Canon inspira os profissionais criativos a “libertarem a impressão” no Pure Digital 2018

No evento Pure Digital 2018, que decorre em Amesterdão de 17 a 19 de abril, a Canon Europa irá explorar o papel fundamental que a impressão digital desempenha em dar vida ao design e ajudar os profissionais criativos a alcançarem todo o potencial do seu trabalho.

A Dusty, marca de decoração de interiores utiliza tecnologia de impressão digital da Canon para personalizar os designs de papel de parede sob encomenda

Imagem da marca de beleza conceptual, Elemental, pelo fotógrafo profissional e Embaixador da Canon, Clive Booth

Enquanto expositor e principal parceiro da conferência, a Canon irá partilhar os seus próprios conhecimentos e de dois dos seus clientes Europeus em três apresentações, uma em cada dia do evento.

Mathew Faulkner, Senior Manager for Applications Development in Graphis and Communications da Canon Europa, irá juntar-se ao fotógrafo profissional, Clive Booth, e à arquiteta de interiores, Maria Horgen, para partilharem as suas perspetivas individuais sobre o modo como a impressão digital reforça a sua criatividade e lhes oferece novas oportunidades comerciais para o seu trabalho.

No primeiro dia do evento, a 17 de abril, no âmbito de um programa focado no tema do Design & Criação, Clive Booth, Embaixador da Canon, irá demonstrar o seu trabalho como fotógrafo e cinematógrafo, explicando como tirou vantagem da impressão digital de grande formato para expandir a capacidade do seu trabalho e levar as suas imagens a mais públicos. Ele irá apresentar o case study do “The Ileachs Project”, um documentário capturado através de vídeo e fotografia sobre a vida na ilha Escocesa de Islay, contando como a impressão acrescentou valor a este projeto. A história é contada através de imagens do trabalho dos serviços de salvamento aéreos e em barcos salva-vidas, bem como retratos comoventes dos insulares. Clive envolveu-se recentemente em vários projetos criativos, incluindo campanhas de publicidade, anúncios e curtas-metragens para empresas como House of Holland, George Michael, Canon Europa, Asus, Intel, House of Amouage, H&M, Ernst & Young, Fiat, Shu Uemura e L’Oreal. Os seus clientes incluem Hackett London, Louis Vuitton, Moet & Chandon, Silhouette Eyewear e MAC Cosmetics.

Os visitantes do Pure Digital terão ainda a oportunidade de ver o trabalho realizado por Clive para a Canon no âmbito do lançamento da campanha fotográfica para a marca de beleza conceptual ‘Elemental’, desenvolvido pela Canon para demonstrar o impacto e a eficácia da impressão numa combinação de marketing multicanal. A campanha apresenta imagens deslumbrantes capturadas por Clive para representar os quatro elementos: terra, ar, fogo e água, sobre um conjunto de aplicações, desde comunicações promocionais e publicidade ‘out-of-home’, a sinalética e pontos de venda dentro de loja, bem como decoração comercial. No stand da Canon no Pure Digital (#12.103), alguns especialistas irão inspirar os convidados com as possibilidades da impressão digital, ao levá-los por um passeio ‘home-street-store’ da Campanha Elemental, que ilustra o papel dos gráficos promocionais impressos e decorações impressas digitalmente durante a abrangente viagem do consumidor.

No segundo dia do evento, 18 de abril, Maria Horgen irá contribuir para o programa dedicado à Decoração de Interiores & Experiência de Marca. Maria é arquiteta de interiores e cofundadora da ‘Dusty’, uma recente empresa de decoração de interiores inaugurada na Oslo Design Fair em janeiro de 2018, em parceria com um fotógrafo especialista de interiores e perito em tendências, Jorunn Tharaldsen. A ‘Dusty’ utiliza a tecnologia de impressão de grande formato da Canon para reproduzir padrões originais dos papéis de parede Art Nouveau encontrados em alguns edifícios noruegueses, fotografados com uma câmara DSLR Canon 5D Mark IV e restaurados e melhorados digitalmente para decoração de interiores modernos. Estas imagens foram agrupadas num livro intitulado “Dusty”, elaborado por Horgen e Tharaldsen para catalogar os interiores e a palete de cores. O portfólio de produtos da Dusty incorpora papéis de parede digitalmente impressos que podem ser personalizados de acordo com a palete de cores do cliente, bem como com outros elementos como vidro, mobília, painéis de madeira e painéis acústicos. A Canon apresentou a Maria à Pulp Grafisk AS, uma empresa fornecedora de serviços de impressão e especialista em aplicações de decoração de interiores baseada em Oslo, que tem a capacidade para imprimir digitalmente os designs da Dusty, sob encomenda.

A Maria estará durante todo o evento no stand da Canon disponível para falar com os visitantes sobre o seu novo negócio e experiência como arquiteta de interiores. Terje Gulbrandsen e Anette Bjornstad, Managing Director e Senior Project Manager da Pulp Grafisk, respetivamente, também estarão presentes no evento para inspirar outros fornecedores de serviços de impressão e oferecer conselhos práticos sobre como podem diversificar o seu portfólio de produto com aplicações de decoração. Além de imprimir os produtos da Dusty, Pulp Grafisk é também fornecedor de material de marketing e embalagens para apoiar as vendas da nova marca de decoração.

No último dia de evento, 19 de abril, Mathew Faulkner da Canon irá explorar as vantagens criativas, comerciais e técnicas únicas da impressão digital, que permitem um design personalizado e adaptado, partilhando um portfólio de exemplos inspiradores de um conjunto de clientes da Canon nas áreas da decoração de interiores, obras de arte e fotografia. Com experiência profissional em funções criativas, impressão de produção e marketing, Mathew irá demonstrar o valor da impressão no mundo digital atual e como pode ajudar a impulsionar a criatividade da marca.

Mathew refere: “Na Canon, acreditamos seriamente que a impressão tem o potencial único para libertar o verdadeiro impacto das ideias criativas. Isto pode significar dar vida a imagens fotográficas ou obras de arte marcantes, reconhecer os conceitos poderosos das campanhas de marketing entre os vários canais desde casa, aos outdoors e até às lojas, criar embalagens personalizadas que criam uma experiência de unboxing inesquecível ou transformar espaços interiores com revestimentos de parede, pavimentos, gráficos de janelas e decoração de superfícies impressos digitalmente e personalizados.”

“O Pure Digital promete juntar as comunidades criativas e da impressão, para ajudar os criativos a perceberem todo o alcance da impressão digital atual, e estamos muito satisfeitos pela oportunidade de partilhar algumas das histórias inspiradoras dos clientes da Canon e destacar o espectro de possibilidades da impressão.”

Notas