Medidas Desesperadas: Jovem Fotógrafo Ambiental do Ano da CIWEM capta drástica ação de conservação de vida selvagem

Lisboa, 7 de outubro de 2019 – A CIWEM (Chartered Institution of Water and Environmental Management) elegeu Kgaugelo Neville Ngomane como o Jovem Fotógrafo Ambiental do Ano. Neville participou, recentemente, no Canon & Wild Shots Outreach (WSO) Young People Programme.

“Medidas Desesperadas” – A ameaça de caça furtiva de rinocerontes, apresentada nesta imagem, exige medidas drásticas.
Fotografia: Kgaugelo Neville Ngomane ©Wild Shots Outreach

A fotografia “Medidas Desesperadas”, com a qual Neville ganhou a competição, faz parte de um projeto de colaboração entre o Young People Programme (YPP) da Canon, que proporciona ferramentas e competências a jovens fotógrafos, para que possam dar voz aos problemas que afetam o seu futuro, e a WSO, uma Instituição de beneficiência da África do Sul, que procura envolver e educar os jovens sobre a importância da conservação da vida selvagem e da natureza através da fotografia.

Como parte da iniciativa, o conservacionista Mike Kendrick, fundador e diretor da WSO, trabalha com jovens desempregados e estudantes do ensino secundário de escolas públicas próximas ao Parque Nacional Kruger, na África do Sul. Muitos destes jovens nunca tiveram a oportunidade de observar animais selvagens ao vivo ou visitar o parque, embora residam praticamente à sua porta.

Mike explica: “A parceria do YPP da Canon com a Wild Shots Outreach está a possibilitar que os jovens sul-africanos que habitam nas proximidades das reservas de vida selvagem experienciem o seu património natural pela primeira vez. Estes jovens podem fotografar espécies icónicas e contar as suas histórias sobre esta experiência incrível através das suas próprias imagens. As fotografias resultantes são depois exibidas nas suas comunidades, para que estas histórias possam ser partilhadas com amigos, família e membros da comunidade. Os jovens da YPP demonstram orgulho nas suas imagens, nas suas histórias e em si mesmos e também no seu património natural, algo que anteriormente era, para eles, de difícil acesso.”

A imagem “Medidas Desesperadas” foi captada numa operação de corte de chifres. Ao explicar a sua fotografia, Neville referiu: “Não foi fácil ver alguém a retirar os chifres a um animal tão emblemático. Espero que esta imagem leve muitas pessoas a pensar em soluções para salvar os rinocerontes e que as faça apoiar a sua conservação.”

A fotografia foi eleita entre mais de 4.000 candidaturas internacionais pelos jurados, que elogiaram a sua narrativa e mérito fotográfico: “Quando a fotografia de Neville apareceu no ecrã, todos prendemos a respiração de forma coletiva na sala do júri; é uma imagem mesmo poderosa.”

Michelle Janse van Vuuren, da Canon África do Sul, refere: “Este prémio é um passo positivo no sentido de elevar pessoas como o Neville e as suas comunidades locais. Passo a passo, por mais que estes possam pequenos, a Canon África do Sul está a apreciar ser uma parte mais importante destes programas e aguarda com expectativa uma nova oportunidade para voltar a fazê-lo.”

O Young People Programme da Canon é uma iniciativa que oferece aos jovens uma voz mais visual, através de workshops dedicados e formação de competências fotográficas.