História da Canon Inc.

PDF da história da Canon Inc.

Transferir a história da Canon Inc. Ltd [PDF 149 KB]

Perfil da empresa: A Canon Inc., com sede em Tóquio, Japão, é uma empresa líder mundial em inovação e fornecimento de soluções de imagem para empresas e consumidores. A primeira empresa comercial da Canon, Kwanon, foi criada em 1933 e alguns anos mais tarde, em 1937, foi fundada a Precision Optical Industry Co. Ltd, a antecessora da Canon Inc.. Hoje, a empresa desenvolve, produz e comercializa uma vasta gama de copiadoras, impressoras, câmaras, produtos óticos e outros produtos para satisfazer uma grande variedade de necessidades dos clientes. A marca Canon é muito conhecida e considerada fiável por pessoas, empresas e sectores industriais de todo o mundo.

Filosofia empresarial – Kyosei: A filosofia empresarial da Canon reflete o conceito do Kyosei, o qual significa viver e trabalhar em conjunto para o bem comum. Esta filosofia está presente em tudo o que a Canon faz, desde o desenvolvimento de métodos de produção sustentável, até à oferta de mais opções para os clientes.

Prioridades estratégicas: A Canon pretende fornecer um crescimento sólido através da transformação rápida, com o objetivo de fazer parte das 100 principais empresas globais a nível mundial. A diversificação para novos domínios do negócio e a expansão em áreas como a imagem para medicina, a impressão fotográfica, as câmaras de rede, a cinematografia profissional e a realidade mista, bem como o alargamento do negócio através de oportunidades de fusão, terão um papel fundamental para alcançar este objetivo. A expansão global através de três sedes regionais também fortalecerão a estratégia da Canon aumentando a inovação e fabricando os produtos mais perto do mercado.

Dados financeiros: O resultado líquido das vendas consolidadas da Canon Inc. no segundo trimestre do ano fiscal de 2014 foi de 926,8 mil milhões de ienes (9,2 mil milhões de dólares americanos ou 6,7 mil milhões de euros*).
*Os valores em dólares e em euros são convertidos de ienes apenas para conveniência do leitor a 101 JPY = 1 USD e 138 JPY = 1 euro para o 2.º trimestre do ano fiscal de 2014, com taxas de câmbio aproximadas na bolsa de valores de Tóquio a 30 de junho de 2014.

Estrutura da empresa: A Canon acredita que um fator crucial para o seu sucesso continuado é o estabelecimento de operações de desenvolvimento, produção e comercialização diferentes em cada região do mundo.

Com cerca de 194 000 funcionários em todo o mundo, a Canon possui subsidiárias de produção e marketing no Japão, nas Américas, na Europa, na Ásia e na Oceânia; possui ainda uma rede global de I&D com empresas instaladas nos EUA, na Europa, na Ásia e na Austrália.

Principais atividades do Grupo Canon Group

Unidade de negócio de escritório: Dispositivos multifuncionais digitais de rede de escritório (MFD), MFD digitais de rede a cores, MFD digitais de rede de uso pessoal, equipamentos de cópia para escritório, equipamentos de cópia a cores, equipamentos de cópia para uso pessoal, impressoras laser

Unidade de impressão de produção: Impressoras a jato de tinta de grande formato, impressora de produção digital

Unidade de negócio de consumo: Câmaras SLR digitais, câmaras digitais compactas, objetivas intermutáveis, câmaras de vídeo digitais, impressoras multifuncionais a jato de tinta, impressoras a jato de tinta, scanners de imagens, equipamentos de transmissão, calculadoras

Unidade de negócios de indústria e outros: Equipamento semicondutor de litografia, equipamento LCD de litografia, equipamento de gravação de imagens médicas, produtos oftalmológicos, cabeças magnéticas, micromotores, computadores, terminais de mão, scanner de documentos

Fabrico e produção: Os processos de produção da Canon estão constantemente a evoluir, representando parte do esforço da empresa para fornecer produtos de qualidade superior aos clientes, em tempo útil. Através de reformas como a produção em células e a produção automatizada, a Canon procura inovação em sistemas de produção em todas as fases do processo — aquisições, produção e distribuição. A Canon também trabalha no sentido de ter um impacto positivo no ambiente através da compra de peças e materiais ambientalmente responsáveis, bem como através de uma distribuição eficiente.

A Fábrica de Toride, criada em 1961, é responsável pelo fabrico dos produtos de imagem para escritório da Canon e utiliza o sistema de produção em células único da empresa, lançado há cerca de 14 anos.

O sistema de produção em células, que elimina os processos baseados em tapete de transporte, consiste em pequenas equipas de funcionários (células) que montam produtos do início ao fim. O número de operações que cada funcionário executa baseia-se nos seus níveis de competência individuais. Este método de produção ajudou a aumentar substancialmente a eficiência produtiva e também permite flexibilidade em termos de volumes de produção.

I&D e tecnologia: A Canon está empenhada em conduzir I&D de vanguarda, que considera crucial para poder fornecer produtos únicos e exclusivos. No ano fiscal de 2013, a empresa investiu 306,3 mil milhões de ienes em I&D, o que representa mais de 8% das vendas. Em 2013, a empresa obteve 3825 patentes* nos EUA, ficando em terceiro lugar entre todas as empresas. Isto marcou o 28.º ano consecutivo em que a Canon ficou classificada entre os cinco melhores destinatários de patentes dos EUA. Patentes.

Os cinco motores de imagem únicos da Canon estão presentes na tecnologia de todos os atuais produtos da Canon e foram o resultado da integração de várias tecnologias desenvolvidas ao longo da história da Canon:

Motor de Captura de Imagem – Alta resolução e elevada qualidade de imagem para objetiva, sensor e tecnologias de processamento de imagem

Motor de Eletrofotografia – A tecnologia de eletrofotografia está no centro das impressoras e copiadoras a laser que foram classificadas como as melhores do mundo

Motor de Jacto de Tinta – Capaz de produzir gotículas de tinta microscópicas de um picolitro (um trilionésimo de litro), tornando possível até o fabrico de chips de DNA

Motor de Fotolitografia – A tecnologia de exposição de semicondutores da Canon integra as mais recentes tecnologias óticas e de posicionamento ultra preciso

Motor de Ecrã – Tecnologia de ecrã plano de nova geração que proporciona imagens de alta qualidade em ecrã grande com baixo consumo de energia

Para obter mais informação sobre as operações globais do Grupo Canon, consulte www.canon.com.

*Fonte: Instituto Americano de Patentes e Marcas; calculado com base nos anúncios semanais totais.