"Neste momento, em Tallin, estamos seguros e o que é importante é que estejamos a ser úteis. E que as crianças de Zaporizhzhia se possam sentir afastadas da guerra, mesmo que seja apenas por algumas horas por semana."
Vera Pirogova é uma fotógrafa, cineasta e estudante estónia, sediada em Taline. Juntamente com a embaixadora da Canon Katya Mukhina, a Vera tem passado todo o seu tempo livre a bordo do navio de refugiados Isabelle, entretendo e ensinando as noções básicas da fotografia às crianças ucranianas.
O Isabelle, um ferry de 35 000 toneladas atracado em Tallin desde o início da guerra, foi convertido num abrigo temporário para muitos dos 65 000 ucranianos que fugiram para a Estónia nos últimos dois anos.
E apesar da maioria deles estar agora a viver em casas e a trabalhar em empregos no seu novo país, para alguns o percurso até chegar a um porto seguro está longe de terminar. O Isabelle tem sido esse porto para mais de mil pessoas em simultâneo. Metade são crianças.
Os números mencionados pelos meios de comunicação social variam. Alguns apontam para 2000 pessoas e outros para 1400. O que é certo, no entanto, é que o Isabelle está atracado no Porto de Tallin desde abril de 2022.
Antes da pandemia, costumava passar os seus dias a transportar pessoas e mercadorias entre o porto letão de Riga e Estocolmo. Mas quando a Rússia invadiu a Ucrânia e muitos milhares de refugiados fugiram para a Estónia, o ferry não retomou as suas funções.
Em vez disso, partiu para Tallin, que estava a ter dificuldades para lidar com o enorme número de chegadas a uma cidade relativamente pequena. Na altura, encontrar residências e empregos para tantas pessoas foi um enorme desafio e isso significou que esta invulgar aldeia flutuante se tornou num "lar" para muitas pessoas e para as suas crianças durante muitos meses.
"Pareceu-me importante apoiar estes jovens refugiados cara a cara, numa altura em que as suas vidas mudaram mais do que podemos imaginar."
Como resultado, locais que já foram salas, cantinas, restaurantes, casinos ou discotecas foram limpos e restaurados com o objetivo de dar resposta às necessidades dos novos residentes.
Uma pequena sala de conferências é agora uma sala de aula, onde algumas vezes por semana, Vera e Katya se juntam a mais de uma dúzia de crianças e jovens para partilharem, durante algumas horas, entretenimento e distração. Tudo isto com o apoio de organizações voluntárias como a KINOcourse e a OGOGO.
"Quando as crianças não estão na escola, estão sempre a brincar à volta do barco", explica Vera. "Portanto, acho que estão muito motivadas e desejam experimentar algo novo.
"Pareceu-me importante apoiar estes jovens refugiados cara a cara, numa altura em que as suas vidas mudaram mais do que podemos imaginar."
Os jovens aprenderam os princípios básicos da fotografia, mas o objetivo principal era trazer sorrisos aos rostos de jovens que passaram por tanto.
© mukhina katya
Enquanto estão no Isabelle, as crianças e os jovens estudam, através de aulas online ucranianas, ou frequentando diferentes escolas em Tallin. Portanto, nos tempos livres, "algo novo" é a oportunidade de experimentarem uma câmara Canon, de aprenderem a utilizá-la e de a levarem com eles enquanto exploram o ambiente que os rodeia.
"A ideia é encorajá-los a encontrar uma perspetiva sobre algo que lhes pareça muito familiar, mas que na verdade não é", diz Vera, expressando a importância de incentivar um sentido de investigação e de desafiar os alunos a examinar as suas circunstâncias de novas formas em cada aula.
"Temos tarefas muito simples: captar um reflexo, por exemplo", recorda. "Percebemos a quantidade de reflexos e locais interessantes que existem no navio.
"As crianças perceberam o quão diferente cada fotografia era e ficaram entusiasmadas. "Olha, encontrei isto!" Em seguida, sorriem porque encontraram alguma coisa que mais ninguém encontrou. É esse o verdadeiro objetivo da nossa iniciativa."
As fotografias dos estudantes oferecem uma rara perspetiva do dia a dia no Isabelle.
© mukhina katya
Isso abriu os olhos das professoras para o valor real e mais amplo do seu trabalho.
"Percebemos rapidamente que, apesar do nosso objetivo educativo inicial ser ensinar princípios básicos técnicos, de composição e de edição, há um papel muito mais amplo para ser desempenhado", afirma.
"Não estamos aqui só para aprender a utilizar uma câmara. Estamos aqui para pôr sorrisos nas caras de jovens que vivem com um tipo de convulsão que a maioria de nós nunca terá de sentir."
As turmas são uma mistura de idades, com os adolescentes mais velhos a serem muitas vezes acompanhados pelos seus irmãos mais novos, de dez ou onze anos.
Para as professoras, é uma oportunidade de explorar diferentes formas de apoiar os alunos e as suas famílias.
"Estou orgulhosa do nosso programa ter sido criado desta forma. Com os mais novos posso perguntar, "o que vês? Como te sentes? O que achas sobre este homem? Está zangado ou está feliz?", explica outra professora voluntária, Valentina Korabelnikova.
Não estamos aqui só para aprender a utilizar uma câmara. Estamos aqui para pôr sorrisos nas caras de jovens que vivem com um tipo de convulsão que a maioria de nós nunca terá de sentir."
"Mas fazemos perguntas mais complicadas aos mais velhos: "como se constrói esta imagem?". De qualquer forma, a equipa incentiva novas formas de ver e a capacidade de falar sobre si próprio e com pessoas através da linguagem visual."
E apesar de podermos nunca ficar a saber o impacto total que a guerra tem nestas crianças, as professoras sentem-se confortadas, porque sabem que o trabalho que estão a fazer está, sem dúvida, a ajudá-las, dando-lhes uma nova linguagem através da qual podem falar sobre o seu mundo, bem como uma distração da guerra que absorveu as suas vidas.
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