NOVOS MERCADOS E FONTES DE RENDIMENTO AGORA POSSÍVEIS COM A COLORSTREAM

Com mais de 1.400 instalações a nível global em contextos de grandes volumes, como data centers, fornecedores de serviços de impressão e estabelecimentos especializados de impressão comercial, a série ColorStream da Canon foi reconhecida por clientes de todo o mundo como uma solução produtiva e fiável para a impressão de grandes volumes de uma variedade de aplicações comerciais, editoriais ou publicitárias.

Quando procuram investir em tecnologia digital de jato de tinta, uma consideração fundamental para muitas gráficas comerciais é o nível de qualidade que uma solução digital de impressão pode oferecer, quando comparada com os dispositivos existentes. Oliver Winkelmann, Managing Director of German IT and Business Services Provider da QITS, destacou a razão pela qual a qualidade foi um fator decisivo quando a empresa investiu na ColorStream: “Até então, tínhamos descartado o jato de tinta devido ao nível de investimento exigido e à qualidade do material impresso. Sempre dissemos que precisávamos de oferecer qualidade digital que se aproximasse o mais possível da offset, ou nunca teríamos sucesso com a troca. A dado momento, o debate foi encerrado. A qualidade deixou de ser uma questão e os nossos clientes viram como podiam otimizar os processos e eliminar as pré-impressões offset. Gradualmente fomos transferindo a maioria do trabalho para produção digital a cores e, em 2018, o jato de tinta já se tinha tornado num padrão de qualidade, mesmo para os nossos grandes clientes de publicidade endereçada.”

Com a ColorStream 6000, pode garantir-se aos clientes 94% de tempo de atividade. Os operadores já não necessitam de intervir durante a produção, pelo que têm tempo adicional para se dedicarem a explorar novas oportunidades de mercado e a fazer crescer o negócio. Sergio Nobile, CEO da Edubook, produtora e distribuidora de livros suíça e que conta com uma ColorStream 6000 Chroma, comentou: “Quando olhamos para o mercado de manuais, catálogos e edições de autor, vemos que o novo sistema nos vai assegurar um aumento do negócio de 10 a 15% nestas áreas nos próximos anos. O nosso crescimento acontecerá também através da Edubase (o portal online da Edubooks para estudantes) e a entrega de trabalhos de impressão curtos e rápidos, maioritariamente de web2print. Este sistema de impressão tornou o futuro muito promissor para nós, é muito entusiasmante.”

Os clientes também comentaram a facilidade de utilização da impressora, reduzindo a intervenção manual e aumentando a eficiência da produção. Esta foi uma das principais razões para o investimento realizado na ColorStream por parte da Otava, gráfica finlandesa de impressão editorial. Marko Silventoinen, Managing Director da empresa, explica: “Estamos muito impressionados com a fiabilidade da ColorStream [e da ProStream]. Ambas requem muito pouca intervenção por parte dos operadores; nós contamos com cinco e nenhum deles tinha experiência prévia com tecnologias digitais de impressão, mas agora gostam muito de trabalhar com estas máquinas. Um deles está, até, a trabalhar todos os dias de forma alternada, entre offset e digital. Todos estão extremamente impressionados com a facilidade de utilização das máquinas.”

Baseando-se numa década de inovação contínua, desde a sua introdução em 2011, esta gama altamente produtiva, que inclui as séries ColorStream 3000, 3000Z e 6000, já imprimiu volumes superiores a 300 mil milhões de páginas A4 em todo o mundo, produzindo um mix de materiais impressões, como extratos bancários, publicidade endereçada, panfletos farmacêuticos e livros.

O sistema tem provado ser particularmente popular em países como a França, Alemanha, Itália e EUA, e mais de 40% dos clientes instalaram mais do que um dispositivo, sendo que um cliente alemão conta até com 18 torres em três localizações de produção.

Peter Wolff, Vice President, Production Printing Products (PPP), EMEA Commercial Printing da Canon Europa, comentou: “Desde que lançámos a série ColorStream temos ouvido atentamente o feedback dos nossos clientes, e temos feito os produtos evoluir de acordo com as suas necessidades. Desta forma, sentimo-nos encorajados por ver que a procura de mercado pela série ColorStream, agora na sua terceira geração, continua a ser extremamente positiva. Quando introduzimos a primeira impressora desta gama, ela veio revolucionar a tecnologia digital de jato de tinta e estamos orgulhosos de nos termos mantido líderes de mercado, atualmente com 43% da quota do mercado europeu. Mantendo um diálogo próximo com os nossos clientes, somos capazes de garantir que estamos a cumprir as suas exigências, proporcionando os mais altos níveis de fiabilidade, produtividade e qualidade. Cada ColorStream pode ser customizada de acordo com as necessidades de cada comprador – desde a velocidade e cor, às tintas personalizadas e à integração inline e personalizada de acabamentos, há múltiplos upgrades opcionais para personalizar a ColorStream de acordo com as exigências específicas de cada um. Garantimos que cada comprador obtém a solução adequada às necessidades do seu negócio, para o ajudar a crescer.”