Canon apoia Programa de Literacia para África na drupa 2016

Lisboa, 27 de julho de 2016 – A Canon Europa, líder mundial em soluções de imagem, está a trabalhar em parceria com a editora de livros infantis germânica, Goloseo e com a organização global para a literacia e educação feminina Room to Read, para entregar os livros produzidos no stand da Canon durante a drupa 2016, às escolas apoiadas pela Room to Read na África do Sul.

CanonGoloseoRoomtoRead1.jpg

A editora Goloseo, sediada em Munique, especializou-se na reedição de tesouros da literatura infantil em ambos os formatos, digital e impresso. A empresa estabeleceu uma parceria com a Room to Rea - uma ONG que transforma as escolas primárias em ambientes de aprendizagem amigáveis que possibilitem às crianças o desenvolvimento das suas capacidades e o hábito da leitura, tornando-as leitoras independentes ao longo das suas vidas. O Programa de Literacia da Room to Read assegura que cada escola tem uma biblioteca com livros no idioma local das crianças, assim como, professores e bibliotecários formados com as melhores práticas de escrita e leitura.

Para este projeto na drupa 2016, a Goloseo traduziu três livros ilustrados - “Pling, Plang, Plung”, “Cordula die Brillenhexe” e o “Pummel” – para inglês e outros dois idiomas africanos, Sepedi e Xitsonga. A Canon irá enviar 3.300 livros finalizados para a África do Sul, que serão distribuídos por 176 escolas cujas bibliotecas são apoiadas pela Room to Read.

Os livros foram produzidos num fluxo de trabalho integrado na zona de Publishing presente no stand da Canon, na drupa 2016. As páginas de texto foram preparadas utilizando o Impostrip, o software de imposição especializado da parceira da Canon, a Ultimate TechnoGraphics, antes de serem impressas na Océ ColorStream 6000. As capas foram produzidas na Canon imagePRESS C10000VP, a impressora digital bandeira da Canon com capacidade para produzir 100 páginas a cores por minuto.

As páginas impressas a partir das duas impressoras foram posteriormente agrupadas através da Tecnau Libra 800, uma linha de produção de livros on-demand, que integra na perfeição processos de encadernação variáveis e corte triplo que permitem automatizar a produção a elevada velocidade de livros com especificações individuais.

Este fluxo de trabalho integrado de livros on-demand demonstra que a tecnologia de impressão digital quando combinada com a solução automatizada, altamente flexível, de acabamento de livros, torna possível a produção de livros ultrarrápida. Isto é adequado para a reedição de livros antigos e para a produção de livros em idiomas pouco usuais, que não seriam rentáveis num modelo de produção analógico que exige volumes mínimos de produção. Soluções inovadoras como esta permite às editoras desbloquear o potencial comercial do seu catálogo de serviços e produzir livros que correspondem às necessidades mais individuais dos consumidores.

Peter Wolff, Senior Director - Commercial Printers & Continuous Production CRD da Canon Europa, refere “Estamos orgulhosos por sermos capazes de apoiar a Room to Read a alcançar este importante objetivo, e é bastante gratificante saber que aqueles belos livros de histórias produzidos durante a drupa 2016 poderão ser apreciados por crianças a tantos quilómetros de distância, na África do Sul”.

Heatcher Simpson, Room to Read Chief Program Officer, acrescenta, “O investimento da Canon e da Goloseo no nosso Programa de Literacia são uma verdadeira resposta à falta de qualidade dos materiais de leitura disponíveis para as crianças em muitas comunidades em todo o mundo. Através da parceria com a Room to Read, estão a ter impacto junto de milhares de crianças na África do Sul, oferecendo-lhes o gosto e o hábito pela leitura”.

Room to Read Imagens

Read Next

Canon recebe seis distinções pelas suas câmaras e acessórios nos 2018 TIPA Awards

Lisboa, 19 de abril de 2018 — A Canon Europa foi galardoada com seis prémios da Technical Image Press Association (TIPA). Representando 30 revist¢as especializadas da indústria de 15 países dos cinco continentes, é uma das mais importantes associações de imagem e jornalismo do mundo. A Canon foi distinguida pela TIPA pela primeira vez em 1991, e 2018 marca o 24º ano de distinções pelas inovações técnicas lançadas pela marca para a indústria fotográfica. Este conceituado painel reúne-se anualmente para discutir os mais recentes equipamentos, tendo em conta um conjunto de critérios que inclui inovação, utilização de tecnologia avançada, design e qualidade geral do produto, com objetivo de selecionar e reconhecer as melhores soluções da indústria.