Sea-Surfer-Wave

Imagens de ação de desportos aquáticos

Dica EOS

A prática de surf, kayak e outros desportos aquáticos são um ótimo motivo para fotografia. A emoção, os salpicos, os saltos, as curvas e a velocidade mostram que os bons resultados requerem esforço e paciência. Reunimos algumas dicas para ajudar a tirar melhores fotografias e a imprimir os resultados assim que os tiver.

• Utilizar o modo Desporto
• Reduzir a desfocagem indesejada
• Utilizar o modo Prioridade do obturador (Tv)
• Utilizar uma zona de focagem AF
• Utilizar objetivas rápidas para captar ação
• Definições de qualidade de imagem

Quer esteja a planear lançar-se nas ondas, posicionar-se à entrada do lago local ou ir até à praia, tenha sempre em atenção o que o rodeia e mantenha a sua segurança, bem como das pessoas à sua volta. Continue a ler para saber mais.

Grab it, Yeray Menéndez López

Utilizar o modo Desporto para captar ação rápida

A melhor forma de captar desportos de ação rápida é otimizar a câmara para seguir e apanhar os seus alvos em movimento. Rode o disco de modos EOS para a definição Desporto, ou rode para o modo SCN e selecione Desporto no ecrã LCD caso a sua câmara tenha um ecrã.

O modo Desporto irá reduzir a velocidade do obturador, o que ajudará a imobilizar o movimento. O modo Desporto altera também o sistema de focagem automática (AF) da câmara, para acompanhar os alvos em movimento.

Para obter os melhores resultados, mantenha o obturador premido até meio para ativar a focagem antes de o seu alvo alcançar a posição ideal para a fotografia. O modo Desporto também muda a câmara para disparo contínuo de alta velocidade de forma a captar uma série de fotografias enquanto mantiver o botão do obturador totalmente premido. Se estiver a fotografar muita ação, os cartões de memória de alta velocidade e de maior capacidade podem ajudar a maximizar o número de fotografias que consegue tirar numa sequência. Dica: ao utilizar o modo Desporto, muitas vezes é melhor tirar algumas fotografias e, de seguida, retirar o botão do obturador e procurar um alvo diferente.

Reduzir a desfocagem indesejada: estabilizador de imagem

As objetivas de maior zoom com estabilizador de imagem ajudam a reduzir a vibração da câmara, mas se estiver a deslocar a câmara com a ação, o estabilizador de imagem pode ser menos eficiente. Procure um interruptor na lateral da objetiva, se existir um interruptor de modo 1/modo 2, selecione o modo 2. Algumas objetivas mudam automaticamente para o modo 2 ao detetar o movimento horizontal.

Velocidade no triatlo - MB3cky68
Direitos de utilização: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/

A ação rápida é muitas vezes captada com uma exposição muito curta. Defina a velocidade do obturador para 1/500 segundos ou mais rápida. Poderá ser necessária uma velocidade de 1/2000 segundos para apanhar as gotas de água Com o ritmo da ação, poderá não notar a alteração das condições de luz, e se a velocidade do obturador estiver muito rápida, a objetiva poderá não ser suficientemente rápida para captar uma boa exposição. Uma objetiva rápida dispõe de uma abertura máxima mais ampla (um número f baixo), permitindo a entrada de mais luz para captar ação com uma velocidade de obturador mais elevada. Utilizar o ISO automático ou a função personalizada de mudança de segurança com ISO irá ajudar a garantir a melhor exposição, para que obtenha os melhores resultados.

Utilizar uma zona de focagem AF

As câmaras EOS dispõem de vários pontos de focagem espalhados pela imagem e a câmara irá, normalmente, focar o alvo mais próximo de si. Para ter a certeza do local onde a sua câmara irá focar, experiimente selecionar um grupo mais pequeno de pontos de focagem e certifique-se de que os mantém apontados ao alvo.

Poderá ser necessário um pouco mais de experiência para conseguir realizar esta ação, mas os resultados valem a pena. Para a maioria dos alvos em movimento rápido, selecionar um único ponto AF poderá dificultar a obtenção de fotografias focadas, dado que o ponto AF poderá falhar o alvo com mais facilidade. A seleção de ponto AF está apenas disponível quando seleciona um dos modos Zona criativa: P, Tv, Av e M.

2016 Steel Pier Classic, competição de longboard e surf, Virginia Beach VA - C Watts
Informação sobre direitos de utilização: Direitos de utilização: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

Utilizar objetivas rápidas para captar ação

Os fotógrafos de ação profissionais da Canon utilizam, muitas vezes, as objetivas brancas de série L, pois dispõem de aberturas máximas rápidas e a capacidade de fazerem os alvos distantes parecerem maiores na moldura.

A objetiva que escolher dependerá do quão perto estiver da ação. Se estiver mais longe, necessitará de objetivas mais compridas, embora uma visualização de grande angular extrema possa ser uma alternativa dramática.

Definições de qualidade de imagem

Se fotografar em imagens JPEG (em oposição a imagens no formato RAW) a sua câmara poderá tirar muito mais fotografias num disparo contínuo de fotogramas. Serão guardadas no cartão de memória de forma mais rápida também.

Novidades

Brevemente: Ver o mundo sem um visor

Subscrever a newsletter