Sports Action Jump

Leve a sua fotografia de ação para o nível seguinte

Tutorial para câmaras compactas

Sugestões e técnicas para a sua câmara compacta

  • Ampliar
  • O momento é a chave
  • Ligue a câmara
  • Defina o modo certo
  • Acompanhe os seus objetos
  • Heróis escondidos

Ampliar

Se estiver muito longe e necessitar de ampliar o seu objeto, é preferível ampliar manualmente e manter o zoom digital como último recurso, pois poderá tornar a fotografia mais pixelizada. Em locais amplos, tais como estádios e arenas, o flash apenas iluminará as duas ou três filas à sua frente - pelo que o deve desligar.

O momento é a chave

As melhores fotografias são captadas precisamente no momento ideal. Por exemplo, se entrar no ritmo de um jogo de ténis, verá que os jogadores abrandam brevemente o movimento durante o serviço - isto é ideal pois a bola está parada.

Sugestão: Use o foco para bloquear a meta final, mantendo o obturador premido até meio. De seguida, à medida que os participantes fazem aquele esforço final dramático, basta premir levemente no obturador.

Ligue a câmara

Não é de admirar que captar várias fotografias consome muita carga da bateria, pelo que se deve lembrar de trazer uma bateria sobressalente carregada. Um cartão de memória sobressalente é igualmente útil.


Jeremy – Bem elevado no ar
Direitos de utilização: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

Defina o modo certo

Se a sua câmara os disponibilizar, os melhores modos a utilizar são o modo de prioridade de Obturador AE (Tv) ou Desporto. O primeiro permite escolher a velocidade do obturador, enquanto o segundo efetua esta seleção automaticamente.

Sugestão: Quando alguém se desloca na sua direção a alta velocidade, é difícil acompanhar o seu movimento. Tente efetuar uma focagem prévia no local onde acha que a ação irá ocorrer e prima o obturador até meio. Quando a ação alcançar o ponto ideal, basta premir o obturador para tirar a fotografia.

Acompanhe os seus objetos

Procure a função AI SERVO AF no menu da câmara. Quando esta função está ativa, a câmara irá acompanhar os objetos em movimento de forma contínua para mante-los focados com nitidez. O melhor é iniciar o acompanhamento mesmo antes de o objeto alcançar o local ideal.

Heróis escondidos

As grandes fotografias desportivas não são apenas sobre os vencedores. São todos os pequenos detalhes - a bola do jogo, o árbitro, a emoção de um único adepto na multidão, que dão riqueza e profundidade ao seu retrato do evento. Nestes casos, as definições padrão ou automáticas serão suficientes.

Novidades

Brevemente: Ver o mundo sem um visor

Subscrever a newsletter