Paddling-Johnny-Haglund.jpg

Captar ação rápida

Samo Vidic

Nascido e criado em Bled, na Eslovénia, o fotógrafo desportivo Samo Vidic começou como fotógrafo amador aos 17 anos. Fascinado pelo que era possível fazer com diferentes câmaras, objetivas e rolos diferentes, ganhou conhecimento e depressa se apercebeu que este podia ser o seu emprego de sonho.

Começou a trabalhar com fotógrafo profissional aos 23 anos e desde 2005 tem vindo a trabalhar para a Red Bull, a viajar pelo globo e a fotografar muitos dos melhores atletas mundiais.

Para além de contribuírem para a Getty Images, as fotografias de Samo foram utilizadas por algumas das revistas de desporto mais prestigiadas do mundo, tais como a Outside, a L’Équipe e a ESPN. Em 2013, Samo venceu a categoria "Wings" do Desafio de Imagem Red Bull Illume, tendo também vencido, já por várias vezes, a competição Slovenian Press Photo (Fotografia de Imprensa da Eslovénia).

Estivemos com Samo enquanto se preparava para fotografar para o nosso mais recente filme Come and See, chamado Surfistas da cidade.

Surfer-Samo-Vidic

© Samo Vidic - Explorador Canon. A utilizar uma Canon EOS-1D X Mark II com uma objetiva EF300mm f/2.8L IS USM; a exposição foi de 1/250 segundos a f/3,5 e ISO 400.

A preparar-se para a fotografia

"Sempre tive prazer em fotografar desporto e captar cenas de ação. Por isso, fotografar surfistas locais como o Alex, a Karine e o Tao no rio Eisbach em Munique, tendo a cidade como plano de fundo, é espetacular. É fixe encontrar algo tão inesperado como a prática de surf na cidade, onde as pessoas podem simplesmente aparecer enquanto outras observam da ponte. No entanto, não é fácil trabalhar num cenário aberto onde as pessoas podem caminhar livremente, não tenho controlo sobre nada além do meu equipamento!"

Captar ação dramática

"Quero captar grandes cenas de ação com a cidade como plano de fundo, para poder mostrar que isto está realmente a acontecer em Munique. Estou a utilizar luzes que aumentam o dramatismo e imobilizarei a imagem através da utilização de flashes. Isto funciona bem pois estaremos a fotografar maioritariamente com o por do sol e à noite."

A lista do equipamento de Samo

"A nova Canon EOS-1D X Mark II é perfeita para este tipo de fotografias repletas de ação à noite, pois a focagem automática é muito rápida e o ISO é mesmo muito bom. Assim consigo captar imagens nítidas e os seus detalhes. É uma câmara muito reativa e fiável."

"As objetivas que estou a utilizar para esta sessão são as Canon 24-70, 70-200 e 35 mm. A objetiva de 35 mm permite fotografar com uma abertura realmente grande, de f/1.4, para obter o fundo desfocado. Com a objetiva de 70-200 posso distanciar-me e tirar fotografias que parecem próximas. A partir desta posição consigo fotografar com mais flexibilidade, para me adaptar à situação e obter as melhores imagens."

Surfers-Samo-Vidic

© Samo Vidic - Explorador Canon. A utilizar uma Canon EOS-1D X Mark II com uma objetiva EF70-200mm f/2.8L IS II USM; exposição de 1/200 segundos a f/5,0 e ISO 200.

Obter o melhor dos atletas

"É possível obter as melhores fotografias dos surfistas, ou dos atletas em geral, se conheceres algumas especificidades do desporto que estás a fotografar. Tento sempre conversar com eles antes da sessão fotográfica e muitas vezes mostro-lhes as fotografias no decorrer da sessão. Até podem estar com frio ou com fome, mas se lhes mostrar fotografias bem tiradas, eles ganham uma energia extra."

Truques para se tornar um excelente fotografo

"As pessoas perguntam-me, por vezes, se conheço algum truque para se tornarem bons fotógrafos. Eu digo-lhes que não há truques para quem quer ser bom."

Novidades

Brevemente: Ver o mundo sem um visor

Subscrever a newsletter