ARTIGO

No que diz respeito à segurança, não se contente com menos do que a excelência

A IDC MarketScape reconhece a Canon como líder em serviços e soluções de segurança de impressão e documentos a nível mundial

TRANSFERIR GUIA

Faça a gestão dos riscos de segurança no espaço de trabalho no novo mundo do trabalho

Leia o guia da Canon para compreender as estratégias de deteção e prevenção de ameaças de segurança no espaço de trabalho em evolução

Transferir guia

Security team

Mesmo em tempos de agitação internacional, as empresas não estão livres de ciberataques. As novas práticas de trabalho exercem uma pressão crescente sobre as empresas para mudarem para serviços compatíveis com a cloud que permitem aumentar a produtividade a partir de qualquer lugar, ao mesmo tempo que colocam os recursos existentes na cloud sob uma pressão crescente. Na verdade, uma vez que o trabalho remoto se está a tornar uma prática padrão em muitos países, os cibercriminosos estão a desenvolver novas formas de manipular as vulnerabilidades da equipa distribuída.

Nesse clima, uma abordagem pró-ativa e abrangente da segurança está a tornar-se rapidamente um diferenciador competitivo importante. Esta abordagem requer uma visão mais holística de como os dados são utilizados e armazenados ao longo do ciclo de vida do documento e de como a segurança destes dados funciona em operações empresariais mais amplas.

A pergunta é: como se apresenta na prática? Na forma atual, a IDC reconheceu* a procura da excelência operacional de segurança como uma tendência chave para 2020. Além disso, 57,9% dos profissionais de negócios veem as metodologias de excelência operacional como crescentes em termos de necessidade, juntamente com a gestão de riscos. Por outras palavras, os trabalhadores estão a começar a compreender que a excelência na segurança é um pré-requisito para as organizações funcionarem corretamente.

A excelência da segurança vai além do digital

A excelência operacional da segurança é mais do que apenas proteger os recursos digitais. Em vez disso, exige um alinhamento completo entre as operações de segurança e de negócios em toda a empresa, desde a infraestrutura à formação da equipa. A segurança da informação é um componente essencial deste objetivo; aplica-se onde quer que essa informação se encontre numa organização e independentemente da forma como é gerida. O principal objetivo, como descrito pela IDC, é desenvolver uma "confiança digital" duradoura em práticas de toda a organização, com todos os processos empresariais informados por medidas de segurança fortes.

Muitas empresas acreditam que a cibersegurança apenas diz respeito a operações digitais. Mas as ameaças externas não se limitam ao mundo digital e, para proteger a informação ao longo de todo o seu ciclo de vida, é essencial pensar de forma holística. As empresas devem considerar todos os aspetos de como e onde os dados são utilizados, processados e partilhados. Isto refere-se não apenas a sistemas digitais internos, mas também a impressões e cópias físicas, que podem representar demasiadas vezes o elo fraco – 59% das organizações registaram, pelo menos, uma perda de dados relacionada com documentos impressos.

Mesmo antes das enormes forças de trabalho descentralizadas que registamos atualmente, o ciclo de vida do documento era longo e muitas vezes complexo, o que significa vários pontos de vulnerabilidade. A natureza dos fluxos de trabalho modernos e cada vez mais automatizados significa que os dados criados ou captados digitalmente são frequentemente armazenados em várias localizações ou processados várias vezes. A transferência insegura de dados entre equipamentos de utilizador, armazenamento na cloud e equipamento de recursos, como impressoras, pode criar várias vulnerabilidades, juntamente com o risco de os documentos impressos fisicamente caírem nas mãos erradas, seja por acidente ou por maldade.

Information security

Excelência em todo o processo

A excelência operacional em segurança foi concebida para prever e evitar potenciais pontos fracos como estes. À medida que os desenvolvimentos globais levam mais pessoas a trabalhar a partir de casa, é mais importante do que nunca que os colaboradores possam partilhar informações de forma segura entre os equipamentos de limite e a cloud. Para contribuir para iniciativas de excelência operacional de segurança em toda a empresa, a segurança mais profunda em processos de gestão de documentos é uma estratégia vital. As empresas devem garantir uma segurança consistente dos dados ao longo do ciclo de vida da informação: 

  • GESTÃO DE IMPRESSÃO: proteja o processo de envio de documentos para impressão, até ao inicio da impressão no equipamento. Evite violações de dados protegendo o equipamento de impressão ligado à rede e protegendo todas as atividades do utilizador relacionadas com a impressão
  • GESTÃO DE DIGITALIZAÇÃO: proteja a digitalização de documentos em papel e a distribuição para o destino pretendido. Melhore a segurança dos documentos controlando o acesso às funções de digitalização e protegendo os documentos digitalizados
  • GESTÃO DE DOCUMENTOS E CONTEÚDOS: proteja o armazenamento e o processamento de documentos, tanto em aplicações no local como na cloud. Garanta a conformidade com os regulamentos de proteção de dados e reforce as medidas de segurança de documentos e de conteúdos

Para garantir uma segurança consistente nestas fases do ciclo de vida da informação, as empresas devem criar segurança nas estruturas, processos e práticas do trabalho do dia a dia. Esta é uma parte fundamental da transformação digital.

Alinhar as operações de segurança e de negócios com eficácia muitas vezes exige a ajuda de um parceiro com experiência histórica e global. Um bom parceiro irá garantir que os seus sistemas e processos para a gestão de documentos e informação estão a apoiar a transformação digital com segurança no seu núcleo, em vez de expor a sua organização a riscos de segurança, mesmo quando as empresas procuram mudar rapidamente para práticas de trabalho baseadas na cloud. Em particular, ao fornecer serviços de transformação digital que são concebidos para oferecer segurança e revistos regularmente para satisfazer o panorama em constante mudança de tecnologia, regulamentação e cibersegurança, estes podem capacitar as organizações para garantir que os documentos são tratados de forma segura ao longo de todo o seu ciclo de vida, em toda a empresa.

Líder em soluções de segurança a nível mundial

A Canon foi reconhecida como líder no IDC MarketScape: Relatório sobre a Avaliação de Fornecedores e Soluções e Serviços de Segurança Mundiais de 2019-2020 (documento n.º US44811119, dezembro de 2019) precisamente por adotar esta abordagem à gestão de informações. A nossa compreensão holística do ecossistema de impressão, captura e gestão de informação significa que estamos perfeitamente posicionados para ajudar as empresas a alcançar os seus objetivos de segurança de documentos cruciais no caminho para a excelência operacional da segurança. Quer esteja a criar um documento, a partilhá-lo, a imprimi-lo ou a armazená-lo na Cloud, a nossa solução permite às empresas gerir a informação de forma segura e em conformidade com as políticas internas, com funcionalidades como a autenticação do utilizador, verificações de adulteração de firmware e encriptação de dados no local e em trânsito. Isto ajuda-nos a destacar-nos como parceiro com uma abordagem abrangente e preparada para o futuro em matéria de segurança, para manter as empresas e os seus clientes seguros.

Em particular, a IDC MarketScape reconheceu que o alcance global da Canon, combinado com a sua capacidade de execução local, proporciona à empresa uma base sólida para a sua abordagem holística de resolução de problemas empresariais, incluindo a necessidade de proteger a infraestrutura de impressão e de documentos. Não se limitando apenas ao espaço de trabalho, a abordagem da Canon abrange serviços e soluções de segurança em constante evolução, incluindo vídeo de vigilância, enquanto os seus especialistas internacionais ajudam ativamente os clientes a resolver problemas de segurança e a mitigar os riscos em todo o espetro de mercados verticais, departamentos e aplicações.

Quer esteja a criar um documento, a partilhá-lo, a imprimi-lo ou a armazená-lo na cloud, a abordagem abrangente da Canon à segurança da informação permite às organizações gerir a informação de forma segura e em conformidade com as políticas internas. Se quiser saber mais sobre a redução de riscos nos processos do local de trabalho em evolução atuais e sobre como melhorar drasticamente a segurança de informações e documentos como parte de uma estratégia mais ampla de excelência em operações de segurança, pode fazê-lo aqui, ou pode explorar as nossas soluções de segurança para escritório.

*IDC Security Roadshow: Elevating Security for Digital Trust and Risk Management, março de 2020.

Saiba mais sobre as estratégias de deteção e prevenção de ameaças à segurança no espaço de trabalho

Soluções relacionadas

Explorar mais

Saiba mais sobre a segurança da Canon

FALE COM A NOSSA EQUIPA