Package Aware drivers

Que controlador devo instalar?

Na maioria dos ambientes de escritório, existem três linguagens de controlador da impressora que são mais utilizadas: PCL, PostScript e UFR II. Aqui, vamos tentar ajudá-lo a perceber as diferenças entre as três para que possa tomar uma decisão informada relativamente ao controlador que melhor se adequa às suas necessidades.

PCL

Printer Control Language (linguagem de controlo da impressora), ou PCL, é uma linguagem do controlador de impressora dependente do dispositivo. Isto significa que alguns dos dados impressos, tais como tipos de letra ou gráficos, são criados pela impressora, em vez de serem criados pelo computador. Isto permite que o computador processe o trabalho de impressão rapidamente, mas também significa que a impressão pode variar entre dispositivos, tendo em conta que podem executar as tarefas de forma diferente.

Normalmente, os controladores PCL são suportados por muitos sistemas operativos diferentes, permitindo que uma impressora trabalhe em diversos tipos de ambientes, no entanto, a PCL não é suportada por dispositivos Mac.

Os nossos controladores Generic Plus PCL foram criados para suportar vários dispositivos da Canon, o que significa que é possível utilizar o mesmo controlador para todos os modelos de impressora suportados alterando as definições da porta de impressão e do perfil de configuração do dispositivo.

PostScript

PostScript, ou PS, é uma linguagem do controlador de impressora frequentemente utilizada em ambientes Mac e foi concebida para proporcionar resultados a cores de elevada qualidade. Isto é conseguido ao traduzir de forma eficaz os valores RGB (Red-Green-Blue [vermelho-verde-azul]) de um computador em valores CMYK (Cyan-Magenta-Yellow-Black [ciano-magenta-amarelo-preto]) utilizados pelo dispositivo.

Em contraste com a PCL, PostScript é uma linguagem da impressora independente do dispositivo. Isto significa que todo o processamento de dados de impressão é concluído no computador antes de o trabalho de impressão ser enviado para a impressora. Normalmente, os trabalhos de impressão não são tão eficientes como seriam ao utilizar um controlador PCL, no entanto, a impressão é mais consistente de impressora para impressora, já que não existe variação na forma como os dados foram processados.

Os controladores PostScript incluem um ficheiro PPD (PostScript Printer Description [Descrição da impressora PostScript]) que contém informações sobre as capacidades e restrições do dispositivo.

Tal como acontece com os nossos controladores PCL, criámos os controladores Generic Plus PS3 para funcionarem em vários dispositivos da Canon, permitindo funcionalidades completas em todos os modelos suportados, utilizando o mesmo controlador.

UFR II

Ultra Fast Rendering (UFR) II é uma linguagem do controlador de impressora, propriedade da Canon, que processa rapidamente trabalhos de impressão ao comprimir os dados de impressão antes de os enviar para o dispositivo. As tarefas de processamento de dados estão divididas entre o computador e o dispositivo de impressão, permitindo uma impressão mais rápida.

O rápido processamento alcançado ao utilizar controladores de impressora UFR II tornam-na ideal para a impressão de documentos e ficheiros do Office, no entanto, a UFR II não oferece os mesmo resultados a cores de elevada qualidade que o controlador PostScript oferece.

Tal como os controladores PCL e PS, os nossos controladores Generic Plus UFR II foram criados para suportar vários dispositivos da Canon, o que significa que é possível utilizar o mesmo controlador para todos os modelos de impressora suportados alterando as definições da porta de impressão e do perfil de configuração do dispositivo.

Assim que decidir qual a linguagem de controlador mais adequada às suas necessidades, visite o site de suporte da Canon para aceder aos controladores para o seu produto.

Também pode precisar de...

Feedback