Changing City Night

Explorar a fotografia de cidade com a sua câmara compacta

Tutorial para câmaras compactas

A sua IXUS ou PowerShot é uma ferramenta excelente para captar pessoas das cidades e paisagens urbanas durante o dia ou à noite. São fáceis de transportar num bolso ou saco, são suficientemente pequenas para tirar fotografias sem dar nas vistas e todas oferecem uma grande variedade de opções de disparo que lhe permitem ser criativo.

© Johan Liénard

Alterar a focagem

Nas grandes cidades com multidões, pode ser difícil focar motivos distantes. A sua câmara deteta frequentemente os motivos próximos que estão em frente e foca-os em vez de focar os motivos distantes que pretende. Por exemplo, um câmara IXUS foca automaticamente o motivo que está mais próximo dela. Em locais que tenham muitas pessoas, é provável que pretenda aumentar o zoom para algo que esteja mais distante.

Os modelos IXUS mais recentes oferecem pontos de focagem variáveis, zoom de ponto de AF e AF contínua, o que permite captar imagens nítidas em qualquer cenário, desde uma multidão a retratos de pessoas em movimento ou detalhes evocativos da vida na cidade.

Pequenos detalhes criam imagens poderosas

São Paulo e Ponte Millennium por Alan Keating

Fotografar uma cidade é procurar os pequenos detalhes que a tornam única. É sempre bom visitar os mercados das cidades e fotografar os produtos (e os vendedores).

Além de captar coisas diferentes daqueles que encontra onde vive, pode fotografar coisas icónicas de determinada cidade, por exemplo, as laranjas de Sevilha, as baguetes de Paris ou as salsichas bratwurst de Berlim.

Sugestão: para fotografar objetos pequenos, utilize o botão de focagem para selecionar o modo macro ou de grande plano (é o botão que tem a flor ou o símbolo de focagem manual) e aproxime-se do objeto de forma a encher a foto.

No modo Smart Auto, a câmara deve mudar para o modo Macro automaticamente. Basta manter a câmara imóvel durante um segundo e deverá ver o ícone no canto superior direito do ecrã mudar para uma flor.

Fotografe a mesma cena em horas diferentes

Se tiver tempo, tire fotografias da mesma parte da cidade em horas diferentes para mostrar os ritmos de vida diferentes.

Se lhe sobrar tempo na cidade, pode revisitar um local a horas do dia diferentes para fotografar pessoas e luzes diferentes. Bastam três ou quatro fotografias tiradas com intervalos iguais durante o dia para dar uma boa noção de como a cidade muda.

Fotografar motivos em movimento

Quando fotografar motivos em movimento, como pessoas a andar numa ponte ou praça, é melhor manter a câmara imóvel e desligar o flash. Isto fará com que a câmara selecione velocidades de obturador maiores para acentuar o movimento do motivo. Quando tentar este tipo de fotografia, procure sítios onde possa colocar a câmara e mantê-la com a máxima estabilidade. Se tiver uma PowerShot e tiver confiança nas suas capacidades de fotógrafo, faça experiências com o modo de prioridade do obturador (Tv) se a sua câmara tiver esta função. Permite-lhe ajustar a velocidade do obturador e explorar a sua criatividade.

Partidas da linha de Harlem por Erich Poole

Prepare-se

Certifique-se de que a sua câmara está pronta para fotografar a cidade durante o dia e à noite. Seja qual for o modelo ou tipo de câmara que possui, é sempre bom manter a bateria carregada e ter muito espaço livre no cartão de memória para não perder uma fotografia preciosa.

Enviar a sua fotografia para a nossa Galeria

Se tiver sentido inspiração para fotografar as mudanças de uma cidade durante 24 horas, que tal enviar as suas fotografias para a Galeria You Connect? É o sítio onde expomos e partilhamos as melhores imagens que são enviadas por membros da comunidade Canon. Transfira as suas fotografias.

Novidades

Brevemente: Ver o mundo sem um visor

Subscrever a newsletter