Alguns pontos de acesso (frequentemente designados "routers" ou "hubs") possuem um botão de ligação automática designado "WPS" (Wi-Fi Protected Setup) que permite que os dispositivos com autorização estabeleçam ligação à rede sem necessidade de introduzir palavra-passe. Esta é a forma mais fácil de ligar a sua impressora PIXMA. Por isso, se o ponto de acesso tiver um botão WPS, selecione "Método de ligação WPS" abaixo para obter instruções sobre como efetuar a ligação através deste método.
Se o ponto de acesso não suportar o método WPS, selecione "Método de ligação padrão" abaixo.
Antes de iniciar, devem ser cumpridas algumas condições para utilizar o método do botão WPS:
Passo 1
Certifique-se de que a impressora está ligada.
Se a alimentação estiver ligada, o LED (Díodo Emissor de Luz) está aceso conforme apresentado na ilustração abaixo.
1. Mantenha premido o botão [Maintenance] (Manutenção) (A) na impressora durante cerca de 5 segundos.
2. Certifique-se de que o LED pisca conforme apresentado na ilustração.
Passo 2
1. Prima o botão [Fit to Page] (Ajustar à página) (A).
2. Certifique-se de que o LED pisca conforme indicado na figura acima e, em seguida, prima o botão [WPS] no ponto de acesso no espaço de 2 minutos.
Para obter informações detalhadas sobre o método do botão WPS, consulte o manual do ponto de acesso.
A luz de Wi-Fi (azul) da impressora fica intermitente durante a procura ou ligação ao ponto de acesso.
3. Quando a ligação sem fios estiver concluída, o LED acende-se durante cerca 3 segundos e, em seguida, muda para "1" conforme apresentado na ilustração abaixo. Certifique-se de que a luz de Wi-Fi (azul) da impressora também está acesa.
Se algum dos seguintes códigos de erro forem apresentados no LED (alternadamente intermitente entre a letra "E" e um "Número", seguido de outro "Número"), prima o botão [Black] (Preto) ou [Colour] (Cor) para ignorar a mensagem de erro e, em seguida, repita os passos 1 e 2.
Detalhes de erro específicos:
Erro E, 2, 1.
Este erro é apresentado quando a configuração da ligação sem fios não for concluída no espaço de 2 minutos depois de premir o botão WPS.
O ponto de acesso está ligado? Se o ponto de acesso já estiver ligado, desligue-o e volte a ligá-lo.
Erro E, 2, 3.
Este erro é apresentado quando são detetados vários pontos de acesso WPS. Espere um momento e configure as definições WPS novamente.
Se tiver mais do que um ponto de acesso, prima o botão [WPS] em apenas um ponto de acesso.
Para confirmar que a sua impressora está ligada com êxito à rede sem fios, poderá imprimir as definições de rede da impressora:
1. Certifique-se de que a impressora está ligada.
2. Coloque uma folha de papel normal de formato A4 ou Letter.
3. Prima repetidamente o botão [Maintenance] (Manutenção) (A) até o LED apresentar .
4. Prima o botão [Colour] (Cor) ou o botão [Black] (Preto).
Consulte a impressão para certificar-se de que "Link Status" (Estado da ligação) indica "Active" (Ativa) e que o SSID – Service Set Identifier (o nome da rede sem fios) indica o nome correto da sua rede sem fios.
Isto conclui o procedimento de configuração WPS.
Avance agora para a instalação do software para tirar o máximo partido da sua PIXMA MP495.
Se não tiver o CD de instalação fornecido com o seu produto, transfira os manuais e software para continuar.
Se os problemas de configuração WPS sem fios persistirem depois de seguir estas instruções, contacte-nos para obter assistência.
Passo 1
1. Introduza o CD fornecido com a impressora e execute a configuração.
Utilizadores Windows – se o "CD-ROM de configuração" não for executado automaticamente, insira novamente o CD-ROM no computador e clique em [O meu computador], selecione o CD-ROM e clique duas vezes em [MSETUP4.EXE].
Utilizadores do Windows 8 - faça duplo clique em [Canon_IJ]. Quando a janela de seleção abrir, faça duplo clique em [MSETUP4.EXE].
Utilizadores Mac – clique duas vezes no ícone [Canon_IJ] apresentado no ambiente de trabalho. Quando a janela de seleção abrir, clique em [CONFIGURAÇÃO] para iniciar a ligação de transferência do software.
Se não tiver o CD de instalação fornecido com o seu produto, transfira os manuais e software para continuar.
2. Quando o ecrã inicial for apresentado, clique em [Next] (Seguinte).
3. Selecione [Wireless Connection] (Ligação sem fios) como método de ligação.
4. Certifique-se de que a impressora está ligada e, em seguida, clique em [Seguinte].
Passo 2
1. Clique em [Connect to the network] (Ligar à rede).
2. Mantenha premido o botão [Manutenção] (A) na impressora durante cerca de 5 segundos.
Em seguida, clique em [Seguinte].
3. Certifique-se de que o LED pisca conforme apresentado na ilustração.
Em seguida, clique em [Seguinte].
4. Quando for apresentado o ecrã seguinte, clique em [Configuração sem fios através do cabo USB].
5. Quando for apresentado o ecrã seguinte, selecione a sua região e, em seguida, clique em [Seguinte].
6. Quando for apresentado o ecrã seguinte, selecione o seu idioma e, em seguida, clique em [Seguinte].
Passo 3
1. Quando for apresentado o ecrã seguinte, selecione o software que pretende instalar e, em seguida, clique em [Seguinte]. Se não tiver a certeza de que software pretende instalar nesta fase, não se preocupe, pode sempre removê-lo numa fase posterior se pretender.
2. Quando for apresentado o ecrã seguinte, clique em [Sim] para aceitar o acordo de licença do utilizador final.
3. Quando for apresentado o ecrã seguinte, clique em [Seguinte].
Utilizadores Windows
Utilizadores Mac
4. Quando for apresentado o ecrã seguinte, ligue a impressora ao computador utilizando o cabo USB fornecido. Trata-se do cabo com o símbolo no conetor.
Windows
Mac
(Para utilizadores Mac, clicar em [Next](Seguinte)).
5. Quando a impressora for detetada, é apresentado o seguinte ecrã. O nome do ponto de acesso ao qual o computador está ligado é apresentado (é indicado "xxxxxxxxxxxxx"). Se esta é a rede sem fios à qual pretende ligar a impressora, clique em [Yes] (Sim). Caso contrário, clique em [Não].
Windows
Mac
<Apenas para utilizadores Mac>
Quando for apresentado o ecrã seguinte, clique em [Allow] (Permitir).
6. Quando for apresentado o ecrã seguinte, desligue a impressora do computador e clique em [Seguinte].
Windows
Mac
7. O ecrã que se segue indica o modelo da impressora e o nome (ou SSID) da rede sem fios.
Windows
Mac
Clique em [Complete] (Concluir). Clique em [OK].
Este passo conclui a configuração para Windows
<Apenas para utilizadores Mac>
Quando for apresentado o ecrã seguinte, clique em [Add Printer] (Adicionar impressora).
No ecrã seguinte, selecione a versão do controlador da [Canon IJ Network] e clique em [Adicionar].
Este passo conclui a configuração para Mac
Se os problemas de configuração da rede sem fios persistirem depois de seguir estas instruções, contacte-nos para obter assistência.
Se necessitar de repor as definições de rede para as predefinições de fábrica, por exemplo, se alterar o seu ponto de acesso, pode fazê-lo seguindo estas instruções.
Tenha em atenção que a inicialização apaga todas as definições de rede no equipamento e, por isso, não será possível imprimir ou digitalizar a partir de um computador através da rede até que a impressora seja reconfigurada com as novas definições de rede.
1. Prima repetidamente o botão [Maintenance] (Manutenção) (A) até o LED apresentar .
2. Prima o botão [Colour] (Cor) ou o botão [Black] (Preto).
As definições de rede são inicializadas.
As definições de rede foram repostas para as predefinições de fábrica.
Se os problemas persistirem depois de seguir estas instruções, contacte-nos para obter assistência.