Canon revoluciona VR 180º com o seu inovador sistema 3D VR e com a objetiva RF 5.2 mm F2.8L DUAL FISHEYE

Lisboa, Portugal, 06 de outubro de 2021 – A Canon Europa anuncia hoje a mais recente inovação no Sistema EOS R – uma solução pioneira de captação de realidade virtual (VR, na sua sigla em inglês) que tira partido das capacidades superiores da baioneta RF. O SISTEMA EOS VR da Canon, que inclui uma nova objetiva Canon RF 5.2mm F2.8L DUAL FISHEYE, foi desenvolvido para dar resposta à procura por conteúdo VR 180º 3D de alta qualidade. Com a adoção crescente da tecnologia de VR em muitos setores, como o da formação, viagens, desporto, eventos ao vivo e documentários, a nova oferta da Canon simplifica todo o processo de captação e pós-produção estereoscópica de VR 180º. A capacidade do SISTEMA EOS VR para criar uma experiência imersiva leva os espectadores para o centro da ação, oferecendo qualidade de imagem profissional e níveis mais elevados de realismo.

O novo e inovador SISTEMA EOS VR inclui a primeira1 objetiva do mundo para câmaras digitais com objetivas intermutáveis que permite a captação em VR 180º com uma câmara para um único sensor

A RF 5.2mm F2.8L DUAL FISHEYE é a primeira objetiva VR intermutável da Canon, concebida para simplificar a configuração e captação de vídeo e fotografias VR 180 com a EOS R5² – mantendo, ao mesmo tempo, o elevado desempenho ótico do Sistema EOS R. Isto torna a criação de conteúdo 3D mais prática para os criadores de conteúdo de VR, empresas de produção profissional e profissionais que procuram entrar no mercado de VR com um sistema mais eficiente. Juntamente com a objetiva RF 5.2mm F2.8L DUAL FISHEYE, o SISTEMA EOS VR da Canon também inclui uma aplicação de software Canon VR recentemente desenvolvida (EOS VR Utility) e um plug-in (Plug-in EOS VR para Adobe Premiere Pro) para agilizar o processo de pós-produção de VR 180º, melhorando a experiência dos criadores de conteúdo desde o princípio ao fim.

Inovador design de objetiva para uma captação simplificada

A objetiva olho-de-peixe frontal dupla da Canon RF 5.2mm F2.8L DUAL FISHEYE tem um campo de visão ultra amplo de 190 graus no qual se baseia a sua capacidade de captação estereoscópica de VR. O avançado design de objetiva da Canon permite a projeção de duas imagens no sensor único da câmara, para um alinhamento e sincronização perfeitos diretamente a partir dela. Ao utilizar a objetiva desta forma, a configuração de VR é mais simples do que num sistema de duas câmaras.

Captar duas imagens num único sensor também significa que ambas têm as mesmas características de desempenho, evitando as variações subtis na qualidade de imagem e na exposição que os outros sistemas de dois sensores podem sofrer. Para além disso, as duas unidades EMD (abertura), uma para cada lente, são também finamente controladas para manter uma exposição consistente no sensor – ajudando a reduzir a gradação no pós-produção e a experiência exigida para combinar o resultado da imagem esquerda com a direita.

A compacta objetiva possui um design ótico dobrável inteligente e distância de linha de base de 60 mm para uma visão de aparência natural. Pensada para funcionar com câmaras compatíveis dentro do sistema VR, como a Canon EOS R5, o sistema oferece a portabilidade e a familiaridade do Sistema EOS.

Quebrar barreiras óticas

A objetiva estereoscópica Canon RF 5.2mm F2.8L DUAL FISHEYE apresenta o famoso anel vermelho, conotando-a como uma objetiva profissional da série L que utiliza dois elementos UD por lente, ajudando a produzir imagens nítidas e claras de margem a margem. O revestimento SWC da objetiva é ideal para fotografar com o sol no enquadramento, já que suprime os efeitos fantasma e clarão da luz solar – uma condição de disparo frequentemente encontrada na captação VR.

Apresentando um suporte de filtro de gelatina nos elementos traseiros, os utilizadores da Canon RF 5.2 mm F2.8L DUAL FISHEYE podem tirar partido de filtros ND de gelatina de terceiros para manter as aberturas e velocidades “normais” do obturador ao fotografar em condições de muita luminosidade. A função MF Peaking na EOS R5 oferece focagem manual assistida simples, destacando as áreas que são focadas.

Ao utilizar o sensor Full Frame 8K³ da EOS R5, a RF 5.2mm F2.8L DUAL FISHEYE consegue uma captação VR 180º em alta resolução com uma elevada gama dinâmica em Canon Log / Log 3. Uma rápida abertura f/2.8, juntamente com as elevadas capacidades ISO da EOS R5, significa um excelente desempenho em condições de baixa luminosidade – oferecendo aos criadores de conteúdo a oportunidade de fotografar numa variedade de cenários mais ampla.

Fluxos de trabalho VR 180º simplificados

O novíssimo SISTEMA EOS VR utiliza a objetiva Canon RF 5.2mm F2.8L DUAL FISHEYE numa câmara de sensor único onde nenhum alinhamento de objetiva é necessário – o que significa que é produzido apenas um ficheiro para as imagens esquerda e direita e que já está perfeitamente sincronizado. Isto permite que o software ou plug-in da Canon converta com precisão o formato olho-de-peixe circular duplo captado no formato VR 180º padrão, pronto para a edição posterior no Adobe Premiere Pro ou a sua visualização num auricular VR.

Tradicionalmente uma das tarefas mais complicadas e morosas na criação de conteúdo de VR, a nova e poderosa aplicação EOS VR Utility da Canon e o Plug-in EOS VR para Adobe Premiere Pro tornam o processo de conversão⁴ de uma imagem olho-de-peixe circular dupla para um formato VR 180º simultâneo equirretangular mais reconhecível, e sem esforço. Com estas soluções adicionais, vídeos e fotografias podem ser facilmente processados3,5 e exportados para várias resoluções e codecs (profissionais), com tamanho de até 8K para saída de vídeo2 – a pensar na edição de pós-produção e/ou na reprodução final em auriculares VR adequados.

A EOS Utility e a aplicação Camera Connect da Canon, atualizados, também oferecem controlo remoto facilitado e visualização de imagem em tempo real durante a captação de conteúdo.

Esta solução de alta qualidade tira partido dos benefícios da baioneta RF, e oferece ao mesmo tempo uma nova e inovadora tecnologia VR para simplificar todo o processo de captura de VR 180º, desde a configuração até à pós-produção.

Para mais informações sobre as novas soluções da Canon, por favor visite:
http://www.canon.pt/lenses/rf-5-2mm-f2-8l-dual-fisheye-lens/ e

Principais Características do SISTEMA EOS VR:

• Configuração simplificada de VR 180º e captação num formato compacto
  • Qualidade de imagem de nível profissional, com saída de tamanho 8K
  • Um único ficheiro de imagem permite um fluxo de trabalho eficiente na pós-produção
  • A EOS VR Utility3,4 simplifica a conversão de imagem
  • O Plug-in EOS VR3,4 integra-se com Adobe Premiere Pro

Principais Características da objetiva Canon RF 5.2mm F2.8L DUAL FISHEYE:

• Lentes olho-de-peixe duplas para captação estereoscópica VR 180º e campo de visão de 190 graus
  • Design compacto e leve com abertura f/2.8
  • Dois elementos UD por lente
  • Revestimento SWC (Subwavelength Structure Coating)
  • Unidades EMD sincronizadas e controladas de forma precisa

1 A 5 de outubro de 2021, entre todas as objetivas para câmaras digitais de objetivas intermutáveis (com base em pesquisa Canon).
2 A EOS R5 (atualmente a única câmara compatível) necessitará de uma atualização de firmware para ser compatível.
3 A resolução captada por lente será ligeiramente inferior a 4K devido aos dois círculos de imagem colocados lado a lado no sensor.
4 A EOS VR Utility ou o Plug-in EOS VR para Adobe Premiere Pro da Canon são necessários para conseguir a conversão equi retangular das imagens VR 180º captadas numa câmara compatível (EOS R5).
5 A utilização experimental da aplicação da Canon from fotografias e vídeos de menos de 2 minutos é gratuita. Para exportar (EOS VR Utility) / importer (Plug-in EOS VR para Adobe Premiere Pro) vídeo de 2 ou mais minutos é necessária uma subscrição.