Motion Roller Skating hero

Gravar movimento com a câmara de filmar LEGRIA

Sugestão LEGRIA

A captação do movimento em fotografias requer que opte entre fixar a ação OU permitir que a desfocagem criativa exprima a ideia de movimento nas suas fotografias. A opção que selecionar deve depender daquilo que pretende que a fotografia transmita aos observadores. Captar a emoção do rosto de um tenista num momento fixo transmite uma mensagem diferente da de uma fotografia com um movimento desfocado ao longo do campo. Mas ambas podem ser igualmente poderosas.

Independentemente da câmara que utilizar, existe uma série de técnicas para captar o movimento de forma eficaz, adicionar criatividade e transmitir uma história através das fotografias. O tutor da Canon, Brian Worley explica como pode tirar o máximo partido da sua câmara. Também revela sugestões úteis para fotografar com a sua LEGRIA.

Utilize uma mistura de imagens estáticas e de acompanhamento

A realização de filmes tem tudo a ver com o movimento e existem várias formas de exprimir o movimento através de vídeo. O motivo em movimento pode passar pela moldura com a câmara parada, numa imagem parada, mas também é possível mover a câmara para acompanhar ou efetuar "panning" com o motivo em movimento.

Utilize uma mistura de fotografias estáticas e de acompanhamento para criar imagens mais interessantes.

Se estiver a gravar algo que se repete de uma forma previsível, como atletas a correr à volta de uma pista, planeie antecipadamente como pretende captar o evento.

Um bom ponto de partida consiste em determinar o contexto da cena com uma imagem de grande angular e depois passar para uma imagem de ângulo mais estreito, mas mantendo a câmara numa posição fixa.

Quando a corrida estiver a decorrer, procure captar tanto imagens de câmara móvel como de câmara fixa. Certifique-se também de que está preparado para captar o importante final.

Pode ser aconselhável captar uma imagem mais ampla da linha de chegada, de modo a incluir todos os atletas que a atravessam, mas esteja preparado para mover a câmara e acompanhar a celebração do vencedor depois do final da corrida.

Mova a câmara para criar filmes mais interessantes

Os filmes tornam-se mais interessantes com o movimento da câmara. Se o motivo também estiver em movimento, procure obter imagens estáticas e com "panning".

As imagens estáticas habitualmente requerem que a câmara se mantenha estática; mas, com a prática, é bastante fácil captar clips curtos, mesmo com a câmara na mão. Lembre-se de que uma imagem de grande angular parecerá menos tremida do que uma imagem de um grande plano. Para obter a melhor imagem estática, aconselha-se a utilização de um tripé ou outro suporte.

Habitualmente, as imagens estáticas são as ideais para começar. Comece com uma grande angular para estabelecer o contexto do evento ou motivo. Permita que a ação ocorra e que o motivo se desloque para fora da moldura. Assim que o motivo estiver em movimento, siga-o deslocando a câmara à mesma velocidade para manter o motivo principal na mesma zona da moldura. Isto pode ser bastante difícil de conseguir, mas tente manter os clips relativamente curtos. Os clips curtos proporcionam uma maior sensação de ritmo aos filmes editados.

Capte detalhes em movimento com imagens de câmara fixa e de câmara móvel. Ao focar um pequeno detalhe em movimento da cena, captará um útil clip do filme que pode ser inserido entre outros clips para ajudar a contar a história. Se o motivo for um atleta a correr, então certifique-se de que capta clips de grandes planos dos seus pés.

Novidades

Brevemente: Ver o mundo sem um visor

Subscrever a newsletter