Canon revela vencedores do prémio Young Champion of the Year nos Global Good Awards 2021

Lisboa, Portugal, 21 de outubro de 2021 – A Canon tem o prazer de anunciar os vencedores da segunda edição do prémio Canon Young Champion of the Year, que celebra as conquistas de jovens de todo o mundo que estão a impulsionar mudanças a nível social e ambiental.

Este prémio decorre no âmbito dos Global Good Awards, que celebram quem luta por mudanças sustentáveis através do reconhecimento e promoção do trabalho excecional de pessoas, ONGs e empresas no que toca a questões sociais e ambientais. A edição deste ano recebeu candidaturas de todo o mundo, sendo os finalistas oriundos dos Emirados Árabes Unidos, EUA, Reino Unido, Nigéria, Índia e Dubai.

Na cerimónia virtual, os irmãos Mishal e Mir Firaz, dos Emirados Árabes Unidos, foram anunciados como vencedores da categoria Sub-16 pelo seu trabalho de promoção da sustentabilidade, e Alabi Samuel Anjolaoluwa, da Nigéria, venceu a categoria Sub-21 com o seu projeto Students of Ibadan.

O projeto inspirador de Alabi Samuel Anjolaoluwa, Students of Ibadan, expõe as dificuldades que os alunos em contextos desfavorecidos enfrentam na cidade de Ibadan, na Nigéria. Os membros do júri elogiaram o seu projeto pela utilização do poder do storytelling visual não só para sensibilizar as pessoas para os desafios que estes alunos enfrentam, mas também por retratar, de forma comovente, as emoções que estão por detrás das suas histórias.

Os irmãos Mishal e Mir Faraz, vencedores do prémio no escalão Sub-16, foram elogiados pelos jurados pelo seu ativismo contínuo em prol de causas ambientais e sociais nos Emirados Árabes Unidos. Com apenas 11 e 14 anos de idade, os irmãos já participam em diversas iniciativas no seu país há mais de sete anos, para além de terem fundado a sua própria organização, “Winshares”, que permite a partilha gratuita de fardas e manuais escolares usados para apoiar o acesso à educação e, ao mesmo tempo, reduzir o desperdício.

A Canon convidou recentemente Mishal e Mir, juntamente como muitos outros candidatos aos prémios GGA, para participar na Semana Global #Act4SDGs da ONU, publicando vídeos e fotografias sobre o trabalho que estão a desenvolver para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os vencedores do prémio receberão uma câmara DSLR Canon EOS 250D para os apoiar na continuação do seu ativismo por mudanças sustentáveis. Cada um dos restantes finalistas receberá uma impressora portátil Canon SELPHY Square QX10.

Para saber mais sobre os projetos finalistas e vencedores, consulte o website dos Global Good Awards.