Canon apoiar estes prémios ao longo dos últimos 24 anos.”

Warren Richardson capturou a imagem vencedora através de uma Canon EOS 5D Mark II e uma objetiva EF 24mm f/1.4L USM. A fotografia ganhou também o primeiro prémio na categoria Notícias Locais. Outras categorias vencedoras capturadas através das objetivas das câmaras Canon incluem:

• Aftermath of Airstrikes on Syria, tirada por Sameer Al-Doumy com a Canon EOS 5D Mark III para a categoria Notícias Locais
  • FIS World Championship, tirada por Christian Walgram com a Canon EOS-1D Mark II para a categoria de Desporto
  • China’s Coal Addiction, tirada por Kevin Frayer com a Canon EOS 5D Mark III para a categoria Vida Quotidiana
  • Storm Front on Bondi Beach, tirada por Rohan Kelly com a Canon EOS-1D Mark II para a categoria Natureza
  • Tough Times for Oragutans, tirada por Tim Laman com a Canon EOS-1D C para a categoria Natureza

Enquanto vencedor do World Press Photo do ano 2015, Warren Richardson irá receber um prémio de 10.000€ na cerimónia de entrega de prémios em Amesterdão, dia 25 de abril. A Canon Europa irá também oferecer ao fotojornalista a recém-lançada EOS-1D X Mark II.

As imagens vencedoras estarão presentes numa exposição que visitará mais de 100 cidades em 45 países ao longo do ano, e serão vistas por mais de 3.5 milhões de pessoas em todo o mundo. A primeira exposição World Press Photo 2016 abre dia 16 de abril em Amesterdão. As fotografias em exposição serão impressas pelas impressoras planas de grande formato da gama Arizona, da Canon.

Mais informações em: www.worldpressphoto.org.

Nota aos Editores:
World Press Photo – Press Kit

Uma seleção das imagens vencedoras para publicação estão disponíveis para download na área criada para o efeito da página do World Press Photo aqui.

Conheça a lista complete de vencedores: http://www.worldpressphoto.org/collection/photo/2016

Read Next

Canon revoluciona uma vez mais o futuro da fotografia e do cinema com o novo Sistema pioneiro EOS R

Lisboa, 5 de setembro de 2018 – A Canon Europa, líder mundial em soluções de imagem, redefiniu hoje as fronteiras da fotografia e do cinema com o lançamento do Sistema pioneiro EOS R. Mais de trinta anos depois do lançamento do sistema EOS original, que marcou uma era, o arrojado, novo sistema EOS R aumentará, uma vez mais, as possibilidades fotográficas de inúmeras formas. A baioneta da objetiva RF foi estudada com a combinação perfeita de ótica, mecânica e eletrónica, concebida para captar momentos únicos de uma forma anteriormente impossível.