O novo sistema EOS Cinema 4K: Canon lança as EOS C700 (EF/PL) e EOS C700 GS PL

Lisboa, 1 de setembro de 2016 – A Canon revela hoje dois novos modelos emblemáticos do já conhecido sistema Cinema EOS – EOS C700 (EF/PL) e EOS C700 GS PL. Ambos os modelos estão preparados para a geração 4K, permitindo às transmissoras e produtoras de televisão gravar de forma fácil e intuitiva com uma ampla gama dinâmica, e com suprema qualidade. As novas câmaras EOS C700 são capazes de captar vídeos 4K em câmara lenta com elevadas taxas de fotogramas de até 59.94P/50P e em 2K até 200p/240p (em modo sensor crop), ou 4K RAW até 100P/120P, para o gravador opcional adaptável CODEX¹ RAW. As poderosas câmaras de vídeo têm um design modular para se adaptarem a todos os requisitos da gravação e incluem, pela primeira vez, suporte para o formato Apple ProRes. Desenvolvida com foco em motivos em rápido movimento e cenas de ação, a EOS C700 GS PL é também a primeira câmara Cinema EOS com um obturador global.

EOS C700 / C700 PL / C700 GS PL


Qualidade e versatilidade para qualquer produção
Criados a pensar nos cineastas e nos profissionais de produção e radiodifusão de elevada qualidade, ambos os modelos oferecem a versatilidade que a indústria exige graças ao sensor CMOS Super 35mm com uma contagem máxima de pixéis de 4.5K² (EOS C700 GS PL a 4.2K). Combinando o sensor com processadores triplos DIGIC DV5, os realizadores de documentários podem captar histórias naturais e histórias empolgantes com detalhes incríveis, oferecendo vídeos de elevada resolução com pouco ruído e pouca profundidade de campo. Em conjunto com um ISO elevado de até 102,400 e filtros ND incorporados, com até 10-stops de controlo, ambos os modelos oferecem mais flexibilidade e detalhe cinematográfico impressionante, mesmo nas condições de luminosidade mais difíceis.

O Dual Pixel AF CMOS da EOS C700 é incrivelmente eficaz a fixar e monitorizar um assunto permitindo ao operador da câmara concentrar-se em enquadrar a filmagem, facilitando aos repórteres filmar com rigor em movimento. Em produções de ficção os operadores vão beneficiar do elogiado Dual Pixel Focus Guide, ideal para maior controlo e precisão. Compatível com Canon Log 3, Log 2 e Log Gammas, a EOS C700 (EF/PL) é capaz de gravar até uns incríveis 15-stops de Dynamic Range (14-stops com a EOS C700 GS PL), onde a filmagem pode ser sujeita a gradação cromática com maior segurança e flexibilidade em processos de pós-produção HDR.

Integração em fluxo de trabalho profissional
A EOS C700 (EF/PL) oferece uma maior variedade de opções de espaço de cor, incluindo o Canon Cinema Gamut, BT.2020 e DCI-P3, bem como suporte para ACES 1.0. A câmara também suporta a monitorização HDR com SMPTE ST.2084. Para um fluxo de trabalho HDR verdadeiramente integrado, eficiente e fiável, todas as versões da EOS C700 podem ser conectadas diretamente ao novo DP-V2420, um ecrã de referência 4K de elevada luminância da Canon que é capaz de suportar o novo standard ITU-R BT.2100 para produção HDR.

Especialmente atraente para o mercado de produção de alta resolução, a EOS C700 é capaz de gravar internamente ficheiros 4K com elevadas taxas de bits para o cartão dual CFast 2.0™, suportando formatos XF-AVC e ProRes, enquanto grava simultaneamente ficheiros 4K RAW para um gravador externo. Equipada com um terminal de Ethernet (RJ45), a EOS C700 permite aos radiodifusores emitirem filmagens Full HD em live stream através da internet, podendo também ser conectada a uma rede sem-fios através do transmissor de ficheiros opcional (WFT-E6B/WFT-E8).

Para complementar esta poderosa nova câmara, a Canon trabalhou com a Codex para fornecer uma solução de fluxo de trabalho e gravação totalmente integrada. A combinação do gravador Codex RAW adaptável (CDX-36150) com a nova Canon EOS C700 permite gravação em 4K RAW de elevada velocidade de até 100 fps, em 4K Apple ProRes até 60 fps, e Apple 2K ProRes até 120 fps. Os suportes de gravação para produção da Codex – Codex Capture Drives – são usados quer para gravação RAW como ProRes. Juntamente com as imagens, a meta informação exata do fotograma, como por exemplo a informação da objetiva, pode também ser capturada, simplificando os processos de produção e pós-produção e garantindo poupança de tempo e custos.

Crie a câmara à sua maneira
A câmara pode ser modificada para se adaptar às necessidades individuais bem como às exigências de cada filmagem. Para total personalização, existe uma extensa gama de acessórios opcionais – incluindo um novo sistema de visor OLED de 0.7’’ – o EVF-V70 - que oferece resolução Full HD (1920 x 1080) com uma ampla gama de cores. A Unidade Operacional Remota OU-700 opcional pode ser utilizada para controlar a câmara quando grava com uma equipa de vários elementos. Para repórteres de imagem e realizadores de documentários estão disponíveis, uma Unidade de Apoio de Ombro feita à medida – SU-15 – e um novo punho, Shoulder Style Grip Unit – SG-1, para filmagens em movimento.

Para total liberdade criativa e de escolha, as câmaras são compatíveis com objetivas anamórficas, bem como com uma extensa gama de objetivas EF e PL. Além disso é possível utilizar as objetivas de boradcast (radiodifusão) compatíveis da Canon, graças ao adaptador de suporte B4 opcional (em modo Full HD). A EOS C700 com baioneta EF e Cinema Lock e a EOS C700 PL com suporte Cook/i podem ainda trocar baionetas no serviço técnico da Canon, se os requisitos do utilizador se alterarem.

Principais características EOS C700:

  • Gravação em vídeo 4K (4,096 x 2,160) até 810Mbps
  • Gravação interna XF-AVC 10/12-bit e ProRes
  • Gravação 4K interna até 59.94P/50P ou até 100P/120P com gravador opcional CODEX
  • Gama dinâmica até 15 stops
  • Dual Pixel CMOS AF (apenas EOS C700) ou opções de Global Shutter


¹ Desenvolvido em colaboração com a Canon o, opcional e adaptável, gravador Codex RAW CDX-36150
² Atualizações de firmware planeadas para março de 2017