Tutorial: Água

Água desfocada para efeito criativo

Geralmente, o objetivo da fotografia é congelar a ação. Mas o aumento do tempo de abertura do obturador também pode criar imagens atmosféricas.

Picture_Tutorial_p1
Pontneddfachan, © Gordon Stirrat 2011, Canon EOS 30D

Como cria uma imagem que torna a água desfocada, dando-lhe este aspeto que parece tirado de um sonho? A técnica é utilizar uma velocidade do obturador lenta; quanto maior for a exposição, mais suave a água vai parecer.

Mova o seletor de modos na parte superior direita da sua EOS para Tv. O modo Tv (AE com prioridade do obturador) permite-lhe selecionar a velocidade do obturador para a sua fotografia, enquanto a câmara seleciona a definição de abertura correta para que consiga a exposição certa. Utilize o seletor principal, logo atrás do botão do obturador, para selecionar a sua velocidade do obturador. A quantidade de desfocagem depende da velocidade do motivo e da duração da exposição.

Terá de fazer algumas experiências com a velocidade do obturador para obter uma desfocagem eficaz da água, pois depende da velocidade a que a água está a fluir. Uma boa velocidade do obturador para começar é 1/2 segundo. Muitas vezes, as exposições de 30 segundos são utilizadas para dar um acabamento verdadeiramente suave. Uma sugestão útil é selecionar uma Velocidade ISO inferior (a sensibilidade do sensor de imagem da câmara à luz), que lhe permite selecionar velocidades inferiores do obturador.

Embora esteja a desfocar a água, é importante que o resto da fotografia fique nítida, pelo que deve certificar-se de que a sua câmara se encontra estável e não se mexe. A melhor solução para isso é um tripé, pois permite-lhe mais opções de localização; apenas terá de encontrar um local para colocar a câmara.

Redução de ruído de longa exposição
As imagens digitais podem apresentar "ruído" (efeito granulado) superior com velocidades lentas de obturador. Pode reduzi-lo ativando a "Redução de ruído de longa exposição" disponível em muitos modelos EOS, nas Funções Personalizadas, nas definições do <MENU>. Consulte o seu Manual de Instruções (faça aqui o download) uma vez que o funcionamento exato varia de EOS para EOS.

Contudo, a câmara demora tanto tempo a gravar a sua imagem utilizando esta função como a exposição em si; assim, uma exposição de 15 segundos demora 30 segundos a gravar e a ser apresentada no ecrã LCD da sua câmara.

1  2