Sepia-Station-Nelson- Lourenço

Captar "almas sorridentes" e o poder do silêncio

Nelson Lourenço, nascido em Lisboa, Portugal, é um fotógrafo amador com um mestrado em engenharia e uma pós-graduação em marketing. A fotografia é algo que sempre lhe interessou e tornou-se uma paixão quando uma amiga lhe emprestou a sua câmara Canon durante um fim de semana; bastou, literalmente, o primeiro clique. Foi através daquela desajeitada primeira fotografia que percebeu que havia todo um mundo novo a descobrir.

Hora de ponta, © Nelson Lourenço
Canon EOS 600D, EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS
1/60 seg., f/5.6, ISO 100

Porque é que adora fotografia?

"A fotografia permite-me mostrar o mundo como eu o vejo. Quando pego na minha câmara, procuro pela "alma" das coisas… mas as almas são tímidas e é preciso encontrar uma maneira de as deixar sorrir. Tudo é mais fácil com um sorriso. Quando consigo esse momento, sei que tenho uma grande fotografia. Ser capaz de me exprimir dessa forma permite-me sentir livre"


As sombras vão seguir-nos sempre, © Nelson Lourenço
Canon EOS 600D, EF-S18-135mm f/3.5-5.6 IS
1,6 seg., f/4.0, ISO 100

O que o inspira a tirar as fotografias que escolheu?

"Existe efetivamente uma coisa comum a todas elas: a espera. Normalmente vagueio à procura de um certo tipo de estado de espírito que me inspire. Quando encontro o lugar, passo o tempo que for necessário a observar as pessoas à minha volta até me sentir parte delas. E então, espero. Quanto tudo se conjuga, aperto o botão de disparo."


O surfista, © Nelson Lourenço
Canon EOS 600D, EF-S18-135mm f/3.5-5.6 IS
1/125 seg., f/16, ISO 100

Como é que cria um estado de espírito com as suas fotografias?

"Perceciono o estado de espírito como a capacidade de provocar determinados sentimentos ou sensações naqueles que observam uma imagem criada por mim. Para que isso aconteça, é necessário ter os elementos que nos guiam através de uma história dentro da própria fotografia. Poderia dizer que uma das formas como tento fazê-lo é incorporando o elemento humano sempre que possível, mesmo que em segundo plano. Presto também especial atenção à luz e uso-a para colocar o foco nas personagens principais."


A splash of joy, © Nelson Lourenço
Canon EOS 600D, EF-S18-135mm f/3.5-5.6 IS
1/2000 seg., f/5.6, ISO 100

E se pudesse captar um momento no tempo, qual seria e porquê?

"O silêncio. Aquele momento quando alguém está isolado do mundo, mesmo que no meio de uma multidão. Dentro desse silêncio talvez encontremos medo, alegria, esperança ou simplesmente apenas um vazio absurdo. Esse é o silêncio que tenho tentado captar. Compreender o silêncio do outro torna-nos mais ricos como seres humanos."


Pronto para fotografar, © Nelson Lourenço
Canon EOS 600D, EF-S18-135mm f/3.5-5.6 IS
1/15 seg., f/6.3, ISO 100

Siga o Nelson para saber mais sobre a sua fotografia aqui