ARTIGO

Canon EOS-1D X Mark III: qualidade de imagem

Canon EOS-1D X Mark III
© Marina Cano – Embaixadora Canon

Boa iluminação, má iluminação, praticamente sem iluminação... Quaisquer que sejam as condições, a Canon EOS-1D X Mark III proporciona uma qualidade de imagem soberba. Desde a profundidade dos detalhes das sombras à precisão da cor, pode ter a certeza de que obtém imagens extraordinárias.

Sensor CMOS de 20,1 megapixels personalizado

A Canon EOS-1D X Mark III utiliza a nossa tecnologia de imagem CMOS avançada de última geração. O sensor Full-Frame com design personalizado possui uma resolução de 20,1 megapixels, proporcionando o equilíbrio ideal entre qualidade de imagem, desempenho e velocidade do fluxo de trabalho.

Canon EOS-1D X Mark III

Em comparação com as suas antecessoras, a Canon EOS-1D X Mark III oferece uma maior gama dinâmica, uma redução de ruído mais avançada em todas as sensibilidades ISO e uma leitura mais rápida dos dados de imagem. A sensibilidade ISO nativa varia agora entre ISO 100 e ISO 102400 e é expansível até uma impressionante sensibilidade ISO 50-819200, definindo novos padrões de desempenho em condições de pouca luz.

A Canon EOS-1D X Mark III também inclui um filtro "low-pass" de Gauss (LPF), que reduz o efeito Moiré de forma mais eficaz do que os designs LPF standard, ao mesmo tempo que proporciona uma imagem mais nítida e detalhada.

Processador de imagem DIGIC X

A Canon EOS-1D X Mark III inclui um processador DIGIC X único, que oferece novos níveis de desempenho a fotógrafos que não aceitam concessões. Também define novos padrões em termos de eficiência energética. Na verdade, a duração da bateria representa mais do dobro da duração da EOS-1D X Mark II.*

Pode fotografar a 20 fps no modo Visualização direta e a 16 fps com o visor ótico da Canon EOS-1D X Mark III, ambos acompanhados por AF e AE contínuos e uma memória intermédia de mais de 1000 imagens captadas. Mas o DIGIC X é mais do que apenas velocidade.

O DIGIC X também permite níveis de ruído mais baixos em todas as sensibilidades ISO, nitidez melhorada com um novo ajuste de nitidez e gama dinâmica adicional, graças a um Otimizador de iluminação automático (ALO) melhorado e à tecnologia Prioridade às altas-luzes+.

Canon EOS-1D X Mark III

O DIGIC X é também o cérebro por trás da AF de aprendizagem profunda da Canon EOS-1D X Mark III e, além disso, fomenta as capacidades do Otimizador de objetiva digital integrado na câmara. Este processamento de imagem resolve quaisquer problemas óticos que não possam ser corrigidos unicamente através do design da objetiva, como aberrações e difração. Uma vez que o Otimizador de objetiva digital não abranda a Canon EOS-1D X Mark III, pode agora ser utilizado por fotógrafos jornalistas, de desporto e da vida selvagem que fotografam a alta velocidade.

Uma variedade de formatos de ficheiros

A Canon EOS-1D X Mark III oferece-lhe uma grande variedade de opções em termos de formatos de ficheiro de imagem, para que possa escolher o que melhor se adequa ao trabalho em questão.

Ficheiros Raw CR3

Agora, o formato de ficheiros Raw CR3 está disponível na série EOS-1D.

  • Pode ser utilizado sem compressão, maximizando a qualidade da imagem com uma ampla gama dinâmica e 16 384 gradações por canal de cor. Ideal quando as imagens são submetidas a processamento intenso na pós-produção.
  • Ou como ficheiro comprimido, poupando até 40% do tamanho do ficheiro com uma redução da qualidade de imagem quase impercetível diretamente a partir da câmara.

Os ficheiros Raw CR3 são totalmente compatíveis com o nosso software Digital Photo Professional, fornecido gratuitamente com a Canon EOS-1D X Mark III, e com os principais programadores de software de terceiros, como Adobe e Apple.

Ficheiros JPEG e HEIF

Quando precisa de transmitir as suas imagens rapidamente, não existe alternativa aos ficheiros JPEG – ou não existia. A Canon EOS-1D X Mark III também lhe permite gravar ficheiros HEIF (formato de imagem de elevada eficiência), que se baseiam no codec de vídeo HVEC.

Os ficheiros HEIF proporcionam uma qualidade de imagem melhorada em comparação com ficheiros JPEG, mas com aproximadamente o mesmo tamanho de ficheiro. O formato permite cores de 10 bits para uma gama mais dinâmica, permitindo captar imagens HDR PQ.

A compatibilidade dos ficheiros HEIF está sempre a crescer, mas estes ficheiros também podem ser processados na câmara para produzir ficheiros JPEG standard.

Medição de exposição extremamente precisa

Um sensor de medição RGB+IR de 400 000 pixels dedicado eleva a precisão da exposição a um novo patamar, com 400 000 pixels agrupados em 216 zonas de medição. Quando utiliza o visor ótico da câmara, a luminosidade é avaliada em cada zona e a exposição é calculada com uma precisão sem par.

Trata-se de um sensor de exposição que vê como se estivesse a usar os seus olhos – a cores. Consegue detetar rostos e outros objetos e ajuda o sistema AF da câmara a mantê-los com uma focagem nítida à medida que se deslocam no enquadramento.

Canon EOS-1D X Mark III

O sensor deteta infravermelhos e luz visível, o que o ajuda a reconhecer motivos altamente refletores de infravermelhos e a compensá-los no cálculo da exposição. A sensibilidade a infravermelhos também ajuda a evitar erros de focagem automática em situações de luz mista, e melhora a precisão das tecnologias Balanço de brancos automático, Estilo de imagem automático, Otimizador de iluminação automático e Deteção de intermitência.

Canon EOS-1D X Mark III
© Marina Cano

Equilíbrio E-TTL

O sensor de medição RGB+IR de 400 000 pixels da Canon EOS-1D X Mark III também permite uma medição precisa da exposição do flash, e foi adicionada uma nova opção de equilíbrio E-TTL para dar aos fotógrafos um maior controlo sobre a forma como o flash e a luz ambiente são combinados.

O rácio de iluminação pode ser alternado entre Prioridade de ambiente (onde a luz natural é a fonte de luz dominante e o flash é a luz de enchimento) e Prioridade de flash (onde as funções são invertidas). Está também disponível um modo standard, no qual o flash e a luz ambiente obtêm um peso equivalente, como acontece nas câmaras EOS existentes.


< Voltar à descrição geral da Canon EOS-1D X Mark III

Artigos relacionados