A Canon celebra a excelência fotográfica e a próxima geração de storytellers visuais no Visa pour l’Image 2018

Lisboa, 20 de agosto de 2018 – A Canon Europa, líder mundial em soluções de imagem, orgulha-se de anunciar o seu programa de atividades para o Visa pour l’Image 20181, que decorre em Perpignan, França. O Festival Internacional de Fotojornalismo 2018, a decorrer pela 30ª vez, marca os 29 anos de parceria com a Canon. Como parte do seu compromisso para promover o papel que a fotografia desempenha ao contar histórias que devem ser contadas, a Canon disponibiliza um conjunto inspirador de eventos, exposições e um painel de discussões, bem como a confirmação do programa para estudantes da Canon.

Preparar a próxima geração de storytellers visuais

Pelo segundo ano consecutivo, a Canon irá levar 200 estudantes de fotografia da Europa, Médio Oriente e África ao festival, para participarem em workshops, durante três dias. Para além disso poderão também participar em palestras, fazer visitas guiadas à exposição e interagir com profissionais da indústria, como parte do reconhecido programa de estudantes da Canon. Três antigos estudantes deste programa estarão presentes este ano – incluindo Ksenia Kuleshova que trabalha atualmente como fotógrafa do New York Times – irão dar palestras como parte do alinhamento do programa. Os estudantes irão ter a oportunidade de apresentar os seus portefólios a especialistas líderes no setor, incluindo Giulio Di Sturco e Alvara Ybarra Zavala, Embaixadores da Canon.

Richard Shepherd, Pro Marketing Manager da Canon Europa, afirma: “Sabemos que estes estudantes estão bastante entusiasmados para construírem uma carreira fotográfica o que nem sempre é fácil, tendo em conta que a concorrência é muito forte. O nosso programa de estudantes e o nosso apoio no Visa pour l’Image trata-se de dar acesso à comunidade fotográfica. Queremos proporcionar à geração atual e futura uma plataforma aumentada para desenvolverem a sua criatividade e capacidades técnicas através da partilha de ideas originais, criação de novas relações e acesso a palestras e seminários interessantes.”

Celebrar o melhor do fotojornalismo feminino

Em 2018, e pelo 18º ano consecutivo, a Canon irá patrocinar o prestigiado prémio da Fotojornalista Feminina do Ano, durante o festival. O prémio deste ano será entregue a Laura Morton, uma conceituada fotógrafa , como reconhecimento pela sua contribuição no storytelling visual e pelo seu projeto na “University Avenue”, que explora o impacto da indústria tecnológica na área da Baía da Califórnia.

Este ano, a Canon irá mostrar também a exposição da vencedora de 2017, Catalina Martin-Chico, com o seu trabalho sobre o baby boom entre os ex-membros das FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Por fim, entre as 15h00 e as 16h30 no dia 5 de setembro, quarta-feira, a Canon irá organizar um debate moderado por Hilary Roberts, Embaixadora da Canon e Investigadora Conservadora de Fotografia no Imperial War Museum em Londres, intitulado de “In Search of Balance: Women and Photojournalism” A vencedora deste ano do prémio de Fotojornalista Feminina do Ano, Laura Morton, e os vencedores de prémios anteriores Ilvy Njiokiktjien (Embaixadora da Canon e vencedora em 2011) e Catalina Martin-Chico (vencedora em 2017) irão participar neste debate.

Networking e prospeção de oportunidades de mercado

A Canon irá proporcionar pontos de contacto entre profissionais, entusiastas e estudantes. O espaço Canon, localizado na sede do festival, no Palais des Congres de Perpignan, terá um showcase interativo, oferecendo aos visitantes a oportunidade de experimentarem o novo portefólio de produtos da Canon.

Para além disso, todos os fotógrafos acreditados podem receber um serviço complementar de check-and-clean pelos técnicos especializados do Canon Professional Services (CPS).

Para saber mais informação sobre a participação da Canon no Visa pour l’Image, visite:

www.canon.pt/pro/events/visa-pour-l-image