Captar ação de parkour espetacular com Samo Vidic

Retrato de Samo Vidic

© Samo Vidic

Samo Vidic é fotógrafo desportivo profissional há quase 20 anos. Além de Embaixador da Canon, Samo presta cobertura em grandes eventos desportivos para revistas e jornais, tira retratos das principais estrelas do desporto e fotografa campanhas publicitárias para marcas importantes. Tem fotografado eventos desportivos para a Red Bull desde 2005.

Samo fotografou recentemente o grupo de parkour Storror em Istambul, na Turquia, captando imagens espetaculares dos atletas a saltar, voar e correr ao longo de superfícies de várias alturas. Face a isto, perguntamos-lhe que conselhos teria para dar aos fotógrafos prontos para enfrentar o desafio de fotografar atletas de freerunning e de outros desportos urbanos de elevada adrenalina.

Consiga as melhores vistas

"A preparação para a sessão fotográfica é essencial, particularmente em desportos rápidos e imprevisíveis como o parkour", diz Samo. "Parece óbvio, mas antes de sair para o local, é necessário certificar-se de que tem todo o equipamento essencial, tal como as objetivas certas, baterias carregadas e cartões de memória sobresselentes."

Samo diz que, no dia da sessão fotográfica, é importante planear o que se vai fazer. "Antes de tirar a minha Canon EOS-1D X Mark II da bolsa, falo com os atletas e olho atentamente para o local, para saber exatamente onde estão os pontos de vantagem que me permitem captar a fotografia perfeita", diz ele.

É igualmente essencial escolher a objetiva certa. "É essencial fotografar com a objetiva mais versátil e robusta, pois o equipamento da câmara pode sofrer alguns embates pelo caminho", explica Samo.

Fotografe rapidamente e procure os detalhes

"Para captar desportos urbanos rápidos, sugiro a utilização de uma objetiva de grande angular como a Canon EF 16-35mm f/2.8L III USM para obter uma experiência sólida e versátil. Para fotografar à distância, a Canon EF 70-200mm f/2.8L IS II USM é uma excelente opção, pois é perfeita para focar os detalhes e isolar um atleta em relação ao fundo."

Os atletas de parkour estão em constante movimento, o que torna este desporto difícil de fotografar. Para conseguir os melhores resultados, Samo recomenda assumir o controlo total das definições de exposição.

"Para captar toda a ação, sugiro que fotografe com a velocidade do obturador mais rápida possível", afirma o fotógrafo. "O mínimo necessário é 1/1000 s ou mais rápido, colocando a focagem automática em AI Servo e utilizando a maior taxa de fotogramas possível."

Se estiver a dar os primeiros passos pela fotografia desportiva, Samo recomenda a mais recente câmara CSC da Canon, a Canon EOS M50. "É leve, fotografa até 10 fotogramas por segundo, filma em definição rica 4K e transfere imagens na perfeição para a cloud ou para um smartphone", afirma.

Quatro homens a correr sobre uma grua para o topo de contentores de transporte

© Samo Vidic

Pratique a sua técnica

Contudo, quer pretenda tornar-se especialista na fotografia de parkour ou de qualquer outro desporto urbano, o conselho de Samo é sempre o mesmo: tem de praticar tanto quanto possível. "Tire fotografias em todas as condições de luz e com diferentes ângulos e perspetivas", recomenda Samo.

"Dirija-se ao clube desportivo local, pois aí poderá aperfeiçoar as suas competências fotográficas e compreender as definições e as capacidades da sua câmara. O sucesso não se alcança da noite para o dia, pelo que é essencial praticar. Não se fique pelas rotinas, experimente coisas novas e faça algo diferente."

Para conhecer melhor o trabalho do Embaixador da Canon, Samo Vidic, aceda ao seu Website e descubra o seu projeto sobre paratletas aqui destacado.

Dois homens a saltar no telhado de um comboio

© Samo Vidic



Créditos da entrevista: escrito por David Clark