Canon lança uma objetiva icónica para uma nova geração – a RF 85mm F1.2L USM*¹ – a melhor resolução de sempre da Canon

Lisboa, 8 de maio 2019 – A Canon Europa, líder mundial na produção de objetivas, volta a assumir hoje o seu compromisso com os fotógrafos com o lançamento da nova geração da icónica objetiva Canon 85mm f/1.2L, a RF 85mm F1.2L USM. Oferecendo a mais elevada resolução de sempre de uma objetiva Canon, permite uma abertura superluminosa e velocidades AF impressionantes, tornando-a na objetiva ideal para fotografia de retrato e de casamento. Na sequência do anúncio de desenvolvimento de objetivas pela Canon em fevereiro, a RF 85mm F1.2L USM é a primeira de seis objetivas RF que serão lançadas ao longo de 2019. Esta objetiva, recomendada pela premiada Embaixadora da Canon Europa – Félicia Sisco, vai transportar os utilizadores da lendária EF 85mm f/1.2L II USM para o próximo nível de desempenho. Todas as seis objetivas RF vão oferecer uma qualidade e versatilidade incríveis para todos os que estão à procura da foto perfeita.

Félicia Sisco, embaixadora da Canon e premiada fotógrafa de Casamentos

RF 85mm F1.2L USM

Fotografia de Félicia Sisco com uma Canon EOS R e a nova RF 85mm F1.2L USM

Resolução impressionante para cada detalhe

Desenvolvida para o Sistema EOS R, a RF redefine as possibilidades tanto para fotografia como para vídeo, oferecendo as ferramentas necessárias para que o utilizador possa melhorar as suas próprias competências e criar imagens sem qualquer limitação. Desenvolvida tendo em conta os mais recentes avanços tecnológicos e as sugestões dos utilizadores, a RF 85mm F1.2L USM aproveita as possibilidades avançadas da baioneta RF para melhorar a qualidade das imagens e a comunicação entre a objetiva e o corpo de formato integral (full-frame) mirrorless da câmara.

A teleobjetiva curta de 85mm oferece a distância focal ideal para retratos e uma perspetiva agradável para faces. A RF 85mm F1.2L USM é apenas a segunda objetiva na gama de objetivas da Canon – depois da EF 35mm f/1.4L II USM – que utiliza a tecnologia ótica BR da Canon, que corrige de forma eficiente a aberração cromática axial que não é totalmente corrigível com uma combinação tradicional de objetivas – melhorando assim a resolução e nitidez. Oferecendo uma qualidade de imagem incrivelmente elevada em cada disparo, os elementos asféricos e UD da objetiva reduzem as aberrações da objetiva permitindo um desempenho ótico impressionante.

Elevada velocidade, elevada qualidade

A RF 85MM F1.2L USM é uma das mais luminosas objetivas autofoco da Canon para a gama de câmaras full-frame mirrorless. Em conjunto com a distância focal da teleobjetiva curta e com o Dual Pixel CMOS AF, a luminosa abertura f/1.2 cria uma profundidade de campo extremamente reduzida, impressionante bokeh e separação do fundo. A abertura usada faz o motivo saltar da imagem, enquanto o sistema de diafragma de nove lâminas realça o motivo contra um plano de fundo desfocado, ideal para fotografia de retrato. A abertura ultra-larga transmite 50% mais de luz que a objetiva f/1.4 para fotografias em condições de luz difíceis – até -6EV (EOS R) e -5EV (EOS RP) – captando o ambiente em cada momento.

Usando o mesmo tipo de anel com motor USM l que a RF 50mm F1.2L USM, a RF 85mm F1.2L USM assegura uma focagem nítida de forma suave e precisa, permitindo acompanhar os motivos à medida que se movem no enquadramento. Juntamente com um novo microprocessador, que utiliza um CPU de alta-performance e firmware, a objetiva usa o sistema EOS R aumentando a transferência de dados, o que resulta numa operação e AF mais rápidos, permitindo ao fotógrafo captar momentos que duram uma fracção de segundo.

Excelente manuseamento e resistência

Incorporado na objetiva RF da Canon está um anel de controlo – onde são programadas as definições de TV, AV, ISO e exposição – que adiciona um nível de personalização, tornando-a ideal para fotógrafos de casamento que necessitam de trabalhar com configurações abrangendo desde fotos de momentos espontâneos até fotografias com pessoas em pose. A objetiva também está equipada com um anel de focagem manual permanente, que permite a focagem manual movendo o anel sem a necessidade de mudar para o modo MF. Ideal para fotografias no exterior ou num espaço definido, a RF 85mm F1.2L USM inclui a impermeabilização da icónica Série L, protegendo a objetiva contra condições meteorológicas adversas, quando se fotografa no exterior.

A premiada fotógrafa de casamentos e Embaixadora da Canon, Félicia Sisco comenta “enquanto fotógrafa de casamento – e de retrato – preciso de ter total confiança no equipamento que utilizo para me poder focar na pessoa e criar a sua história. Utilizo a icónica objetiva 85mm 1.2 da Canon há mais de 20 anos pela luminosidade e grande abertura que me garantem imagens maravilhosas, mesmo com pouca luz.”

“A nova RF 85mm F1.2L USM é melhor do que eu poderia alguma vez imaginar. Esta objetiva cria uma profundidade de campo e um bokeh que é impossível de obter com outra objetiva e sei que vai ser um componente essencial do meu saco de fotografia. Separa a pessoa do fundo e apresenta uma focagem nítida nos olhos da pessoa que é simplesmente de cortar a respiração, captando cada momento especial”.

Leia mais sobre a experiência da Embaixadora da Canon com a RF 85mm F1.2L USM:
https://www.canon.pt/lenses/rf-85mm-f1-2l-usm/

Para informação específica sobre a RF 85mm F1.2L USM, visite:
https://www.canon.pt/lenses/rf-85mm-f1-2l-usm/specifications/

RF 85mm F1.2L USM principais funcionalidades:

  • Objetiva de focal fixa (prime) de 85mm de elevado desempenho
  • Distância focal de 85mm para proporcionar uma perspectiva mais agradável, ideal para retratos
  • Grande abertura f/1.2 com diafragma de 9 lâminas para desempenho superior com baixa luminosidade e suave desfocagem do fundo
  • Óticas BR (óticas com refração da luz azul do espetro) reduzem a aberração cromática assegurando a qualidade máxima da imagem
  • Elementos asféricos e UD asseguram a maior resolução em toda a área da imagem
  • Motor USM para um funcionamento suave e silencioso
  • Anel de Controlo - permite controlo direto nas definições TV/AV/ISO
  • ASC (Air Sphere Coating) evita que os reflexos parasitas e o efeito fantasma deteriorem a qualidade da imagem


1 *A RF 85mm F1.2 USM alcança o melhor desempenho ótico (MTF) na abertura máxima entre as objetivas Canon 85mm de autofoco para câmaras intermutáveis (DSLR e mirrorless) disponíveis a partir de 8 de maio de 2019. Baseado no estudo da Canon.

Mais informações